Saiba como ser um bom líder de equipe – Parte II

Marcelo Furtado
Liderança
  2 min. de leitura

Saiba quais são os oito fatores que se traduzem nas características de um líder de sucesso nos dias de hoje

lider-sucesso-dias-atuais.02 5

Conforme começamos a expor na Parte I deste artigo contar com as características de um líder de sucesso é algo fundamental para que as empresas que atuam no mercado de trabalho de hoje possam evoluir e crescer.

Responsáveis pelo comando de grandes ou pequenas equipes, os gestores devem ter atitude e firmeza na hora de trabalhar e, para que isso seja atingido, é necessário saber quais são as mais importantes características de um líder de sucesso. Confira, a seguir, a última parte das dez atitudes que devem, invariavelmente, estar presentes na atuação de um bom gestor:

  1. Desafiar funcionários e colaboradores
    Subordinados entediados e desmotivados não produzem bons trabalhos e nem impulsionam áreas em direção ao sucesso; e cabe ao líder desafiá-los, promovendo o aumento de interesse e até de satisfação profissional em função de tarefas bem realizadas.
  2. Dar bons exemplos
    De nada adianta cobrar de seus colaboradores atitudes que você mesmo não tenha. Portanto, o famoso “dar o exemplo” é mais um item desta lista, e um que pode influenciar muito o sucesso de uma empresa – fazendo com que subordinados se espelhem em um gestor de atuação impecável.
  3. Reconhecer e recompensar o bom desempenho
    Reconhecer o trabalho bem feito de seus subordinados é fundamental para motivar funcionários e até equipes inteiras.
  4. Dar feedback
    O feedback é outro ponto fundamental para a motivação e o sucesso de equipes – que podem se sentir reconhecidas por tarefas realizadas com maestria ou aprimorar e tentar melhorar capacidades que ainda não são tão bem desenvolvidas.
  5. Fazer uso dos talentos específicos de colaboradores
    Conhecer o perfil dos subordinados é essencial para qualquer líder, permitindo que ele identifique os melhores talentos para a execução de determinadas tarefas e funções que merecem grande atenção.

Imagem: reprodução

New call-to-action

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!