Saiba como administrar bem a sua conta de e-mail de trabalho e agilizar sua relação com ele no dia-a-dia
O dia-a-dia profissional exige que a relação de funcionários com o e-mail de trabalho seja algo totalmente dominado, permitindo que os colaboradores evitem a perda de tempo e possam se concentrar nas tarefas que realmente devem executar ao longo do dia. No entanto, muitos ainda acabam se embaralhando na hora de checar a caixa de e-mails; constantemente cheia de spams, mensagens pouco importantes e outras de extrema urgência que merecem toda a atenção de quem as recebe.
Para que a relação dos profissionais com o e-mail de trabalho seja a melhor possível – e agilize o trabalho ao invés de atrapalhá-lo – confira a lista a seguir, e fique por dentro de dicas simples e práticas para que você e a caixa de entrada se tornem bons amigos:
- Exclua newsletters desimportantes
Fazer parte de muitos grupos de e-mail e estar conectados a diferentes newsletters pode fazer com que você perca tempo precioso. Livre-se do que for desimportante. - Crie lembretes para executar follow-ups
Ao receber mensagens que, fundamentalmente, devem ser acompanhadas; crie lembretes para si, evitando esquecimentos que podem prejudicar seu trabalho. - Crie atalhos para escrever mais rápido
Muitos sistemas de e-mail contam com gadgets em que suas mensagens podem ser escritas por meio da inserção de siglas específicas. Investigue a disponibilidade e economize tempo. - Mantenha o foco na hora de redigir mensagens
Evite fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, e se concentre na hora de redigir mensagens importantes. - Exclua e-mails não lidos irrelevantes
Não deixe sua caixa de entrada com mil e um e-mails não lidos. Isso pode atrapalhar muito a verificação do que é importante ou urgente. - Pause o e-mail em momentos que não puder se distrair
Feche a caixa de entrada ou use o sistema de ‘pausa no recebimento de mensagens’ quando não puder se distrair. O recebimento de novas mensagens (mesmo que irrelevantes) pode tirar o seu foco de tarefas essenciais.
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