Liderança: o que faz um grande líder

Marcelo Furtado
Liderança
  3 min. de leitura

Conheça mais alguns segredos de liderança e inspire-se nas ações que devem fazer parte do trabalho de um grande líder

Liderança

Profissionais em posição de liderança estão sempre em busca de novos segredos e técnicas que possam ajudá-lo a inspirar e motivar seus subordinados, e a pauta – abordada com frequência do Blog Convenia – nunca sai do foco de atenção daqueles que ocupam cargos de comando. Tendo como parte de suas funções o incentivo de colaboradores, os líderes devem ter os principais perigos e ciladas profissionais do caminho a percorrer bastante claros em sua mente, para que sua influência possa ser a mais positiva possível.

Para que se tenha devidamente esclarecidos os principais perigos do caminho, os profissionais em posições de liderança devem, eles próprios, já terem enfrentado tais questões, podendo se utilizar da própria experiência para passar o exemplo aos grupos que comanda.

Isto, além de facilitar o processo de influência, também abre portas para novos tipos de pensamento por parte do líder, que pode botar em prática algo indispensável na carreira dos maiores nomes que servem de referência no assunto: a capacidade de antecipar necessidades e estabelecer novos caminhos para a empresa antes de todos.

Outras boas dicas para os que exercem cargos de comando incluem – além do conhecimento amplo sobre a empresa em que se atua – a capacidade de escutar a todos os integrantes de sua equipe e se cercar de pessoas com níveis excepcionais de conhecimento em relação a assuntos que o próprio líder não domina, necessariamente.

A ideia de que um líder deve ser, sempre, a pessoa mais esperta dentro de um grupo é equivocada, e pode acabar sendo motivo de retrocessos para quem atua no comando, já que é possível se beneficiar de diversas maneiras com a ajuda de pessoas que tem domínio sobre assuntos que não são bem conhecidos por quem atua na chefia.

Tomar a decisão correta ao invés da mais popular também faz parte da atuação de um bom líder, já que, com acesso a informações e dados que nem todos os colaboradores tem, quem atua na liderança não deve se deixar influenciar pela opção mais bem vista aos olhos de seus subordinados mas, sim, decidir as questões de acordo com o que é melhor para a empresa, fazendo com que o restante dos colaboradores entendam que aquela é, realmente, a melhor decisão a ser tomada.

Imagem: reprodução

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!