Como fazer um plano de comunicação empresarial perfeito?

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O plano de comunicação empresarial é uma estratégia utilizada para estabelecer uma comunicação efetiva com o público-alvo de forma a atingir os objetivos almejados. Entre as vantagens de construir o plano em uma organização, podemos citar a precisão da comunicação, pois as mensagens atingem o público com mais precisão e eficiência.

Um bom plano de comunicação consegue promover um diagnóstico da imagem da empresa, fazendo com que consumidores compreendam o conteúdo das ações e se engajem. Os objetivos finais são conquistar uma boa reputação, tornar a marca mais reconhecida e respeitada, melhorar os negócios e aumentar a competitividade.

Sabendo da importância da comunicação para o sucesso de uma organização, preparamos este artigo com algumas dicas para você aprender a elaborar um plano de comunicação empresarial de sucesso. Confira!

Conheça a sua marca

Antes de iniciar o planejamento, mergulhe no conceito de identidade para entender melhor como a sua marca vai se posicionar. Explore o histórico da sua empresa incluindo os pontos mais relevantes desde a sua fundação. Liste todas as atividades realizadas pela organização, quantos colaboradores estão envolvidos e qual o segmento de atuação.

Identifique quais são os seus diferenciais em relação aos concorrentes e quais produtos ou serviços são especiais para a empresa. Consulte também a missão, os valores e a visão de negócio e entenda se a empresa tem claro o seu propósito. Tudo isso constitui a imagem sobre a marca, o que ela representa para os consumidores e quais emoções ela desperta.

Fazer essa retomada sobre a imagem é fundamental para criar ações alinhadas aos objetivos e propostas da empresa. A identidade visual deve seguir essa linha, o logo, as cores e os símbolos precisam passar a mensagem que a marca quer transmitir.

Defina o propósito do plano

A primeira etapa do processo de elaboração de um plano de comunicação empresarial é a definição de metas. Pense nos objetivos e resultados que precisam ser alcançados a curto, médio e longo prazo.

Existem algumas ferramentas de gestão e planejamento estratégico, como a matriz FOFA (também conhecida como análise SWAT), que auxiliam na tarefa de identificar forças, oportunidades, fraquezas e ameaças em relação à empresa.

O plano de comunicação deve ser baseado no resultado de uma avaliação inicial como a que sugerimos, pois todas as ações deverão estar alinhadas ao diagnóstico de mercado e às estratégias da empresa, contribuindo para a conquista de resultados positivos.

Planeje as ações estrategicamente

Seja o objetivo do plano atrair mais pessoas para a marca, gerar vendas ou fidelizar consumidores, é preciso ter uma estratégia. Sabendo o que a empresa deseja alcançar, é hora de definir o que fazer para atingir as metas. Faça um planejamento estratégico de ação envolvendo a definição dos recursos, os responsáveis pelas ações e os meios necessários para obter sucesso. Uma boa estratégia deve ter metas claras, realistas e mensuráveis.

O planejamento deve ser completo, com orçamento e cronograma, como veremos mais detalhadamente em outro tópico.

Determine mensagens e conteúdos

Para planejar o conteúdo das ações, estabeleça o que a empresa deve divulgar para o público que deseja atingir. Entenda como o público vê o seu negócio, como a sua marca pode impactar o emocional dos seus consumidores e como a mensagem deve refletir a identidade da marca.

Verifique qual conteúdo gera mais interação e engajamento. A partir disso, pense em quais informações devem ficar evidentes para o público-alvo. A mensagem pode ser convidar o consumidor para testar um novo produto ou pode ser incentivar a persona a fazer uma recompra, por exemplo.

A linguagem também merece receber atenção, estude se ela deve ser mais formal ou informal. Vale lembrar que ela pode variar de acordo com o público a ser atingido e o canal de comunicação escolhido.

Mapeie os meios de comunicação

Além dos já tradicionais jornais e revistas, existem atualmente diversos meios de comunicação mais inovadores, como as redes sociais. A definição de qual veículo será utilizado envolve ter conhecimento do seu público-alvo.

Em primeiro lugar, é preciso descobrir quem a sua campanha almeja alcançar. Para isso, pense nas pessoas que consomem o seu produto ou serviço. Pesquise a faixa etária delas, gênero, renda, classe social, entre outras delimitações que você julgar importantes.

Ter clareza da persona é essencial para saber em que locais você pode encontrar essas pessoas e acertar o direcionamento da sua campanha. Faça a pesquisa e defina quais meios serão utilizados para determinado grupo e o tipo de abordagem, de forma que a comunicação seja efetiva. Na maioria dos casos, é necessário utilizar mais de um canal de comunicação para transmitir as mensagens da empresa.

Crie um cronograma de execução

Um bom plano de comunicação empresarial deve ter um cronograma para transformar as estratégias em ação ao longo de determinado período. Ao traçar as ações, é fundamental definir etapas, prazos de entrega e a duração das campanhas, pois, além de acompanhar se o plano segue como o esperado, é possível avaliar as etapas fazendo correções, se necessário.

Estabeleça indicadores de resultado

Os indicadores de resultado são utilizados para avaliar a efetividade do plano de ação. A avaliação permite identificar se as atividades do plano estão dentro do esperado e no tempo programado. Ao contrário do que muitos pensam, os indicadores não devem ser checados somente no final, eles devem ser avaliados frequentemente ao longo do processo, de forma que mudanças e melhorias possam ser implementadas.

Procure definir indicadores-chave de performance, como o índice de erros e retrabalhos, satisfação do cliente, dados de acesso ao site, engajamento nas redes sociais, entre outros.

O plano de comunicação empresarial norteia os seus passos e garante que os objetivos sejam alcançados. Ele diminui as chances de erros e imprevistos ao longo do processo, ao mesmo tempo em que garante que o público correto vai receber a mensagem. Ter esse planejamento representa menos gastos desnecessários e mais investimentos eficazes. Não perca tempo e utilize já as nossas dicas!

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