Equipe Multidisciplinar: entenda o que é e como estruturar

Marcelo Furtado
Gestão estratégica de RH
  7 min. de leitura

À medida que a dinâmica do mercado se intensifica, a diversidade de habilidades exigidas para superar os desafios também é crescente. Nesse cenário, a capacidade de formar e gerenciar uma equipe multidisciplinar se torna crucial para o êxito de qualquer empreendimento.

Afinal, para lidar com um ambiente em constante evolução, é preciso somar diferentes competências, perspectivas e experiências em prol de objetivos comuns.

Entretanto, muitos profissionais de RH ainda têm dificuldades para formar e gerenciar times que sejam, de fato, diversos. Isso porque nem sempre é fácil alinhar as visões e as demandas de diferentes perfis de talentos de forma realmente coesa e produtiva.

Se esse for o seu caso, não se preocupe. Neste artigo, vamos compartilhar os principais detalhes que você precisa saber para dominar o assunto. Acompanhe! 😀

O que é uma equipe multidisciplinar?

Uma equipe multidisciplinar consiste em um time formado por diversos tipos de profissionais. Cada pessoa possui diferentes formações, conhecimentos, perfis comportamentais, habilidades técnicas, soft skills, experiências e perspectivas.

Essa pluralidade de aptidões é somada para alcançar objetivos comuns na empresa.

Ao formar um time com essa característica, o RH procura garantir que a complementaridade de competências ajude a organização a atingir suas metas de forma mais rápida e eficiente, por meio de soluções abrangentes e inovadoras.

Basicamente, trata-se de unir pessoas que se complementam, para alcançarem um mesmo propósito guiado em direção aos resultados que o negócio pretende atingir. 

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Benefícios das equipes multidisciplinares 

Basta entender o que é equipe multidisciplinar para perceber a sua importância em prol do desempenho e competitividade de um negócio. Ao considerar este modelo na sua gestão de RH, você pode obter uma série de benefícios. Os principais são:

  • Troca de experiências: o intercâmbio de vivências e habilidades proporciona um ambiente enriquecedor, onde membros da equipe aprendem uns com os outros;
  • Conhecimentos complementares: um conjunto de competências que se complementam possibilitam uma abordagem mais completa para resolver desafios;
  • Diversidade de soluções: a combinação de perspectivas distintas gera uma ampla variedade de soluções inovadoras e adaptáveis;
  • Criatividade e inovação: o trabalho conjunto entre mentes diversas estimula a criatividade;
  • Assertividade: ao considerar múltiplas perspectivas, as decisões tornam-se mais embasadas e alinhadas;
  • Maior produtividade: a colaboração eficaz e a utilização plena das habilidades de cada membro resultam em uma equipe mais produtiva;
  • Engajamento e retenção: um ambiente colaborativo e diversificado contribui para o engajamento da equipe, aumentando também a retenção de talentos.

Como gerenciar uma equipe multidisciplinar? 

Uma equipe multidisciplinar só conseguirá cooperar em direção aos mesmos objetivos se for bem gerenciada. Veja nossas dicas:

Estabeleça claramente as funções

Cada pessoa deve compreender sua função na equipe multidisciplinar. O colaborador precisa saber com clareza porque foi escolhido para determinada atribuição e quais aptidões, habilidades e experiências deverá empregar para os objetivos comuns.

Promova o espírito de equipe

Cultive um ambiente que valorize a colaboração e o espírito de equipe. A clareza de papéis, o incentivo à interação, o compartilhamento de ideias e a compreensão mútua criam laços sólidos entre os talentos, criando uma dinâmica de grupo mais coesa.

Incentive a igualdade

Valorizar igualmente as contribuições de cada colaborador, independente de sua área de especialização, promove um ambiente mais equitativo. Isso estimula a confiança na equipe, para que todos se sintam valorizados e parte integral do processo colaborativo.

Faça a mediação de conflitos

Conflitos inevitavelmente surgirão. Por isso, uma gestão eficaz também envolve a habilidade de mediar essas disputas de forma construtiva. Resolver desentendimentos de maneira justa e imparcial preserva a harmonia da equipe, mantendo o foco nas metas comuns.

Favoreça a comunicação

Ter uma comunicação clara e eficaz é essencial para as informações fluírem livremente, evitando mal-entendidos e facilitando a colaboração. Por isso, invista em canais eficientes, promova reuniões regulares e crie uma cultura que incentive a transparência. 

Incentive o respeito à opinião

Para valorizar a diversidade de perspectivas, todos as pessoas da equipe devem sentir-se confortáveis para expressar suas ideias. Incentivar o respeito às opiniões divergentes cria um ambiente propício à inovação, à riqueza dos debates e à resolução de problemas. 

Estimule o engajamento

Reconhecer e recompensar o esforço e as contribuições individuais é fundamental para o engajamento da equipe. Incentivos, feedbacks positivos e reconhecimentos são maneiras de estimular o comprometimento e manter a motivação de todos os membros.

Dicas para formar uma equipe equilibrada e produtiva 

Após conhecer as melhores práticas para incentivar a colaboração entre talentos com perfis diversos e promover uma gestão bem-sucedida, tenha em mente que a coesão de uma equipe multidisciplinar começa ainda na sua formação.

Por isso, para garantir um time equilibrado e produtivo, considere também as seguintes dicas no momento de estruturá-lo:

  • Busque colaboradores com habilidades complementares: a variedade de competências cria uma sinergia que permite abordar desafios de maneira mais completa;
  • Equilibre a experiência na equipe: mesclar membros experientes com aqueles que trazem uma perspectiva mais fresca favorece a inovação e aprendizado mútuo;
  • Incentive a autonomia e o senso de liderança: isso distribui a carga de gerenciamento e promove um ambiente de responsabilidade compartilhada;
  • Priorize talentos que se adaptam a mudanças: a flexibilidade é vital em ambientes dinâmicos, para que o time se ajuste rapidamente a novos desafios e circunstâncias;
  • Faça avaliações periódicas de desempenho: obtenha insights sobre o que está funcionando e quais os pontos de melhorias para a estrutura do time;
  • Promova o desenvolvimento contínuo: com treinamentos, feedbacks e outras iniciativas que ajudem a aprimorar as habilidades individuais e coletivas da equipe.

Conclusão

Em um contexto de mercado onde a complexidade e as transformações hoje são regras, ter uma equipe multidisciplinar tornou-se essencial para impulsionar o sucesso de qualquer empresa. 

Ao integrar diferentes perfis de talentos, promover a sua colaboração e gerenciá-los de maneira eficiente, o seu RH certamente será um agente de transformação em prol da organização em que você atua. 

Perguntas Frequentes

Como equilibrar a autonomia individual da equipe multidisciplinar com a necessidade de colaboração e sinergia nos projetos? 

Para incentivar a colaboração da equipe multidisciplinar, mas sem abrir mão da autonomia de cada talento, procure definir objetivos claros, prezar por uma comunicação transparente e respeitar as diferentes perspectivas dos profissionais. 

Quais são as estratégias mais inovadoras para incentivar a aprendizagem contínua e o desenvolvimento profissional em equipes multidisciplinares? 

Uma boa forma de potencializar os talentos é aproveitar a pluralidade de habilidades desses times, implementando programas de mentorias entre membros de áreas diferentes, eventos para a troca de conhecimentos interdisciplinares, entre outras ações semelhantes.

Como mensurar e reconhecer adequadamente o desempenho individual em uma equipe onde as contribuições muitas vezes se entrelaçam e são interdependentes? 

Em uma equipe multidisciplinar, isso pode ser feito por meio de feedbacks contínuos junto às lideranças e colegas, indicadores de impacto das contribuições individuais para os resultados globais, avaliações de desempenho, e assim por diante.

Guia Reunião 1:1 para RH Gestores e Pessoas Colaboradoras

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