6 perguntas fundamentais para um planejamento estratégico de qualidade

Marcelo Furtado
Liderança
  2 min. de leitura

Confira seis questões essenciais para que seja possível elaborar um planejamento estratégico de qualidade e eficiência

Avaliações de desempenho e a investigação criteriosa sobre os mais diferentes aspectos de uma empresa são bases importantes para a elaboração de todo tipo de planejamento estratégico e, na hora de iniciar esse tipo de processo, é necessário ter em mente quais são as perguntas que podem guiar os profissionais responsáveis por ele até os dados precisos para o desenvolvimento de ações e projetos eficientes para a corporação.

Pensando nisso, foi estabelecida uma lista com as seis questões fundamentais a desvendar para que um planejamento estratégico de sucesso possa ser traçado; conforme você confere a seguir:

  1. Qual sua importância para o cliente?
    É preciso saber quais são os diferenciais que fazem o seu cliente lhe escolher, e qual seria a facilidade dele em encontrar outra empresa ou fornecedor que ofereça as mesmas vantagens ou facilidades. Saber a probabilidade de que seu produto seja substituído por outro é essencial.
  2. Quanto do seu faturamento é recorrente?
    Para crescer no mercado, é preciso garantir faturamento por meio de vendas recorrentes; e é fundamental saber qual é a porcentagem do que você recebe que está garantida em função desse tipo de negócio – permitindo que se defina verbas e investimentos possíveis no planejamento.
  3. É possível ganhar mais antes de investir mais?
    Crescer sem consumir seu caixa deve ser sempre um objetivo, possibilitando que novas estratégias sejam traçadas a partir desse tipo de economia.
  4. É possível ganhar mais modificando estruturas de custo?
    Operações otimizadas, em muitos casos, podem lhe trazer mais lucros sem grandes mudanças, e esse tipo de avanço deve ser sempre levado em consideração no processo de planejamento estratégico.
  5. Seu negócio ainda pode crescer?
    É preciso saber se sua empresa cresce de acordo com a sua estrutura, e para que tipo de mercado ou setor ela ainda pode ser expandida.
  6. É possível se proteger da concorrência?
    Este item segue a linha do de número 1, ressaltando a importância de reconhecer seus diferenciais e possíveis fragilidades; para impedir que clientes encontrem, na concorrência, o que você oferece.

Imagem: reprodução

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