4 estratégias para uma comunicação corporativa eficiente

Marcelo Furtado
Liderança
  2 min. de leitura

Fique por dentro de quatro pontos fundamentais para estabelecer uma comunicação corporativa eficiente na sua corporação

 

Consistindo em um grupo de diferentes ações para estabelecer uma comunicação clara, objetiva, lucrativa e de sucesso em uma empresa, a comunicação corporativa segue como uma grande necessidade nos dias de hoje – em que, cada vez mais, a troca e a apresentação de informações são pontos imprescindíveis para que a escalada de uma empresa ao sucesso seja possível.

Tendo isso em mente, fica claro que, para atingir os mais diversos públicos de uma empresa, é preciso direcionar a comunicação corporativa da melhor forma, avaliando quem deve receber a informação e de que forma estes poderão absorvê-la. Confira, a seguir, quatro pontos fundamentais para avaliar e definir as estratégias de comunicação corporativa da sua empresa, podendo alcançar um público elevado e, consequentemente, propagar a mensagem e os valores da sua organização de maneira mais efetiva:

  1. Comunicação com foco na mídia
    As informações são propagadas por meio da sua divulgação nas mais diversas formas de mídia. Embora seja uma maneira já considerada ‘primitiva’ no mercado, ainda é uma das mais utilizadas e populares.
  2. Comunicação por meio de informações públicas
    Nesta forma de comunicação, a corporação não tem a coleta de feedbacks como objetivo, e a divulgação de informações é feita de maneira unidirecional – podendo fazer o uso de ferramentas como newsletters, jornais, boletins e mailings internos .
  3. Comunicação bidirecional assimétrica
    A coleta de feedback é o ponto e foco desse tipo de comunicação, e pesquisas podem ser feitas para descobrir as melhores formas de informar o público – para que, desta forma, seja possível ter acesso ao retorno e à opinião de clientes ou do público-alvo sobre o que foi propagado.
  4. Comunicação bidirecional simétrica
    O feedback também é foco neste ponto, e diferentes canais de interação com o público podem ser criados, permitindo que a empresa tenha acesso à sugestões, dúvidas, questionamentos e críticas sobre a corporação

Imagem: reprodução

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