Os 10 pontos essenciais do planejamento estratégico eficiente – Parte II

Marcelo Furtado
Liderança
  2 min. de leitura

Conheça os fatores imprescindíveis a levar em consideração na hora de realizar um planejamento estratégico

planejamento-estrategico2

Essencial para melhorias e o progresso de qualquer empresa, o planejamento estratégico deve ser desenvolvido de maneira cuidadosa e informada, para que o alcance das metas projetadas possa ser rápido e eficiente – conforme começou a ser exposto na Parte I deste artigo. A seguir, confira mais 3 itens da lista de itens fundamentais para a elaboração de um planejamento estratégico eficiente:

  1. Conheça suas fragilidades e seus concorrentes Saber quais são os seus diferenciais e as fragilidades que o seu produto possui em relação ao ofertado pela concorrência é essencial para a elaboração do planejamento, já que será este o tipo de informação capaz de lhe dar a noção de quais ações são necessárias para evoluir e ter cada vez mais sucesso. A concorrência direta, seu público e o posicionamento de cada um dos seus adversários devem ser fatores em mente durante todo o desenvolvimento da estratégia.
  2. Identifique as oportunidades Além de conhecer seu público e seu mercado e maneira ampla, também é preciso saber quais são as melhores oportunidades de sucesso, analisando que tipo de atitude ainda não foi tomado e pode trazer benefícios. Visualizar novos produtos e ofertas entram na lista de ações sugeridas, assim como a definição de diferenciais que somente a sua empresa pode oferecer à clientela. Vale lembrar que os riscos que cada nova aposta apresenta também deve ser levado em conta, evitando precipitações.
  3. Defina uma visão clara Traçar metas possíveis e bem esclarecidas é importante, assim como a definição de suas singularidades e objetivos. Questões institucionais, financeiras, operacionais, mercadológicas, o posicionamento da corporação e seus concorrentes diretos e indiretos devem estar no foco das atenções durante todo o processo; possibilitando um direcionamento mais preciso no seu planejamento estratégico.
Imagem: reprodução

  New call-to-action

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!