Conheça algumas maneiras de chamar a atenção e ganhar destaque no ambiente de trabalho sem recorrer à auto-promoção
Os profissionais que ganham destaque no ambiente de trabalho são os mais propensos a atingir cargos de comando e liderança e, para que a atuação de um colaborador tenha importância e reconhecimento no mercado, há muitas opções eficientes além do esforço em realizar tarefas e da auto-promoção.
Uma postura de liderança, facilidade em conectar fatos e ações de grande impacto são alguns dos itens de grande significado na lista de quem deseja ter destaque no ambiente de trabalho. A atuação fluida em tarefas de equipe e a capacidade de inspirar colegas também contam muitos pontos para que um profissional seja reconhecido dentro de uma empresa, tornando-o um incentivador do potencial alheio e, consequentemente, uma peça fundamental para o aumento do desenvolvimento e da produtividade de uma companhia.
Influenciar colegas e ambientes inteiros de trabalho sem se mostrar um funcionário sedento por elogios é uma ótima forma de ganhar atenção no meio empresarial, assim como executar tarefas que vão além da sua descrição de cargo, maximizando suas potencialidades por meio da ajuda oferecida à empresa como um todo e a outros colaboradores que necessitam de auxílio.
A ajuda na execução de tarefas difíceis para outros funcionários traz, além do reconhecimento, uma imagem de controle, confiança, colaboração e liderança: itens imprescindíveis para quem deseja alçar altos voos no mercado de trabalho. Manter-se focado no trabalho que é da sua alçada e no que pode ser feito para auxiliar colegas também é importante para ganhar destaque, já que, embora a atenção dos superiores seja o objetivo final, não é uma boa ideia tentar se envolver demais com assuntos que não lhe cabem.
Agir de maneira natural e não tentar assumir uma postura que não lhe é nata também é válido, pois, “manter aparências” no ambiente empresarial pode ser perigoso quando a atuação não condiz com a sua realidade pessoal.
Ao contrário do que muitos podem pensar, o fato de “ser você mesmo” no trabalho pode ser algo bastante positivo, e levantar questões construtivas – mesmo que polêmicas – no mundo corporativo também é uma ação altamente reconhecida e estimada por empresas que buscam o sucesso.
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