Dicas para prestar atenção para se sair bem na entrevista de emprego

Marcelo Furtado
Treinamento e Desenvolvimento
  2 min. de leitura

Saiba em que tipo de sinais não-verbais ficar de olho nos profissionais de RH na hora do recrutamento

 

Conforme abordado por diversas vezes no Blog Convenia, manter uma postura adequada e se comportar da maneira correta podem ser atitudes fundamentais para se conseguir um cargo desejado. Acostumados com as mais diversas situações, os profissionais de recursos humanos tendem a observar uma série de sinais não-verbais durante uma entrevista de recrutamento; no entanto, quem é entrevistado também pode descobrir uma série de informações por meio da observação destes profissionais.

Tendo em mente a importância de dominar este comportamento empresarial – para demonstrar suas capacidades e potencialidades no lugar de suas fraquezas e conquistar as posições que deseja – um candidato que participa do recrutamento para um emprego deve ficar atento a todo tipo de sinal não-verbal que possa ser passado para quem o avalia; captando um pouco melhor o tipo de atitude agrada ou desagrada quem entrevista.

Confira, abaixo, alguns dos sinais não-verbais que podem ser observados nos profissionais de recursos humanos na hora de recrutar, e saiba como avaliar seu desempenho em uma próxima entrevista:

  • Expressão facial
    O desejado aqui são sorrisos e o interesse pelo que você diz. Caso o entrevistador pareca não entender o que é falado – ou demonstre falta de interesse – esse já é um bom sinal de que algo deve ser mudado, e incorporar outros dados mais impactantes pode ser necessário para se destacar.
  • Contato visual
    Preste atenção se o entrevistador olha nos seus olhos enquanto conversam. Caso ele olhe com frequência para o relógio ou faça pouco contato visual, isso pode ser interpretado como algo bastante negativo.
  • Postura
    O ideal é que o entrevistador se mostre relaxado e inclinado para frente, demonstrando interesse no que é dito. Sinais de desconforto e ansiedade são péssimos indicativos.
  • Gestos
    Sorrir e balançar a cabeça de maneira afirmativa são bons sinais, enquanto braços cruzados e inclinação para trás indicam pouco interesse e tédio por parte do entrevistador.

Imagem: reprodução

 

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!