Conheça as 20 habilidades pessoais de maior importância para que profissionais se destaquem no mercado de trabalho

habilidades pessoais

O mundo empresarial tem uma série de comportamentos que podem levar um profissional ao sucesso ou à ruína e, da mesma maneira que saber como agir durante uma entrevista de emprego pode trazer muitas vantagens para um trabalhador; ter em vista algumas habilidades pessoais também pode se traduzir em um grande atalho para o crescimento e o destaque de uma carreira.

Embora a atuação de cada profissional, individualmente, também seja um fator primordial para o sucesso de qualquer carreira; saber interagir com colegas, superiores e subordinados da maneira correta também aumenta as chances de destaque de um colaborador. Confira, a seguir, 20 pontos específicos de habilidades pessoais que podem impulsionar carreiras, gerar reconhecimento e sinergia no ambiente de trabalho:

  • Ter um bom relacionamento com colegas de trabalho
  • Ter uma boa comunicação, que seja clara, direta e entendida pelos demais
  • Ter paciência com seus colegas – sejam eles chefes ou subordinados – para que a atuação da equipe empresarial seja alinhada
  • Ter a habilidade de confiar nos outros, para que projetos possam seguir em frente sem problemas
  • Saber como e quando demonstrar empatia com problemas e questões de colegas
  • Saber ouvir e entender o que dizem os colegas – mantendo-se informado sobre as necessidades de quem atua com você
  • Ter interesse genuíno pelos outros
  • Saber ser flexível de acordo com as situações e pessoas que atuam na empresa
  • Saber julgar e seguir seus instintos
  • Ter a habilidade de persuadir os colegas de trabalho e expor suas opiniões
  • Saber negociar
  • Ter uma mente aberta
  • Ter bom humor para lidar com diferentes cenários, pessoas e situações
  • Conhecer seu “público” e saber para quem e em que momentos falar
  • Ser honesto
  • Ter consciência de sua linguagem corporal
  • Ser proativo na resolução de problemas
  • Ter qualidades de liderança
  • Ser dono de boas maneiras e se comportar de maneira adequada com o ambiente
  • Ter a habilidade de apoiar e motivar colegas de trabalho

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Imagem: reprodução

 

Auto-avaliação Departamento Pessoal

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Equipe Convenia

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