Como se apresentar no primeiro dia do emprego novo?

Marcelo Furtado
Treinamento e Desenvolvimento
  3 min. de leitura

Confira os 10 mandamentos da boa impressão no trabalho novo e estreie em grande estilo

 

Depois de passar por entrevistas e diversos processos de seleção, quem garante uma vaga dentro de uma empresa ainda precisa lidar com a ansiedade da estreia no trabalho novo. Sempre em busca de causar uma boa primeira impressão, muitos profissionais acabam sendo mal compreendidos por se esforçar demais (ou de menos), passando uma imagem absolutamente contrária à desejada. Com isso em mente, a Associação Brasileira de Recursos Humanos elaborou uma lista com os 10 passos principais a seguir para fazer uma estreia em grande estilo, causando uma boa impressão desde o primeiro dia no trabalho novo. Confira:

  • Saiba onde está Busque dados sobre o seu novo ambiente de trabalho antes de seu primeiro dia. Saber informações básicas sobre cultura corporativa, dress code, valores e missões é de extrema importância neste momento.
  • Seja pontual Não cogite a possibilidade de chegar atrasado no seu primeiro dia de trabalho. Deixe de lado desculpas como o trânsito intenso e a falha do despertador: elas não são bem-vindas.
  • Fique atento A observação é palavra-chave para acelerar o processo de adaptação em qualquer nova empreitada, portanto, acompanhe tudo o que se passa a sua volta com atenção.
  • Tenha calma Não chegue em seu novo emprego com muita sede ao pote ou propondo grandes revoluções. Você ainda não está ambientado, e pode acabar pisando no pé de quem não deve.
  • Seja interessado Se esforçe para prestar atenção em tudo o que é dito nesse primeiro momento, mesmo que esteja entediado. As informações passadas nessa hora podem ser de grande valor no futuro, e você deve mostrar humildade.
  • Evite comparações Comparar seu novo trabalho com o antigo ou reclamar de empregos passados é uma péssima ideia
  • Controle sua expectativa Alinhe sua expectativa com a descrição do seu novo cargo e tenha claro o que você pode esperar dele
  • Investigue Não tenha medo de fazer perguntas para esclareer suas dúvidas, mas evite querer saber tudo de uma vez. Ninguém deve ser obrigado a deixar de trabalhar para lhe dar uma aula sobre a empresa.
  • Foque na empresa Evite falar sobre sua vida pessoal nesse primeiro momento. Responda se for perguntado, mas evite expor detalhes da sua intimidade
  • Tenha confiança Não subestime seu potencial e mostre confiança. Você foi contratado por um motivo, e deve mostrar que foi escolhido por ter compêtencia e ser capaz de executar o que lhe for pedido.
Imagem: reprodução

 

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!