Como manter a calma no trabalho?

Marcelo Furtado
Treinamento e Desenvolvimento
  3 min. de leitura

Em qualquer cargo ou posição hierárquica que ocupem, os profissionais bem-sucedidos têm a calma como uma grande aliada. Ela é fundamental para tomar decisões de forma lúcida e para cultivar a alta produtividade no trabalho.

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Com isso em mente, o Blog Convenia lista 10 dicas especiais para manter a calma no ambiente de trabalho. Elas vão te ajudar tanto a lidar com os mais diversos problemas e situações de pressão profissional como a ficar mais próximo do ról dos profissionais bem-sucedidos:

1. Aprecie o que você já conquistou. Manter-se grato pelas próprias conquistas pode tanto melhorar o seu humor como diminuir, consideravelmente, as taxas de estresse, viabilizando uma atuação mais produtiva.

2. Evite questões do tipo “E se eu tivesse…?”. Quanto mais tempo se passa pensando nas possibilidades, menor é a chance de tomar as decisões que podem lhe impulsionar para caminhos concretos e lhe trazer calma. O foco deve estar no presente, não no passado.

3. Mantenha-se positivo. Em momentos de pressão ou estresse, pensar em algo positivo que tenha lhe acontecido no dia ou na semana pode ser uma ótima forma de relaxar, trazendo uma nova e mais tranquila perspectiva sobre a situação em foco.

4. Desconecte-se. Não mantenha seu pensamentos no trabalho durante 24 horas: este é um dos caminhos mais curtos para o estresse.

5. Controle o consumo de cafeína. A cafeína desencadeia a produção de adrenalina e, em grandes quantidades, pode dificultar muito a retomada da calma em uma situação de pressão.

6. Durma o suficiente. Dormir é fundamental para recobrar as energias e a capacidade de um raciocínio claro e objetivo.

7. Evite o negativismo. Separe o que há de concreto do medo do fracasso e das escolhas erradas, escapando do ciclo vicioso da negatividade.

8. Reavalie suas perspectivas. Não se pode controlar fatores externos, mas é possível controlar a maneira de encará-los; portanto, quando houver o estresse, reavalie a situação sobre novas perspectivas e redefina suas ações.

9. Respire. Momentos estressantes modificam a nossa respiração, aumentando a ansiedade e o nervosismo. Procure um local isolado e respire fundo por repetidas vezes, recobrando a calma.

10. Ative seus sistemas de apoio. Reconheça suas fraquezas e, quando for necessário, peça a ajuda de pessoas que podem lhe esclarecer dúvidas e apontar novos caminhos por meio de sugestões.

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