3 Maneiras de Transformar o Seu RH com Dados

Marcelo Furtado
Gestão estratégica de RH
  4 min. de leitura

Dados, dados e dados. Independente da área em que você trabalhe, com certeza em algum momento você já ouviu falar que tudo deve ser orientado a dados. Áreas comerciais, marketing, finanças, todas elas tem benefícios claros em se ter todas as informações disponíveis da ponta dos dedos, mas nem sempre é claro como você pode transformar o seu ambiente de trabalho utilizando dados.

Empresas que utlizam o software do Convenia já observam no dia-a-dia como o acesso aos dados contribuí de fato com a transformação da gestão de pessoas. Abaixo listaremos alguns exemplos de como isso acontece:

1. Auditoria de Cargos e Salários

Garantir um equilíbrio entre os salários pagos para pessoas de um mesmo cargo (ou função) não é só bom para manter um bom ambiente de trabalho mas também uma obrigação legal. Se todos os funcionários de um mesmo cargo estiverem dentro de uma mesma faixa salarial, sua empresa terá dois benefícios diretos: (i) evitará que as conversas de corredor espalhem que a empresa não remunera de forma justa as pessoas; e (ii) passivos trabalhistas vindos de processos que peçam, entre outros, equiparação salarial.

Para fazer uma auditoria de cargos e salários adequada, é preciso ter em mãos uma base de dados com a listagem de todos os colaboradores, seus cargos, departamentos, centros de custo e salários. Em seguida, basta fazer um relatório simples cruzando estes dados. No Convenia esta informação está disponível em segundos para os gestores da empresa.

2. Tendências de Turnover

Analisar turnover da empresa sem abrir os resultados por departamento pode ser um erro. Muitas vezes, uma área pode ter um fluxo de entradas e saídas naturalmente maior do que outras áreas. Por exemplo, espera-se que o fluxo de entradas e saídas de vendedores seja maior do que áreas administrativas e isso pode ser normal. Por outro lado, se você observar um turnover alto em uma área que não se espera este movimento, é bem provável que a área esteja enfrentando um problema de liderança ou até mesmo de comparação salarial com mercado.

No Convenia, o relatório de turnover já vem separado por área. Não é necessário fazer nenhum tipo de conta ou processamento em planilhas para obter esta informação. Basta analisar e tomar as atitudes necessárias.

3. Aniversários (de casa e de nascimento)

A princípio você pode achar que este dado seja supérfluo. Que não vale mais do que uma comemoração. Porém, estar atento a estas conquistas pessoais dos funcionários e conseguir organizar na empresa políticas que reconheçam datas especiais de cada colaborador pode mudar o clima geral da empresa. Para uma empresa com 200 funcionários, um funcionário que completa mais um ano de casa pode não significar nada. Mas para o funcionário, pode ter certeza que este ano a mais significa muito. É o investimento pessoal que cada uma das pessoas que contribuem com a sua empresa dedicou e é muito bem vindo que a empresa valorize isso.

Porém, ter este controle sem que a informação esteja em um único ambiente pode dar mais trabalho do que benefícios. No Convenia nossos clientes utilizam as ferramentas embutidas no software para se programarem e não esquecerem de nenhuma data. Mais do que isso, a área de comunicação com o colaborador promove uma interação entre os próprios funcionários, aumentando o sentimento de que fazem parte de um time, de uma família.

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