A boa gestão de equipe médica é essencial para a construção da imagem da sua clínica. Com a orientação de um bom gestor, os profissionais conseguem desempenhar as suas funções com o máximo de aproveitamento.
Mas o que deve ser feito para alcançar uma performance deste nível? Neste artigo, falaremos sobre o papel do gestor no RH das clínicas médicas, além de apresentar 5 boas práticas para você otimizar o trabalho de seus colaboradores. Confira!
Qual é a importância de uma gestão de equipe médica?
A gestão de equipe médica é uma das atividades mais importantes de um gestor na área da Saúde. Afinal, o que move uma clínica são os profissionais que trabalham nela. Isto significa que o sucesso de uma empresa que presta serviços neste setor depende, principalmente, da atuação do seu time de profissionais.
Nele, a gestão da equipe possui uma característica diferente de todas as outras. Afinal, ela precisa cuidar dos seus profissionais para que estes atendam bem as pessoas. Isto é, a gestão de equipe médica impacta não só médicos e enfermeiros, mas o público.
Qual é o papel do administrador na gestão de equipe médica?
O papel do gestor é conhecer bem a sua equipe e aproveitar ao máximo as habilidades de cada profissional. Atribuir as tarefas adequadamente faz com que eles tenham prazer ao desempenharem suas funções. O conhecimento sobre as características de cada profissional é importante não só para a performance, como para os padrões de comportamento dos membros da equipe.
Desse modo, o gestor antecipa possíveis atritos relacionados a traços de personalidade e entende como lidar com eles. Nesse sentido, o responsável implementa as medidas que tornam o clima organizacional mais harmônico para todos.
Quando o gestor se preocupa com o bem-estar dos seus colaboradores, ele consegue tomar decisões que melhoram os processos internos e a qualidade do serviço prestado. Isso é de extrema importância na área da Saúde, uma vez que a jornada de trabalho no setor costuma ser longa e carregada de estresse, exigindo muito dos médicos. Afinal, suas tarefas possuem um alto grau de complexidade e afetam diretamente a vida das pessoas.
O gestor também precisa ter inteligência emocional para mediar conflitos, tanto aqueles que envolvem os pacientes quanto com os próprios membros da equipe. Por fim, é preciso lembrar que o gestor deve ser uma figura de liderança inspiradora. Ou seja, ele deve criar um sentimento de colaboração pautado no espírito de equipe, pois não é produtivo apenas dar ordens a partir de uma relação de poder.
5 boas práticas de gestão de equipe médica
Para estimular o sentimento de colaboração e garantir um ambiente de trabalho saudável, há algumas boas práticas a serem observadas. Confira as principais:
1. Motivar a equipe
Motivar a equipe médica é fundamental para que ela se mantenha engajada e melhore o seu desempenho. Existem diversas maneiras de implementar esta boa prática. Ela pode ser feita de forma indireta, investindo no espaço físico a fim de torná-lo mais agradável.
Ou, para uma abordagem mais direta, pode ser realizada por meio do reconhecimento de performance da equipe, que pode se materializar em dias de folga dentro da escala de trabalho ou bônus salarial.
É importante que os incentivos não sejam apenas individuais, mas que haja recompensas coletivas para estimular o trabalho em conjunto.
2. Organizar treinamentos
Oferecer treinamentos é importante para manter a equipe atualizada sobre a área. Porém, os treinamentos não precisam ser, necessariamente, sobre assuntos médicos.
Eles podem servir para desenvolver algumas soft skills relevantes aos profissionais, tais como organização, mindfulness e assim por diante.
3. Criar uma cultura de feedbacks
Para que a equipe saiba quais aspectos do serviço devem ser melhorados, é importante ter uma cultura de feedbacks. Eles são importantes para que a clínica evolua e entregue um desempenho cada vez melhor.
Essa boa prática também complementa a questão da motivação. Afinal, além de apontar os pontos de melhoria, é preciso reconhecer um bom trabalho. Lembre-se que os feedbacks positivos podem ser dados em grupo, mas os negativos precisam ser sempre individuais.
4. Escutar a equipe médica
A equipe precisa saber que suas impressões sobre a empresa estão sendo ouvidas. Por isso, o gestor deve estar aberto a ouvir as opiniões de seus funcionários.
Sendo assim, é aconselhado conversar com a sua equipe para que eles expressem suas dificuldades. Dessa prática, podem surgir bons insights para aprimorar o atendimento aos pacientes e a dinâmica da empresa.
5. Otimizar os processos da clínica
Invista em ferramentas tecnológicas que facilitem o trabalho dos seus colaboradores. Isso será muito benéfico para aumentar a produtividade da clínica.
Otimizar os processos internos significa economizar tempo e liberar os profissionais para realizar tarefas mais complexas, que demandam atenção redobrada.
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