Estabelecimento de metas: 5 passos para alcançá-lo

Estabelecimento de metas: 5 passos para alcançá-lo

Tempo de leitura: 5 minutos

O estabelecimento de metas dentro de uma organização é um dos fatores mais importantes para se atingir objetivos. Tendo em vista que, para alcançar o sucesso pleno, é preciso saber aonde se quer chegar, nada mais prático que a definição de metas específicas e individuais para que uma empresa possa se nortear e criar caminhos certeiros em direção ao que almeja.

Quer entender como fazer o estabelecimento de metas de maneira inteligente e com eficiência? Então, acompanhe o post!

A importância do estabelecimento de metas

O estabelecimento de metas de curto, médio ou longo prazo vai ajudar uma corporação a planejar as estratégias mais adequadas para seu crescimento e, portanto, é vital que as empresas sejam realistas na hora de definir seus desejos. Unindo visões positivas, dados específicos do que se deseja atingir e prazos finais pré-determinados, fica mais simples traçar rotas para o sucesso.

A definição da situação atual e dos recursos que se tem é o primeiro passo para a criação coerente de metas. Com isso, é possível analisar o que é necessário para se chegar ao destino traçado e verificar se o que já se possui pode ser modificado ou aprimorado para ajudar a empresa nessa caminhada.

O detalhamento dos objetivos é um ponto de extrema importância nesse processo, e as organizações devem ter devidamente estabelecidos os números que desejam alcançar. Metas vagas, como “crescer de uma maneira geral em todo o país”, devem ser descartadas na hora do planejamento estratégico, que deve destacar objetivos claros e mensuráveis, por exemplo: “a empresa busca de 10% a 15% de crescimento e fidelização entre os clientes da região determinada”.

Identificando da maneira mais clara possível o que se deseja, quanto se almeja, o quão relevante é essa realização para a empresa, em quanto tempo se quer alcançar esse objetivo e como se pretende chegar ao que foi estabelecido, a definição de metas fica mais simples e lógica, permitindo que as organizações elaborem ações de curto, médio e longo prazo.

Com as metas determinadas, as empresas devem analisar o que é possível fazer por cada departamento de maneira individual, revisando constantemente o planejamento inicial de acordo com os resultados contabilizados pela organização ao longo do tempo.

Como fazer um estabelecimento de metas consistente

Determinar as metas de maneira objetiva, com ações concretas e prazos e números a serem alcançados pode ser mais simples do que parece. Vamos detalhar aqui os passos a serem seguidos para que você estabeleça as metas da empresa com bastante clareza.

1. Defina a situação atual

O primeiro passo para estabelecer os objetivos a serem alcançados é entender qual é a situação atual da organização. Faça uma pesquisa sobre os resultados que estão sendo alcançados, os pontos positivos e negativos da organização (a análise SWOT é ótima para isso) e entenda o que pode ser melhorado.

Essas melhorias serão as metas a serem alcançadas. Lembre-se de que essas metas devem ser bem claras, realistas e com prazo definido.

2. Detalhe os objetivos

Para viabilizar o alcance da meta, apenas indicar o que deve ser alcançado não é o suficiente. Vamos usar um exemplo prático: a empresa precisa aumentar a cartela de clientes. Definir apenas isso é muito vago e não dá uma direção clara sobre o que deve ser feito.

Se detalharmos o que deve ser feito, o alcance fica muito mais viável: “aumentar a cartela de clientes em 30% no período de seis meses”. Percebe como o objetivo fica muito mais claro?

Para aumentar as chances de sucesso, detalhe ainda mais esse objetivo, indicando as ações que serão adotadas para o alcance da meta: “investir em estratégias de marketing, fazer uma prospecção ativa, enviar promoções para os clientes inativos”. Assim, os passos a serem tomados ficam ainda mais precisos e possibilitam a adoção de práticas efetivas.

3. Crie metas alcançáveis

Embora a vontade de crescer seja uma constante entre as organizações e estabelecer metas audaciosas seja necessário para impulsionar o crescimento, é preciso também considerar o cenário atual e todos os fatores que influenciam o alcance dos objetivos.

Avalie a situação econômica do país, a capacidade de produção real dos funcionários e a margem de investimento disponível. Procure, então, estabelecer metas alcançáveis, que sejam desafiadoras, mas que possam ser alcançadas. Metas irreais vão apenas desanimar os envolvidos e acabam por desestimular o planejamento estratégico.

4. Determine o que pode ser feito por cada departamento

O alcance de metas depende de um envolvimento amplo de toda a equipe. Para organizar ainda mais o processo, é importante definir exatamente o que deve ser feito por cada setor de maneira individual, sem deixar de esclarecer o cenário completo e como cada atividade impacta no todo.

Com esses papéis bem delimitados, os funcionários saberão exatamente as atividades que devem desenvolver e a sua responsabilidade no alcance geral.

5. Revise corretamente o planejamento inicial

A rotina de toda empresa está sujeita a mudanças. Por isso, as metas estabelecidas no começo do ano podem ser alcançadas antes do período, bem como podem perder a relevância ou até mesmo exigir variações nas ações empregadas.

Faça uma revisão periódica desse estabelecimento de metas e determine os ajustes necessários. Manter o dinamismo no alcance das metas é uma prática inteligente e que manterá a organização viva e capaz de se adaptar às alterações de cenário.

Neste post, apresentamos como o estabelecimento de metas é importante e como essa prática pode fazer toda a diferença para sua organização, além de mostrar como você deve coordenar esse planejamento e colocá-lo em ação.

Quer aprender mais sobre o assunto? Aproveite, então, para baixar este guia completo sobre o uso da tecnologia para aumentar a produtividade!

Convenia Clube de Vantagens

2 Comentários


  1. Este é um assunto que ainda precisa ser explorado por um ângulo mais criterioso, mas quero parabenizar o autor pela explanação foi boa.

    Responder

    1. Oi, Ieuda. Obrigado pelo comentário 🙂
      Gostaria de entender melhor o que você quis dizer com ângulo mais criterioso, pois de repente podemos aprimorar o conteúdo do artigo.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *