Como falar sobre os pontos fracos de um profissional

Marcelo Furtado
Treinamento e Desenvolvimento
  2 min. de leitura

Abordar os pontos fracos de um profissional é uma das práticas favoritas dos profissionais de Recursos Humanos e dos responsáveis pela condução de entrevistas de emprego. O intuito da prática é avaliar tanto a inteligência emocional de um candidato como o seu nível de sinceridade em relação a esse assunto, tão evitado e temido por quem busca uma nova oportunidade no mercado.

Portanto, a questão dos pontos fracos de um profissional deve ser bem pensada por quem busca uma vaga dentro de uma empresa – ainda mais considerando que a resposta pode ser decisiva para o candidato conquistar (ou não) uma boa oportunidade.

Para evitar os maiores clichês e os maiores erros ao descrever suas fraquezas profissionais, confira algumas dicas para passar com mais tranquilidade por perguntas desse tipo:

1. Identifique suas fraquezas. Para saber enumerar (e até esconder) seus defeitos é preciso conhecê-los. Prestar atenção em feedbacks negativos costuma ser a melhor forma de fazer isto, no entanto, até uma rápida entrevista com familiares pode trazer à tona uma série de defeitos que podem ter impacto profissional.

2. Omita, mas não minta. Você deve ser honesto durante a entrevista, mas se uma das suas fraquezas coincidir com uma qualidade necessária para a vaga, omitir a informação nesse primeiro momento pode ser uma boa alternativa – para que você busque se adaptar antes que a tal qualificação seja exigida.

3. Superação é palavra-chave. Mais do que saber descrever seus pontos fortes e pontos fracos profissionais, é fundamental saber dizer como superou as suas principais dificuldades, mostrando capacidade de adaptação.

4. Não diga que seu defeito é “ser perfeccionista” ou “trabalhar demais”. Evite usar clichês como estes na hora de enumerar seus pontos fracos. Vale mais a pena expor um defeito real que você já trabalha para resolver do que fazer propaganda enganosa sobre qualidades (disfarçadas de defeitos) que não possui.

New call-to-action

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!