Etiqueta no ambiente de trabalho

Etiqueta no ambiente de trabalho

Conheça algumas dicas importantes para manter a etiqueta no ambiente de trabalho e ganhar destaque na empresa

A etiqueta no ambiente de trabalho é fundamental para que um profissional possa se destacar e atingir altos níveis de performance e sucesso. No entanto, a falta de informação e de postura, por muitas vezes, ainda acaba por prejudicar funcionários de grande potencial; que, por não saberem a maneira ideal de se portar no ambiente corporativo, acabam passados para trás por colegas de imagem mais adequada.

Pensando nisso, a revista EXAME fez uma pesquisa com especialistas no assunto, e elaborou uma lista com 12 dos principais pontos a ficar de olho em relação a etiqueta no ambiente de trabalho, que você confere a seguir:

  • Respeito: A famosa máxima do “trate os outros como gostaria de ser tratado” traduz o foco principal deste item, e o respeito no ambiente corporativo deve ser executado por todos os lados; seja no trato com colegas, subordinados ou chefes.
  • Privacidade: Forçar situações para conversas mais pessoais com colegas de trabalho é um erro comum e que pode trazer muitos problemas. O nível de intimidade entre colegas é o fator determinante para o tipo de relação que se formará, e quem ultrapassa barreiras muito grandes pode ser considerado inconveniente e indelicado.
  • Cuidado com apelidos: Qualquer tipo de apelido inventado no próprio ambiente de trabalho deve ser evitado, deixando fora de cogitação o surgimento do bullying corporativo.
  • Cautela nas brincadeiras: Tornar o ambiente de trabalho mais leve por meio de brincadeiras é uma boa ideia, no entanto, a formação cultural de cada um deve ser levada em consideração para que limites não sejam ultrapassados e pessoas não se sintam agredidas.
  • Colaboração: A disposição em ajudar colegas, além de trazer relacionamentos melhores, pode ajudar tanto quem precisa de orientação como quem orienta; já que a troca de informações no ambiente empresarial é sempre um adendo.
  • Derrotismo: A capacidade de enfrentar desafios profissionais não pode ser ultrapassada pelo sentimento de derrotismo de um profissional. Em situações difíceis, o profissional deve se aproveitar das informações as quais tem alcance – assim como da troca de dados com colegas – para construir uma capacidade maior de lidar com imprevistos, e não desanimar em função de um pensamento de “não sei como fazer isso”.

Confira, no nosso próximo artigo, os últimos seis pontos importantes para manter a etiqueta no ambiente de trabalho, e comece a incorporá-las desde já.

Imagem: reprodução

 

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Equipe Convenia

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