Saiba que tipo de erro evitar no seu perfil das redes sociais mais usadas e que podem prejudicar a sua carreira
Populares e amplamente utilizadas em escala global, as redes sociais – que há cerca de uma década começavam a engatinhar no mundo da web – conectam e expõem as mais variadas faces e perfis de pessoas na internet de hoje. No entanto, as redes sociais mais usadas pelo público em geral nos dias de hoje representam, também, uma das melhores e mais práticas ferramentas de busca e “investigação” na manga dos profissionais de recursos humanos.
Em função disso, cabe aos novos ou antigos profissionais (que desejam começar ou crescer em uma brilhante carreira) saber que tipo de informação pode ou não ser exposta nas redes sociais mais usadas; ou, pelo menos, como restringir o acesso das pessoas a determinados dados e imagens postadas – já que, nos dias de hoje, nomes como Facebook e Twitter não são mais sinônimos de interação entre amigos e familiares, mas sim, uma nova janela que pode servir de currículo e ponte entre você e o mercado.
Confira, a seguir, dez entre os muitos erros nos perfis de redes sociais que podem minar suas chances de sucesso profissional, e mantenha-os em mente para que oportunidades não sejam perdidas no futuro:
- Expor intimidades demais ou imagens embaraçosas
- Fazer parte de comunidades ou seguir grupos preconceituosos
- Fazer o uso das redes sociais no ambiente de trabalho (a menos que isso faça parte das suas funções)
- Postar depoimentos de insatisfação com o trabalho ou o chefe
- Fazer depoimentos nas redes que não teria coragem de fazer ao vivo
- Defender partidos ou posições políticas
- Falar em nome da corporação nos seus posts
- Evitar ter um perfil nas redes sociais
- Mentir nos posts e depoimentos que faz
- Ignorar regras gramaticais e de ortografia ao postar