Quando o RH pode te ajudar? O que o RH pode fazer?

Marcelo Furtado
Gestão estratégica de RH
  3 min. de leitura

Saiba quando a ajuda do RH pode ser a solução perfeita para os seus problemas do dia-a-dia de trabalho

ajuda-rh 1

Conectado às mais variadas áreas segmentos de uma empresa, o setor de recursos humanos precisa estar sempre de olho nos problemas e questões que surgem no dia-a dia de trabalho de um corporação – já que é responsabilidade dos profissionais desse setor a identificação e elaboração de possíveis soluções para boa parte dos conflitos de uma organização. Tendo isso em mente, fica claro que, em muitas ocasiões, pedir pela ajuda do RH pode fazer toda a diferença para solucionar as questões mais diversas no ambiente de trabalho.

Confira, a seguir, cinco situações onde pedir a ajuda do RH pode ser a melhor atitude a ser tomada – facilitando a resolução de problemas das mais variadas motivações e naturezas:

  1. Quando não há comunicação com o gestor
    A comunicação aberta entre gestores e subordinados é essencial para que a fluidez de trabalho seja plena e para que a produtividade e a motivação de funcionários seja possível; e é trabalho do RH promover essa conexão quando ela está debilitada de alguma forma.
  2. Quando há duvidas e interesse no planejamento de carreira
    O futuro de um colaborador na empresa e as suas chances e crescimento devem ser discutidas com o RH, já que, somente quem atua nesse setor será capaz de oferecer informações sobre as oportunidades de carreira oferecidas pela organização.
  3. Quando ocorre assédio de algum tipo aos subordinados
    Episódios de assédio moral ou sexual devem ser imediatamente reportados ao setor de rh, que terá o poder de lidar com a situação da melhor maneira.
  4. Quando as políticas da empresa não estão sendo seguidas
    Quando o discurso da empresa e as ações de seus gestores não caminham na mesma direção, é hora de acionar a influência dos recursos humanos para que esse cenário seja adequado ao que foi pré-estabelecido.
  5. Quando alguma conduta ilegal ou fraude é identificada
    Assim como no caso do assédio, é essencial passar pedir a ajuda do RH na hora de lidar com a descoberta de alguma ação ilegal na empresa – já que, somente estes profissionais saberão como confrontar ou resolver a ocorrência.
New call-to-action

Imagem: reprodução

 

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!