Novas gerações na gestão empresarial

Marcelo Furtado
Liderança
  3 min. de leitura

Conheça as principais características das novas gerações na gestão de empresas

Novas gerações na gestão

 

No cenário empresarial atual, onde profissionais de diferentes visões e estilos se misturam cada vez mais, as novas gerações na gestão apresentam mudanças e variadas posturas que devem fazer parte das corporações no presente e no futuro. Tendo isso em vista, cabe às antigas gerações se adaptarem aos novos conceitos e formas de execução de tarefas, usando todos os gadgets que já são naturais aos colaboradores de menos idade e muito mais noção de tecnologia.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Ernst & Young sobre o novo cenário empresarial, a chegada de novas gerações na gestão de corporações aumentou bruscamente ao longo dos últimos cinco anos. Neste período, os profissionais da geração Y (também chamados de Millennials) foram os que ganharam maior destaque, sendo que 87% deles passaram a ocupar cargos de gestão; seguidos pelas gerações X e os Baby Boomers – que, se tornaram responsáveis por esta posição em 38% e 19% dos casos, respectivamente.

Embora se mostrem como a geração dominante do novo mercado, os Millennials ganham espaço sem a crença de sucesso pela maioria da força de trabalho, que destaca um conjunto de 80% de seus componentes que ainda consideram a geração X (que hoje tem entre 33 e 48 anos) como a mais bem preparada para ocupar posições de gestão.

Pensando no que o mercado deve apresentar no ano de 2020, no entanto, este cenário muda, e a aposta na geração Y volta a se destacar, sendo considerada por 51% dos entrevistados como a maior e melhor promessa de sucesso.

Mas há, ainda, condições para que este cenário promissor possa se tornar realidade e, de acordo com os realizadores da pesquisa, para que os Millennials possam satisfazer os que apostam na sua soberania no mercado de 2020, também é necessário que as empresas onde atuam forneçam as devidas oportunidades e treinamentos para que os profissionais possam se desenvolver.

Com isso, fica claro o caminho que as novas e antigas gerações devem encontrar nos próximos anos; torcendo para que o desconforto do mix de gerações possa ser extinguido e para que as sejam devidamente apresentadas as oportunidades necessárias para que a evolução do mercado possa atingir os níveis esperados.

 

Imagem: reprodução

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!