Aumento da produtividade: Principais formas de alcançar

Tempo de leitura: 4 minutos

O aumento da produtividade é o grande desejo de gestores dos mais diferentes segmentos e atuação, uma vez que a coordenação exemplar de equipes de colaboradores produtivos e motivados é um dos grandes objetivos de executivos que ocupam cargos de liderança em uma empresa.

Por conta disso, o mercado está constantemente em busca de guias e dicas sobre promoção de aumento de produtividade dentro de ambientes de trabalho, sem que os funcionários se sintam pressionados ou estressados, trazendo assim, resultados cada vez melhores.

Quer saber se os benefícios oferecidos pela sua empresa são eficientes do ponto de vista motivacional, sendo capazes de promover produtividade? Baixe a PLANILHA GRATUITA e realize a avaliação de benefícios!

Produtividade interfere no crescimento do país 

A pouca produtividade dos brasileiros já foi identificada por especialistas,como um inimigo do crescimento do país. Tendo isso em mente, empresas buscam, através de diferentes medidas solucionar essa questão, visando promover o aumento de produtividade de funcionários.

Um estudo realizado pelo Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – publicado no jornal Folha de São Paulo – mostrou que  a estagnação da produtividade no País já é algo concreto desde o final da década de 70, exigindo uma atitude por parte das grandes empresas brasileiras para contornar a situação e, consequentemente, promover aumento da produtividade.

Formas de induzir o aumento da produtividade 

Neste cenário de pouco avanço, empresas  apostam em diferentes medidas capazes de aumentar a produtividade, buscando opções propostas, inclusive, por seus próprios colaboradores, como concursos para a descoberta de medidas capazes de aumentar a produção de maneira individual e coletiva.

Além disso, o investimento em softwares e tecnologias que possam otimizar o tempo de profissionais é uma das saídas cada vez mais usada por corporações, assim como o incentivo para estudos e cursos de aprimoramento; que podem, influenciar o nível de produção, aumentar o reconhecimento e consequentemente aumentar a receita das empresas.

Outras maneiras de induzir o aumento da produtividade são:

  • Apostar na organização;
  • Olhar para o individual;
  • Incentivar o lazer;
  • Promover inspiração.

Apostar na organização 

A organização é fundamental. Colaboradores devem saber quais são suas tarefas e o que se espera deles e é dever do gestor auxiliar e organizar o trabalho da equipe que está sob seu comando.

Olhar para o individual 

Um bom líder precisa levar em conta a vida pessoal de um funcionário em diversos momentos, sendo preciso estar ligado nas ocorrências que podem afetar o desempenho de colaboradores para encontrar formas de motivá-lo e mantê-lo confortável e produtivo no ambiente corporativo durante a resolução de questões pessoais. 

Incentivar o lazer

Um dos itens mais buscados por trabalhadores da atualidade é o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Isso pode ser feito através de horários flexíveis, possibilidade de trabalho remoto ou pacotes de benefícios diferenciados

O equilíbrio entre vida pessoal e profissional é um dos itens mais buscados pelo trabalhador da atualidade, e incentivar o lazer dos funcionários – seja por meio de horários mais flexíveis ou do acesso a pacotes de benefícios diferenciados – é essencial.

Promover inspiração 

Além de organizar, o gestor deve também inspirar seus subordinados, através de atitudes positivas e motivacionais. Ser educado, gentil, cordial, solícito, são formas de inspirar, motivar e trazer a produtividade de volta.

10 Atitudes pessoais colaboram para aumento da produtividade 

Funcionários precisam ter em mente que embora as empresas possam e devam trabalhar na questão da motivação para aumento de produtividade, tomar atitudes também colaboram para maior produção. 

As 10 principais atitudes pessoais capazes de aumentar a produtividade são:

1.Resolva sempre urgências primeiro

2.Anote boas ideias que tiver e não puder realizar no momento

3.Ignore o que não é fundamental

4.Alimente-se de maneira saudável

5.Tenha uma agenda definida

6.Evite reuniões para decidir questões pouco importantes

7.Faça pausas quando for necessário

8.Tenha a capacidade de tomar decisões importantes

9.Evite responder muitos e-mails em um curto período de tempo

10.Não responda mensagens se não souber do que se trata

Considerar todas essas questões aqui, são de grande importância, porém se existe um fator de grande importância para motivação e produtividade, esse fator é o financeiro. Todo e qualquer colaborador ao ser questionado sobre um fator decisivo para fator motivacional irá responder: Salário. 

Um dos principais pilares do aumento motivacional para produtividade passa pelo salário, que normalmente, precisa ser mais alto do que a média. entretanto, mesmo sabendo que a produtividade atrasa os avanços do país, muitas empresas ainda optam por pagar valores menores e contar com força produtiva igualmente reduzida, contribuindo para esse cenário de estagnação do mercado.

beneficios_corporativos_mercado_brasileiro

 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.