Motivação na empresa: 5 dicas para motivar sua equipe

Motivação na empresa: 5 dicas para motivar sua equipe

Tempo de leitura: 5 minutos

Fundamental para a produtividade e sucesso de qualquer tipo de negócio, a motivação na empresa é muito estudada e pesquisada, uma vez que se sabe que funcionários animados e motivados em suas funções são a garantia de trabalhos bem executados, e consequentemente de uma companhia com um futuro mais do que promissor. 

Entretanto, é grande o número de gestores e executivos em cargos de liderança que ainda precisam enfrentar problemas para executar muitas ações que podem, de fato, aumentar ou simplesmente manter a motivação na empresa. Foi pensando nesse assunto, que nós resolvemos produzir esse conteúdo, onde você descobrirá, através de 5 dicas refinadas, como motivar sua equipe. 

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O que é motivação no ambiente de trabalho, afinal?

A motivação no ambiente de trabalho é a união de comportamentos e razões capazes de impulsionar as atitudes dos colaboradores. Ela influencia de maneira direta a disposição, vontade e comprometimento  com o trabalho, Quanto mais motivado um profissional está, melhor será seu desempenho e consequentemente o desempenho da empresa. 

Como medir a motivação na empresa?

Um dos sinais mais visíveis relacionado a motivação é o baixo rendimento de colaborador. se ele se mostra desmotivado, certamente o resultado desse comportamento irá resultar em consequências negativas e possíveis prejuízos para a empresa. 

Uma forma simples de medir a motivação na empresa se dá através da observação de comportamentos da seguinte natureza:

  • Falta de disposição na execução de tarefas diárias;
  • Uso excessivo de palavras ou termos negativos;
  • Isolamento;
  • Diminuição notória de rendimento;
  • Mal consegue esperar o término do expediente para ir embora;
  • Deixa de ser proativo;
  • Realiza somente as tarefas necessárias e às vezes sequer as finaliza;
  • Não consegue atingir as metas estabelecidas pelo gestor;
  • Está sempre criticando as mudanças que ocorrem na empresa;
  • Discorda de tudo;
  • Recusa a se participar de novos treinamentos. 

Caso os colaboradores estejam agindo dessa forma, é sinal de que o nível de motivação na empresa está baixo.

Qual e a importância da motivação?

Toda e qualquer empresa, assim como gestores e líderes sabem da importância da motivação dentro da empresa, por isso, trabalham muito em função de que isso se torne uma realidade. 

A motivação tem grande importância, pois pessoas desmotivadas em um ambiente de trabalho podem impactar de maneira negativa em processos, fazendo com que os serviços prestados pela empresa percam qualidade, podendo inclusive afetar os lucros da companhia. 

A motivação faz com que os colaboradores adotem um comportamento linear, fazendo com que ele próprio, a equipe a empresa evoluam de maneira conjunta. Sem motivação, não há evolução. 

5 dicas para melhorar a motivação de sua equipe

Depois de compreender a necessidade da motivação na sua empresa e de como medir seus níveis, é chegada a hora de aprender a melhorar a motivação de sua equipe e fazer com que todos saiam ganhando. 

1. Tratar todos de forma igual 

O tratamento igualitário é uma ótima forma de promover e manter a motivação na empresa. Tratar todos os colaboradores de maneira igual, sem fazer qualquer tipo de distinção com cargos e tarefas faz com que todos se sintam iguais e não diminui ninguém. Essa forma de tratamento promove além de motivação, um ambiente mais agradável para trabalhar.

2. Reconhecer o valor de cada um 

Saber que cada pessoa tem seu valor que cada colaborador possui habilidades distintas, e reconhecer isso faz com que o próprio colaborador também reconheça seu próprio valor, o que naturalmente eleva a autoestima. Pedir para o colaborador: “faça isso, pois eu sei que você é a pessoa mais indicada para realizar essa tarefa”, aumenta a autoestima, promove autoconfiança e claro, aumenta a motivação.

3. Estabelecer metas 

Essa é outra dica fundamental no processo de motivação na empresa. o simples fato do estabelecimento de metas, já motiva a equipe por si só, em busca dos possíveis prêmios que elas podem trazer ao serem alcançadas. 

Uma meta alcançada, acende o desejo de que outras também sejam alcançadas, o que aumenta a motivação de maneira natural. Mas aqui cabe um adendo: É importante que nesse processo de metas, estejam inclusos prêmios aos colaboradores.

4. Empodere sua equipe

Algo que desmotiva muito funcionário é o fato de não ter poder de decisão. O simples fato de empoderar um funcionário ou uma equipe, automaticamente passa a sensação de que todos são importantes (e realmente são) e que podem tomar decisões em prol da equipe e da empresa. Isso naturalmente aumenta a motivação.

5. Ofereça um ambiente agradável e produtivo 

E por último, mas não menos importante, ofereça aos seus colaboradores um ambiente agradável e produtivo de trabalho. Cadeiras confortáveis, ambientes luminosos e arejados, próximos a espaço com natureza aumentam a motivação e consequentemente trazem mais produtividade

Embora muitos gestores e responsáveis por RH pensem que é difícil motivar seus funcionários, isso é algo relativamente simples de ser feito. Basta seguir nossas dicas.

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