Comunicação corporativa em foco

Marcelo Furtado
Sem categoria
  2 min. de leitura

Saiba de que maneira atuam os profissionais da área de comunicação corporativa e que tipo de público é o foco deles

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Fundamental para o bom funcionamento e a fluidez de trabalho de uma empresa, a comunicação corporativa é um fator cada vez mais levado em consideração na hora de anunciar ou propor qualquer tipo de mudança em uma organização – possibilitando um entendimento maior e a compreensão geral dos mais diversos componentes desta corporação.

Embora a sua importância seja considerável, muitos ainda confundem o trabalho dos profissionais que atuam na comunicação corporativa com os da área de marketing – sendo que, na realidade, o trabalho de um complementa o outro; mas são diferentes tanto nos seus objetivos como na forma de execução.

Possuindo qualidades como criatividade, cordialidade e (claro!) boa comunicação, os profissionais que atuam na comunicação corporativa devem, preferencialmente, ser formados em cursos como jornalismo, marketing, comunicação social ou outro do gênero – facilitando o seu entendimento e adaptação às mais diversas situações que se apresentam no dia-a-dia deste segmento específico; que exige boa escrita, boa educação e grande capacidade para lidar com o público em geral.

Atuando diretamente na divulgação de informações para o público interno e externo da empresa, este profissional deve saber como abordar cada público da maneira correta, transmitindo o conteúdo de forma clara e precisa.

A comunicação corporativa voltada para o público interno pode ser feita por meio das mais diversas ferramentas – incluindo intranet, e-mails, quadros de aviso, jornais internos impressos (ou digitais), entre outros – e será direcionada a passar informações de relevância para as diferentes equipes da empresa, como a realização de eventos, palestras, workshops e comemorações especiais, por exemplo.

Enquanto isso, a comunicação externa será feita por meio da área de comunicação da empresa, que deve contar com jornalistas e assessores de imprensa – que poderão elaborar press-releases e press-kits, entre outros documentos de comunicação, para informar o público geral (incluindo desde os colaboradores da empresa até clientes e possíveis parceiros).

Imagem: reprodução

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