Microlearning: estratégia para transformar a educação corporativa

Marcelo Furtado
Treinamento e Desenvolvimento
  12 min. de leitura

Mais que investir no desenvolvimento dos colaboradores, o RH tem a missão de manter seu engajamento e de promover conteúdos alinhados às suas demandas pontuais de qualificação. Por isso, o microlearning é uma tendência crescente de educação corporativa.

Na era digital, manter a atenção das pessoas e gerar aprendizados relevantes em meio a um volume imenso de informações muitas vezes é uma tarefa desafiadora.

Ao mesmo tempo, cabe às empresas atualizar seus métodos de qualificação conforme o avanço da tecnologia, mantendo a viabilidade financeira das estratégias e otimizando sua eficiência de maneira contínua.

Mas afinal, como essas demandas são atendidas pelo microlearning, o que é proposto por este método e como implementá-lo de forma bem-sucedida? Confira todos os detalhes a seguir. 😉

O que é microlearning? 

Microlearning é uma palavra em inglês que pode ser traduzida como “microaprendizado”. Como o nome sugere, sua proposta é fornecer conhecimento por meio de conteúdos breves. Portanto, trata-se de uma modalidade de ensino mais objetiva. 

Além de garantir agilidade no desenvolvimento dos colaboradores, ela facilita o acesso à informação, sendo focada nos domínios e habilidades específicas que cada talento precisa aprimorar no momento.

Ele permite a formação e o aprimoramento das competências por meio de práticas e lições pontuais, que normalmente duram minutos.

Independente do formato do conteúdo, ele deve oferecer lições individuais. Além disso, sua linguagem precisa ser simples, compreensível e sempre direcionada para um objetivo pontual, no qual o colaborador obterá rapidamente o aprendizado que necessita.

Nova call to action

Por que esse conceito tem se tornado uma tendência? 

Ao entender o que é microlearning, é fácil perceber que sua crescente popularidade se deve à adaptação ao estilo de aprendizado contemporâneo.

Basta olhar ao seu redor para notar que o tempo e a disponibilidade das pessoas estão cada dia mais escassos. Na atual era da informação, o trabalho se tornou mais dinâmico, a comunicação instantânea e as fontes de informação mais imediatas e frenéticas.

Enquanto os profissionais têm acesso a novidades e conteúdos em meio a um mar de notificações, sua necessidade de atualizar-se e de adequar-se aos avanços que permeiam o mercado cresce a todo momento.

Se, por um lado, esse processo garante amplo acesso à informação, por outro, é cada vez mais difícil ganhar a atenção das pessoas e fazê-las focar naquilo que realmente importa para sua capacitação.

Diante disso, muitas práticas tradicionais de treinamento já não conseguem dar conta da velocidade, do engajamento e da própria especificidade necessária para os colaboradores adquirirem novas habilidades e conhecimentos.

O microlearning visa atender justamente essa demanda, conciliando a eficiência e a relevância da aprendizagem ao foco, relevância e velocidade exigidas pelos profissionais ao consumirem conteúdo. 

Como funciona dentro da empresa? 

Nas empresas, o microlearning faz parte das estratégias de treinamento e desenvolvimento aplicadas pelo RH.

Como qualquer ação de qualificação, sua aplicação parte do entendimento sobre as habilidades ou conhecimentos específicos que cada colaborador precisa desenvolver. Com base nas necessidades identificadas, são criados módulos de aprendizado curtos e específicos.

A tecnologia ocupa um papel central na sua implementação. Visando a agilidade, engajamento e flexibilidade necessárias para atingir os objetivos do método, os módulos são disponibilizados em formatos digitais. Eles podem incluir:

  • Vídeos: oferecem uma absorção mais dinâmica e direta do conteúdo, mantendo sua atratividade para os profissionais e a eficácia na transmissão das informações;
  • Infográficos: misturando textos e recursos visuais, esse formato permite transmitir os conhecimentos de forma mais rápida e intuitiva;
  • Podcasts: cada vez mais populares, os podcasts possuem estrutura em formato de áudio para poderem ser consumidos durante as atividades diárias;
  • Gamificação: jogos simples e interativos permitem uma aprendizagem mais lúdica, desafiadora e intuitiva.

Esses e outros exemplos demonstram como o microlearning pode ser aplicado para dinamizar o desenvolvimento dos colaboradores.

Independentemente do formato adotado, o ideal é que a equipe tenha acesso a esses recursos de treinamento a qualquer momento e em qualquer lugar, usando dispositivos móveis, computadores ou tablets.

Além disso, a aprendizagem deve ser autodirigida e contínua. Ou seja, os profissionais devem poder escolher quando e como acessar o material e receber novos módulos atualizados enquanto suas necessidades de treinamento evoluem.

Vale ressaltar que o microlearning está inserido dentro da estratégia geral de desenvolvimento do RH. Ou seja, ele é apenas mais um recurso a ser usado. Quando as circunstâncias exigirem qualificações mais completas, não abra mão delas. 

Quais são as principais vantagens do microlearning?

Após conferir como o microlearning pode auxiliar no desenvolvimento de equipes, fica claro como essa estratégia é vantajosa, não é mesmo? Abaixo, elencamos os principais benefícios que ela proporciona, tanto para a empresa, quanto para os colaboradores. Confira: 

Vantagens para a empresa

  • Elaboração mais rápida de conteúdo: enquanto a produção de um curso tradicional pode levar meses, o conteúdo fica pronto em poucos dias para atender às necessidades imediatas da organização;
  • Maior viabilidade financeira: graças à produção mais ágil, eficiente e assertiva do conteúdo, o microlearning se torna mais barato e oferece uma melhor relação de custo-benefício;
  • Otimização de tempo: devido à agilidade na aprendizagem, ele não compromete prazos e entregas. Afinal, os colaboradores não precisam ser liberados por muito tempo para realizar longos treinamentos;
  • Atualização simples e contínua: as informações podem ser facilmente atualizadas ou até mesmo retiradas sem isso afetar todo o conteúdo, ao contrário dos cursos tradicionais que ficam desatualizados e muitas vezes exigem atualização completa;
  • Maior direcionamento: por serem mais rápidos e baratos, os módulos podem ser elaborados e direcionados rapidamente para os colaboradores que precisam desenvolver uma competência específica;
  • Maior engajamento da equipe: módulos curtos e envolventes mantém a equipe mais estimulada em aprender. Isso favorece seu engajamento e melhora o desempenho geral dos processos de treinamento e desenvolvimento.

Benefícios para os profissionais

  • Capacitação ágil: os colaboradores conseguem desenvolver suas habilidades de forma rápida e direcionada. Assim, eles conseguem se tornar profissionais mais completos e relevantes para a organização sem perder tempo e produtividade para isso;
  • Acesso fácil à informação: os profissionais garantem um aprendizado mais intuitivo e pontual. Eles podem obter os conhecimentos ou até tirar as dúvidas que precisam sem recorrer a conteúdos aprofundados;
  • Flexibilidade: o colaborador pode acessar os módulos onde e como quiser, no momento que for mais conveniente. Ele também pode escolher seu dispositivo de preferência e optar pelos formatos mais atraentes para cada conteúdo;
  • Dinamismo: por conta dos diferentes formatos disponíveis, a aprendizagem se torna mais fluída, dinâmica, intuitiva e até mesmo prazerosa;
  • Melhor assimilação: com conteúdos intuitivos e focados exatamente na competência que o profissional deve aprimorar, o microlearning otimiza a assimilação do conteúdo e o desenvolvimento profissional;
  • Aprendizagem contínua e personalizada: por conta das atualizações regulares dos módulos, os profissionais conseguem potencializar suas habilidades de forma contínua, escolhendo os conteúdos mais relevantes para suas necessidades individuais.

Como implementar essa técnica nas empresas? 

Sabendo das inúmeras vantagens oferecidas pelo microaprendizado, você deve estar se perguntando como aplicar essa estratégia na sua empresa. Isso depende de algumas etapas a serem seguidas pelo RH durante a elaboração dos programas de desenvolvimento. São elas:

Defina objetivos claros

Essa etapa é a base de qualquer estratégia de treinamento. Os objetivos devem ser cuidadosamente definidos para atender às necessidades específicas dos colaboradores e da organização. 

Portanto, mapeie as competências da sua equipe, trace suas necessidades de aprimoramento e estipule objetivos que sejam claros, mensuráveis e alinhados com os objetivos do negócio.

Planeje os temas

O passo seguinte é planejar os temas dos conteúdos. Evidentemente, eles devem estar alinhados aos objetivos identificados na etapa anterior e às necessidades de desenvolvimento dos colaboradores. 

Priorize os temas com potencial de beneficiar o desempenho e as habilidades da equipe. Por exemplo, se o objetivo é melhorar o atendimento, eles podem incluir:

  • Habilidades de comunicação eficaz;
  • Resolução de problemas;
  • Entre outros semelhantes.

Fracione o conteúdo

Após estabelecer os temas, o conteúdo deve ser fragmentado em partes menores. Isso é essencial para garantir que as informações sejam objetivas e facilmente absorvidas pelos profissionais. 

A estrutura de cada módulo deve ser linear e sequencial, conforme os temas propostos. Desse modo, os colaboradores irão progredir de maneira lógica de um conceito para o próximo.

Defina os formatos

Lembre-se que o microlearning oferece flexibilidade em relação aos formatos de conteúdo. Ao defini-los, tente os alinhar aos objetivos a serem atendidos pelos treinamentos e até mesmo às preferências da equipe. 

Por exemplo, se o objetivo é ensinar uma habilidade prática, um vídeo demonstrativo pode ser eficaz. Para conceitos teóricos, infográficos ou textos breves funcionam melhor. Já a gamificação pode ser usada para tornar o aprendizado mais lúdico e envolvente.

Forneça recursos adicionais

Além dos módulos curtos, uma dica é fornecer links para conteúdos externos ou recursos adicionais elaborados pelo próprio RH. Eles podem incluir artigos, vídeos mais longos e até mesmo cursos mais detalhados. 

Assim, os colaboradores têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos caso desejem, indo além dos conceitos básicos apresentados pela empresa e garantindo um entendimento mais completo sobre seus temas de interesse.

Utilize boas ferramentas

Ao investir em um bom sistema de RH com módulo de universidade corporativa, você garante diversos recursos para otimizar o microlearning. Ele permite sequenciar temas em diferentes formatos de conteúdo, oferecer exercícios práticos, maior interatividade e mensurar resultados. 

Isso facilita a disponibilização do conteúdo e o acompanhamento dos colaboradores ao longo de sua jornada de aprendizado, garantindo que os objetivos sejam atendidos e permitindo ajustes conforme necessário.

Mensure os resultados

Medir os resultados é essencial para avaliar seu sucesso e os impactos gerados na equipe. Inclusive, isso também pode ser feito por meio de um bom sistema de RH, que oferece diversos indicadores relacionados ao treinamento e desenvolvimento.

Além disso, é importante coletar feedbacks junto aos colaboradores. Isso permite entender como o treinamento afeta seu desempenho e identificar áreas de melhoria. Dessa forma, você consegue verificar se os objetivos estão sendo atendidos ou se há pontos que precisam de atenção.

Promova melhorias contínuas

Com base nos indicadores e nos feedbacks coletados, é fundamental implementar melhorias contínuas. Afinal, só elas permitem otimizar as ações de qualificação e, consequentemente, o desenvolvimento da equipe.

Envolve, aqui, ajustar os conteúdos, formatos e estratégias de treinamento constantemente. O foco é garantir que o microaprendizado continue a atender aos objetivos da empresa e às necessidades dos colaboradores que estão em constante evolução.

Conclusão

Neste artigo, você pode entender melhor o conceito de microaprendizado, vantagens e melhores práticas de implementação no RH.

Com essas informações, você certamente poderá aproveitar ao máximo os benefícios desse modelo de qualificação profissional, capaz de proporcionar benefícios significativos para a sua empresa e seus colaboradores.

Esse é o primeiro passo para potencializar talentos de forma ainda mais eficaz, garantindo uma abordagem ágil, personalizada e alinhada aos novos paradigmas de um mercado cada vez mais digital. 

Aproveitamos para te convidar a conhecer a Convenia Academy, uma escola digital para RH e Departamento Pessoal. São diversos cursos com módulos dinâmicos, materiais de apoio e exercícios práticos para destravar as habilidades da gestão de pessoas.

Antes de colocar esses conhecimentos em prática, aproveite para tirar suas últimas dúvidas. Abaixo, elencamos os questionamentos mais comuns sobre o tema deste artigo.

Perguntas Frequentes

Qual a duração ideal dos módulos de microlearning?

A duração dos módulos varia conforme o formato e os objetivos do conteúdo. Em geral, seu tempo é de poucos minutos, mantendo a aprendizagem curta e focada. Contudo, o recomendado é personalizá-lo de acordo com os objetivos de cada material. 

Qual é a relação entre microlearning e aprendizado móvel?

Ele está intimamente relacionado ao aprendizado móvel. Afinal, os módulos são, na maioria dos casos, acessados em dispositivos digitais, permitindo um aprendizado flexível em qualquer lugar.

Posso usar microlearning para treinar habilidades práticas complexas?

Em alguns casos, é possível usar para treinar habilidades práticas complexas. Para isso, os módulos devem ser estruturados de forma lógica e progressiva, dividindo o aprendizado em partes menores e mais gerenciáveis.

Planner RH e DP 2024

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!