Como gerenciar pessoas? Veja 9 dicas fundamentais

Tempo de leitura: 6 minutos

Lidar com outras pessoas nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, estamos gerenciando pessoas diferentes e com funções distintas dentro da instituição. Entretanto, gerir uma equipe é uma tarefa possível e que trará bons resultados para todos.

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Neste texto, você conhecerá 9 dicas de como gerenciar pessoas da maneira correta. É importante que todas sejam aplicadas e adaptadas para a realidade dos seus colaboradores e da sua equipe.

Confira 9 dicas fundamentais e aprenda como gerenciar pessoas

Quer saber como gerenciar pessoas da maneira correta? Veja aqui 9 dicas fundamentais para ter uma liderança de sucesso:

1. Seja exemplo de liderança

A primeira e principal dica de como gerenciar pessoas é fazer com que elas tomem a gestão como exemplo do que seguir. Se você for um bom líder e mostrar na prática aos colaboradores o que e como deve ser feito, será muito mais fácil ganhar a confiança deles e se estabelecer na liderança.

É importante tratar a sua equipe em tom de igualdade e não agir como se eles fossem apenas funcionários que seguem ordens e que tenham medo de punições. Faça com que eles realmente queiram se integrar à equipe e atuar para o desenvolvimento da empresa.

Um bom líder precisa ser participativo, além de prever mudanças ou imprevistos e preparar toda a sua equipe para eles. Fazer o papel de superior poderá desmotivar o time.

2. Forneça feedbacks construtivos

É normal que erros aconteçam, mas você precisa saber a melhor maneira de lidar com eles. Ser rude e incompreensível em uma situação como essa não ajudará em nada no desenvolvimento desse funcionário. Pelo contrário, apenas causará estresse para todos.

Procure dar feedbacks construtivos apontando quais as falhas cometidas, mas ensinando o que fazer para que elas não aconteçam novamente. Também é importante deixar que o colaborador se explique para evitar mal-entendidos.

Muitos gestores procuram planejar como darão os seus feedbacks, evitando que eles sejam interpretados de maneira errada pelo funcionário. Procure sempre fazê-los de forma calma e educada para que aparente ser mais um conselho do que uma bronca.

3. Promova treinamentos

Uma ótima forma de garantir que a sua equipe se atualize profissionalmente e se sinta motivada a trazer melhores resultados para a instituição é oferecer treinamentos e cursos relacionados à área em que trabalham.

Caso a sua empresa não tenha recursos financeiros para treinar todos os seus funcionários, procure escolher poucos colaboradores. Invista em treinamentos que auxiliem de maneira geral em suas atividades, como cursos de otimização e gestão de tempo.

Outra maneira de promover treinamentos com poucos recursos é pedir para que um funcionário mais experiente dê aulas para os demais. Assim, eles poderão aprender mais sobre a função e trocar experiências, contribuindo para a união da equipe.

4. Delegue responsabilidades

Delegar tarefas é diferente de dar ordens: procure estipular o que cada funcionário deve fazer e dê liberdade para que eles executem da melhor maneira. Além disso, um bom líder não pode transferir as suas responsabilidades, afinal, é preciso manter controle sobre elas.

Também é importe sempre prestar suporte para a realização dessas atividades, bem como oferecer feedbacks sinceros sobre o que está sendo feito e propor melhorias que auxiliem no desenvolvimento do setor.

5. Mantenha um ambiente de trabalho agradável

Promover um bom local de trabalho não significa apenas ter um espaço bonito e espaçoso. É preciso se certificar de que todos os funcionários estejam bem psicologicamente, assim como promover momentos de descontração com a equipe.

Utilize esses encontros para conhecer melhor o time e conseguir enxergá-los mais como pessoas do que como apenas funcionários. Assim, você saberá qual a melhor forma de lidar com cada um deles.

6. Crie incentivos e bonificações

Fornecer incentivos e bonificações por um bom desempenho e/ou cumprimento de metas é uma ótima forma de estimular seus colaboradores a ajudarem no desenvolvimento da empresa. Também ajuda a potencializar a sua capacidade profissional.

Esses incentivos podem ser tanto monetários quanto elogios, dias de folga, ingressos para cinema ou até mesmo presentes e viagens para algum local que o colaborador queira conhecer. Entretanto, é importante que esse sistema de incentivos se dê de forma planejada, principalmente em médio e longo prazo.

Tratar uma situação de sucesso do funcionário como “apenas parte da sua função” fará com que ele se sinta desmotivado. Também é um incentivo para que faça apenas um trabalho mediano, já que não terá nenhum reconhecimento pelo seu esforço.

7. Fique atento à legislação

Uma dica importante de como gerenciar pessoas é prestar atenção à questão legislatória, principalmente no que se refere aos trabalhadores. Assim, você evita que o seu negócio deixe os seus funcionários lesados de alguma forma.

É essencial que você acompanhe as mudanças relacionadas a direitos trabalhistas e se certifique de que a empresa esteja de acordo com as novas normas. Além disso, sempre procure conversar com o seu pessoal para verificar a necessidade de mudanças na empresa.

Além de checar as notícias com frequência, procure conversar com o setor jurídico da sua empresa ou com profissionais da área. Com essa atitude, além de saber das novidades do setor, receberá dicas de como adaptar a sua instituição para essas mudanças.

8. Esteja sempre aberto a diálogos

Procure deixar os colaboradores se sentirem livres para expressar as suas opiniões e oferecer dicas de melhorias dentro da empresa. Além disso, faça reuniões periódicas com eles, a fim de trocar ideias e feedbacks sobre o serviço.

Trabalhar em um ambiente que permita a troca de informações faz com que os colaboradores se sintam mais à vontade e realmente participem da instituição, ajudando em seu desenvolvimento.

9. Aprenda a gerir as insatisfações dos colaboradores

Percebeu que os funcionários estão insatisfeitos com alguma situação dentro da instituição? É hora de fazer algo a respeito. A melhor solução é procurar conversar com os colaboradores e explicar o que pode e não pode ser feito com relação a ela.

Passar o problema para debaixo do tapete ou apenas realizar as mudanças, sem um uma análise prévia, poderá gerar consequências tanto para os seus funcionários quanto para a instituição no geral.

Assim, aplicando essas 9 dicas de como gerenciar pessoas, você perceberá mudanças positivas na sua relação com a equipe e até mesmo na própria empresa. Entre elas, ganho de produtividade e uma organização melhor da instituição.

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