A avaliação de desempenho é uma tarefa delicada, mas absolutamente importante para que o setor de recursos humanos possa traças suas estratégias da melhor maneira. Na grande maioria das vezes, gera medo e tensão em funcionários. Esse estudo é extremamente relevante para que uma corporação possa se planejar e ultrapassar novas fronteiras.
Confira, a seguir, uma lista com alguns itens essenciais para realizar uma avaliação de desempenho de maneira eficiente – podendo colher os dados necessários para impulsionar sua empresa ao caminho do sucesso e do destaque:
- Defina a metodologia: as metodologias são muitas, e é trabalho do setor de recursos humanos escolher a que mais se adapta à empresa e que trará a maior quantidade de informações relevantes para planejamentos futuros.
- Estabeleça os objetivos da avaliação de forma clara: é preciso saber que tipo de informação se deseja obter na avaliação, bem como o que poderá ser feito com estes dados para melhorar as estratégias da companhia.
- Mantenha a comunicação clara durante todo o processo: todos os níveis hierárquicos devem estar bem informados sobre o processo, evitando dúvidas e temores desnecessários.
- Prepare os gestores responsáveis pela avaliação: os profissionais que conduzirem o processo devem estar bem preparados para poder colher os dados desejados.
- Mantenha os avaliados calmos e livres de medo do processo: explique as vantagens que a avaliação pode gerar aos funcionários e enfatize o quanto esse tipo de estudo representa uma oportunidade de crescimento para os contratados da empresa.
- Dê abertura aos avaliados: os participantes do processo devem ter a oportunidade de expor suas opiniões durante o processo. Isso pode dar informações valiosas sobre o pensamento dos subordinados e permitir a elaboração de planos de melhorias.
- Conte com a ajuda do RH: o setor de recursos humanos deve estar envolvido em todo o processo da avaliação de desempenho, guiando e oferecendo suporte tanto para os responsáveis pela avaliação quanto para os avaliados.
Antes de aplicar a avaliação, é importante também que você saiba como tornar o processo mais agradável para os funcionários, deixando-os seguros do processo e confortáveis o suficiente para fornecer respostas sinceras, condizentes com a realidade enfrentada. Você não pode esquecer de:
- Prezar pelo anonimato: Muitos colaboradores – e até mesmo gestores – podem deixar de responder questões, ou mesmo diminuir a relevância delas por medo de expor situações que não são boas para a sua imagem. Esse tipo de dado é justamente o tipo de informação que pode fazer toda a diferença na hora de desenvolver uma boa estratégia. Portanto, se o anonimato pode ajudar a empresa a descobrir mais sobre o que é necessário, a tática deve ser usada.
- Abrir espaço para sugestões: Permita que os participantes da avaliação possam expor melhor seus pensamentos, visões e sugestões de melhorias para a empresa, abrindo espaço para que respostas mais elaboradas e fora da estrutura tradicional sejam apresentadas.
- Ser menos formal: A linguagem da avaliação de desempenho deve evitar exageros de formalidade. A adoção de um tom mais leve e descontraído pode ajudar bastante a conseguir feedbacks mais sinceros e válidos.
A sua empresa costuma fazer avaliações de desempenho dos funcionários? Sabia que existem outros modelos estruturados de avaliação? Conheça a avaliação de desmpenho de treinamentos também 🙂