Autoavaliação profissional: qual sua importância e como aplicar?

Marcelo Furtado
Gestão estratégica de RH
  7 min. de leitura

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e dinâmico, a autoavaliação profissional se destaca como uma ferramenta de grande valor para impulsionar o sucesso individual e organizacional. 

Ao analisarem de forma crítica suas habilidades e características, os colaboradores assumem o controle do próprio desenvolvimento. Como isso, eles podem criar um plano de ação para alcançar seus objetivos, alinhando-os com as metas da empresa.

Para os gestores de RH, a autoavaliação é uma aliada estratégica. Ela fornece insights sobre as percepções e necessidades da equipe, permitindo criar ações de desenvolvimento personalizadas. Assim, é possível otimizar os processos e liberar tempo para atividades estratégicas.

A seguir, entenda melhor o conceito, sua importância e as melhores práticas sobre como fazer uma autoavaliação profissional. 😉

Entendendo o conceito de autoavaliação profissional 

Em termos simples, a autoavaliação profissional propõe que cada membro da equipe faça uma análise crítica sobre si do ponto de vista laboral.

Ao refletir e definir com clareza seus pontos positivos, problemas passíveis de correção e melhorias a serem feitas, os talentos podem criar junto ao RH planos de autodesenvolvimento mais assertivos. Trata-se de um exercício de autocrítica.

Ele exige plena conscientização dos colaboradores, pois precisam estar comprometidos em avaliar não só seus pontos fortes, mas suas dificuldades, problemas e erros para conseguirem evoluir profissionalmente.

A autoavaliação é feita de forma individual. Cada pessoa responde a uma série de perguntas de maneira honesta e sem interferências externas.

O questionário pode ser elaborado pelo RH e compor o processo de avaliação de desempenho. Assim, é possível cruzar as percepções pessoais dos talentos com outros indicadores e metas para garantir um entendimento mais completo e realista. 

mulher com tablet na mão e apontando a mão direita para cima

Por que essa prática é importante no trabalho? 

Todo profissional que queira se desenvolver ao máximo em sua carreira precisa se dedicar bastante para potencializar as competências e habilidades.

Nesse processo, faz toda a diferença saber quais pontos fortes dar mais atenção e quais gargalos ou erros precisam ser corrigidos. Isso garante que o desenvolvimento do colaborador atenda aos seus objetivos pessoais, profissionais e da própria empresa em que atua. 

Incentivar o autoconhecimento é a melhor forma de ter clareza sobre os caminhos que a pessoa pode ou deseja seguir nesta jornada.

Além disso, quando alguém conhece seu potencial, a tendência é que se sinta motivado a crescer. Ter consciência dos seus limites permite focar mais naquilo que realmente importa e não se culpar diante de eventuais dificuldades. 

Portanto, mais que um importante complemento à avaliação de desempenho, a autoavaliação profissional ajuda a manter a equipe mais engajada, produtiva e focada no seu crescimento individual e coletivo.

Passo a passo para aplicação da autoavaliação 

Diante dos benefícios citados logo acima, você deve estar se perguntando como fazer autoavaliação de desempenho profissional.

Evidentemente, não existe uma fórmula pronta. Tudo depende do perfil de cada equipe, das demandas observadas pelo RH e da forma de aplicar a análise. Contudo, a aplicação dessa estratégia envolve algumas etapas básicas, que são:

Defina a periodicidade

O primeiro passo para implementar a autoavaliação profissional é definir sua periodicidade. Em geral, ela costuma ser realizada semestralmente ou nos mesmos intervalos que as avaliações de desempenho. 

Contudo, o ideal é adaptar ao perfil e às necessidades da equipe. Isso significa considerar o ritmo de trabalho, os objetivos e a cultura da empresa, e os ciclos de desenvolvimento dos colaboradores para determinar a frequência mais adequada. 

Ajustar a periodicidade permite que a autoavaliação contribua de maneira mais significativa para a aprendizagem contínua da equipe.

Trace os objetivos

Já o segundo passo é determinar os objetivos da autoavaliação em conjunto com os colaboradores. Eles devem estar alinhados às metas de desempenho e aos planos de desenvolvimento profissional. 

Por exemplo, a empresa visa melhorar a satisfação do cliente e a equipe pretende aprimorar as soft skills. Um objetivo para a autoavaliação pode ser avaliar e desenvolver as habilidades interpessoais dos colaboradores. 

Definir esses objetivos em conjunto assegura que tanto as necessidades individuais, quanto as organizacionais, sejam atendidas.

Estruture a autoavaliação

Com os objetivos em mente, o próximo passo é estruturar a autoavaliação, criando perguntas que incentivem os colaboradores a refletir sobre seu desempenho, habilidades, comportamento e contribuições para a empresa. 

Abaixo, elencamos alguns exemplos breves de perguntas que podem ser adaptadas ou inspirar a criação de outras:

  • Como avalio minha contribuição para atingir as metas definidas pela empresa?
  • De que forma meus valores e comportamentos refletem os da empresa?
  • Quais considero os meus principais pontos de melhoria e força? Por quê?
  • Posso dar exemplos de como meus pontos fortes beneficiaram a equipe?
  • Como estou em relação à pontualidade e ao cumprimento de prazos?
  • Quais habilidades, tanto sociais, quanto técnicas, estou desenvolvendo atualmente?
  • Quais áreas de conhecimento preciso aprimorar para melhorar meu desempenho?

Avalie os resultados e defina metas

Por fim, após a coleta das avaliações, é necessário analisar as respostas para identificar tendências, pontos fortes e de melhoria. Com base nessa análise, o RH e os colaboradores devem estabelecer metas de desenvolvimento de curto, médio e longo prazo. 

Para cada meta, procure desenvolver um plano de ação claro, especificando os passos, os recursos necessários e os prazos para alcançá-la.

A autoavaliação profissional é um processo contínuo que deve ser acompanhado de perto pelo RH. É importante fornecer feedback aos colaboradores sobre seus resultados e ajudá-los a implementar os planos de ação.

Como o RH pode promover esse tipo de prática para os colaboradores da empresa?

Para a autoavaliação profissional atender aos objetivos propostos, é imprescindível que os colaboradores tenham consciência sobre seu papel e importância. 

Cabe ao RH esclarecer o processo para toda a equipe, para evitar que as pessoas sintam receio de serem sinceras nas respostas ou deem pouca relevância à ferramenta, o que pode comprometer os resultados. 

Quando a empresa está disposta em investir no desenvolvimento dos talentos, e eles sabem que a autoavaliação é vital para o seu crescimento, a tendência é que sua aplicação seja bem-sucedida para todas as partes envolvidas. 

Considerando esses fatores e as etapas que apresentamos anteriormente, podemos afirmar que o papel do RH ao promover a autoavaliação individual envolve:

  1. Estipular a periodicidade ideal e os objetivos das autoavaliações;
  2. Criar o questionário da autoavaliação profissional;
  3. Esclarecer para todos a importância do processo e que não haverá julgamentos;
  4. Incentivar a participação dos colaboradores e estimular que sejam sinceros;
  5. Analisar os resultados e definir objetivos a partir deles junto a cada profissional;
  6. Realizar treinamentos, feedbacks e outras ações de desenvolvimento para auxiliar cada colaborador da equipe a cumprir seu plano de ação.

Conclusão

Como você viu ao longo deste artigo, a autoavaliação é uma ferramenta muito valiosa para otimizar o desenvolvimento individual e coletivo

Mais que estimular o autoconhecimento e a autocrítica, sua implementação ajuda a alinhar as aspirações pessoais dos colaboradores às metas organizacionais, criando um ambiente de incentivo à melhoria contínua e ao engajamento.

Assim como a autoavaliação profissional, a cultura de feedback e elogio também contribui para a motivação dos talentos.

Plataforma de RH

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!