Como fazer um plano de comunicação empresarial perfeito em 8 passos

Marcelo Furtado
Liderança
  9 min. de leitura

O plano de comunicação empresarial é uma estratégia utilizada para estabelecer uma comunicação efetiva com o público-alvo, de forma a atingir os objetivos almejados. Entre as vantagens de construir o plano em uma organização, podemos citar a precisão da comunicação, pois as mensagens atingem o público com mais eficiência.

Um bom plano de comunicação consegue promover um diagnóstico da imagem da empresa, fazendo com que consumidores compreendam o conteúdo das ações e se engajem. Os objetivos finais são conquistar uma boa reputação, tornar a marca mais reconhecida e respeitada, melhorar os negócios e aumentar a competitividade, auxiliando no sucesso da empresa.

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Explicamos, neste post, como fazer um bom plano de comunicação empresarial, quais os elementos que você deve considerar, como executá-los e quais pontos deve acompanhar para ter certeza de seu sucesso. Veja os detalhes logo abaixo e tenha uma ótima leitura!

Como fazer um plano de comunicação empresarial?

Quer fazer um plano de comunicação empresarial eficiente? Então, veja aqui o passo a passo para aplicar de forma prática e simples.

1. Conheça a sua marca

Antes de iniciar o planejamento, mergulhe no conceito de identidade para entender melhor como a sua marca vai se posicionar. Explore o histórico da sua empresa, incluindo os pontos mais relevantes, desde a sua fundação. Liste todas as atividades realizadas pela organização, quantos colaboradores estão envolvidos e qual o segmento de atuação.

Identifique quais são os seus diferenciais em relação aos concorrentes e quais produtos ou serviços são especiais para a empresa. Consulte também a missão, os valores e a visão de negócio e entenda se a empresa tem claro o seu propósito. Tudo isso constitui a imagem sobre a marca, o que ela representa para os consumidores e quais emoções ela desperta.

Fazer essa retomada sobre a imagem é fundamental para criar ações alinhadas aos objetivos e propostas da empresa. A identidade visual deve seguir essa linha, envolvendo a logomarca, as cores e os símbolos, que precisam passar a mensagem que a marca quer transmitir ao seu público.

Como a empresa deve estar alinhada na comunicação como um todo, é interessante desenvolver um manual de comunicação. Nele, todas as estratégias de comunicação devem estar detalhadas: o estilo comunicacional, os objetivos de cada conteúdo e também o público que se deseja atingir.

2. Defina o propósito do plano

A primeira etapa do processo de elaboração de um plano de comunicação empresarial é a definição de metas. Pense nos objetivos e nos resultados que precisam ser alcançados em curto, médio e longo prazo.

Existem algumas ferramentas de gestão e de planejamento estratégico, como a matriz FOFA (também conhecida como análise SWOT), que auxiliam na tarefa de identificar forças, oportunidades, fraquezas e ameaças em relação à empresa.

O plano de comunicação deve ser baseado no resultado de uma avaliação inicial como a que sugerimos. Dessa forma, todas as ações deverão estar alinhadas ao diagnóstico de mercado e às estratégias da empresa, contribuindo para a conquista de resultados positivos.

Também é importante que o plano de comunicação empresarial esteja alinhado, não somente no sentido de transmitir a mensagem de forma organizada, mas também que ele faça sentido frente à missão, à visão e aos valores da empresa.

3. Analise cuidadosamente o mercado

Um plano de comunicação empresarial eficiente leva em consideração os valores internos, as ações já realizadas, o público-alvo do negócio e os objetivos da empresa. Mas também é interessante entender quais ações já são realizadas de forma bem sucedida por outras empresas do seu segmento.

É importante compreender quais tipos de estratégia comunicacional estão sendo utilizados pelas empresas. Também, quais formatos de conteúdo são mais eficientes junto ao público-alvo, além de descobrir quais as ações que têm maior aceitação de mercado.

Por fim, é recomendado utilizar essa análise para entender quais são os concorrentes, o tipo de estratégia de comunicação adotada por eles e para avaliar como é possível se destacar no segmento.

4. Planeje as ações estrategicamente

Seja o objetivo do plano atrair mais pessoas para a marca, seja gerar vendas ou fidelizar consumidores, é preciso ter uma estratégia. Sabendo o objetivo que a empresa deseja alcançar, é hora de definir o que fazer para atingir as metas. Faça um planejamento estratégico de ação envolvendo a definição dos recursos, os responsáveis pelas ações e os meios necessários para obter sucesso. Uma boa estratégia deve ter metas claras, realistas e mensuráveis.

Ao desenvolver o planejamento estratégico, é necessário entender quais os desafios a serem encarados pela empresa. Ainda, compreender os objetivos da comunicação e também quais as principais hipóteses de caminhos para o sucesso de sua aplicação na empresa.

Ele também deve contar com detalhamento de quais serão os canais utilizados, quais ferramentas serão usadas para automatizar e mensurar os resultados, quais serão os indicadores-chave a serem acompanhados, o orçamento destinado para cada ação e o seu prazo de execução.

5. Determine mensagens e conteúdos

Para planejar o conteúdo das ações, estabeleça o que a empresa deve divulgar para o público que deseja atingir. Entenda como as pessoas veem o seu negócio, como a sua marca pode impactar o emocional dos seus consumidores e como a mensagem deve refletir a identidade da marca.

Verifique qual conteúdo gera mais interação e engajamento. A partir disso, pense em que informações devem ficar evidentes para o público-alvo. A mensagem pode ser convidar o consumidor para testar um novo produto ou pode ser incentivar a persona a fazer uma recompra, por exemplo.

A linguagem também merece receber atenção. Estude se ela deve ser mais formal ou informal. Vale lembrar que ela pode variar, de acordo com o público a ser atingido e o canal de comunicação escolhido.

6. Mapeie os meios de comunicação

Além dos já tradicionais jornais e revistas, existem, atualmente, diversos meios de comunicação mais inovadores, como as redes sociais. A definição de qual veículo será utilizado envolve ter conhecimento do seu público-alvo.

Em primeiro lugar, é preciso descobrir quem a sua campanha almeja alcançar. Para isso, pense nas pessoas que consomem o seu produto ou serviço. Pesquise a faixa etária delas, o gênero, a renda, a classe social, entre outras características que você julgar importantes.

Ter clareza da persona é essencial para saber em que locais você pode encontrar essas pessoas e acertar o direcionamento da sua campanha. Faça pesquisas e defina quais meios serão utilizados para determinado grupo e o tipo de abordagem, de forma que a comunicação seja efetiva. Na maioria dos casos, é necessário utilizar mais de um canal de comunicação para transmitir as mensagens da empresa.

7. Crie um cronograma de execução

Um bom plano de comunicação empresarial deve ter um cronograma para transformar as estratégias em ação ao longo de determinado período. Ao traçar as ações, é fundamental definir etapas, prazos de entrega e duração das campanhas, pois, além de acompanhar se o plano segue como o esperado, é possível avaliar as etapas fazendo correções, se necessário.

O cronograma deve definir quais ações serão executadas, em quais momentos elas deverão ocorrer, qual será o foco e o objetivo de cada ação e também qual a mensagem que se deseja transmitir. Além disso, é interessante que o cronograma traga informações importantes, como forma de veiculação da peça comunicacional, estratégias de performance a serem utilizadas e métricas para avaliação de seus resultados.

8. Estabeleça indicadores de resultado

Os indicadores de resultado são utilizados para avaliar a efetividade do plano de ação. A análise permite identificar se as atividades do plano estão dentro do esperado e no tempo programado. Ao contrário do que muitos pensam, os indicadores não devem ser checados somente no final: eles devem ser avaliados frequentemente ao longo do processo, de forma que mudanças e melhorias possam ser implementadas.

Procure definir indicadores-chave de performance, como índice de erros e retrabalhos, satisfação do cliente, dados de acesso ao site, engajamento nas redes sociais, entre outros. Com indicadores definidos de forma clara e objetiva, será possível entender quais os pontos positivos do plano de comunicação empresarial e quais precisam ser revistos para ter um desempenho melhor.

Além disso, é possível utilizar os indicadores-chave para desenvolver estratégias que estejam alinhadas aos valores da empresa e que dialoguem com o público. Se um conteúdo não apresenta engajamento, por exemplo, é sinal de que o direcionamento pode ser melhorado.

O plano de comunicação empresarial norteia os seus passos e garante que os objetivos sejam alcançados. Ele diminui as chances de erros e imprevistos ao longo do processo, ao mesmo tempo em que garante que o público correto vai receber a mensagem. Ter esse planejamento representa menos gastos desnecessários e mais investimentos eficazes.

Além de tornar a comunicação melhor direcionada, ele faz com que os diversos departamentos da empresa se comuniquem de forma unificada. Isso não só garante que a comunicação seja feita de forma eficiente, mas também facilita o desenvolvimento das peças comunicacionais, que atingirão o público certo para o negócio.

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