Avaliação de desempenho de líderes: o que avaliar em um chefe?

Tempo de leitura: 2 minutos

A avaliação de desempenho se torna um instrumento cada vez mais crucial para a estratégia de empresas de grande porte. Lançando mão dela, o departamento de Recursos Humanos consegue antecipar demandas e definir áreas e situações que merecem atenção especial para que a organização atinja altos níveis de produtividade e sucesso.

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E não somente os subordinados de uma empresa devem passar por uma avaliação de desempenho bem orquestrada: os líderes também. Afinal, monitorar e avaliar os profissionais que ocupam cargos gerenciais é tão crítico para os rumos de uma corporação quanto fazer o mesmo com colaboradores em níveis inferiores na hierarquia.

Tendo isso em vista, acompanhe a seguir alguns dos pontos imprescindíveis em um questionário de avaliação de desempenho para gestores:

  • Identificação de problemas: O líder em questão sabe identificar e priorizar os problemas que atingem a sua equipe?
  • Tomada de decisões importantes: O gestor tem a capacidade de tomar e reavaliar decisões importantes e de situações de urgência?
  • Visão de cenário: Ele é capaz de avaliar os problemas sob diferentes perspectivas?
  • Honestidade e integridade: A ética e o cumprimento de compromissos e acordos fazem parte da atuação deste gesto
  • Transparência e comunicação: Seus valores e posições em relação às questões corporativas de relevância são claros para a empresa e suas equipes subordinadas?
  • Administração de conflitos: O líder tem a capacidade de identificar e resolver conflitos em seus times?
  • Atuação e autodesenvolvimento: Qual o padrão de trabalho adotado pelo gestor e quais os níveis de sabedoria, atualização e experiência desse líder?
  • Capacidade de adaptação: O gestor age com flexibilidade e consegue se adaptar bem às mudanças propostas?
  • Construção de relacionamentos: A construção de alianças de relacionamento com clientes e parceiros é algo presente na atuação desse gestor?
  • Colaboração e trabalho em equipe: Ele é capaz de trabalhar em equipe e ouvir opiniões e conselhos para resolver problemas empresariais?
  • Capacidade de treinamento: O gestor tem a capacidade de passar adiante o seu conhecimento e treinar novos profissionais?
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2 Comentários


  1. Obrigado, Jhonatan!
    Ficamos contentes que nosso conteúdo tenha sido útil 🙂
    Um abraço


  2. Nossa! Essa planilha é maravilhosa, muito obrigado!

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