Avaliação por Pares nas empresas: como funciona e quais as vantagens?

Marcelo Furtado
Gestão estratégica de RH
  7 min. de leitura

Uma das consequências de um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico é a mudança na análise de desempenho dos colaboradores. Agora, o processo se tornou mais colaborativo e abrangente, com a avaliação por pares sendo um método chave.

A ideia antiga de centralizar as avaliações em líderes mostrou-se ineficiente para o sucesso da avaliação de desempenho. Isso porque contar apenas com a visão da liderança pode trazer perspectivas limitadas e subjetivas, deixando lacunas na compreensão do potencial de um colaborador.

Diante disso, você deve estar se perguntando como a avaliação por pares pode transformar essa realidade e beneficiar sua empresa. Neste artigo, vamos explicar seu funcionamento, principais impactos e formas de implementação. Confira! 😀

Como funciona a avaliação por pares na empresa?

A avaliação por pares é o processo no qual os colaboradores são avaliados por seus colegas. O foco é analisar o desempenho no trabalho de cada pessoa, destacando pontos fortes, áreas de melhoria e outros aspectos relevantes. 

Esse processo é fundamental para analisar o rendimento individual de uma pessoa por meio da perspectiva dos outros membros de sua equipe. Para formalizar esse método dentro da empresa, é essencial determinar regras sobre quem vai avaliar quem, de qual maneira, onde e quando. Isso porque ele pode ser conduzido por meio de diversas abordagens distintas. 

Algumas organizações têm uma avaliação por pares que incorpora diferentes tipos de revisões. Já outras escolhem modelos específicos para suas demandas. 

Os principais tipos são: 

  • Revisão Simples: formato mais básico e informal, que busca a opinião geral dos colegas sobre o desempenho de um colaborador específico. Ele pode envolver entrevistas individuais ou em grupo;
  • Fiscalização: mais rigoroso e estruturado, inclui etapas específicas de feedback pelas quais todos os profissionais devem passar. O objetivo é definir especificamente os pontos fracos e de melhoria dos profissionais avaliados;
  • Avaliações de Equipe: consiste em um painel ou grupo que se reúne para apresentar suas avaliações, chegando a conclusões conjuntas e a uma visão mais abrangente do desempenho de cada indivíduo.
mulher com tablet na mão e apontando a mão direita para cima

Como o feedback por pares melhora o sistema de avaliação? 

A avaliação por pares melhora o sistema de avaliação porque proporciona uma perspectiva mais honesta, completa e contextualizada do desempenho de um colaborador. 

Afinal, as análises partem das pessoas que compartilham o cotidiano do ambiente de trabalho com o profissional avaliado. Isso oferece uma visão realista sobre seu desempenho e suas atitudes, que muitas vezes passam despercebidos pelos gestores e pelo RH.

Essa abordagem também permite uma compreensão mais completa do impacto das ações do colaborador na dinâmica da equipe. Além disso, ao obter os resultados dos feedbacks dos colegas, o profissional ganha insights valiosos sobre seu próprio comportamento. Assim, ele pode continuar fazendo o que está sendo positivo e se esforçar na melhoria de aspectos que talvez não fossem conscientes para ele.

Dessa forma, o feedback por pares não apenas enriquece a avaliação, mas também promove o desenvolvimento contínuo e a transparência nas relações de trabalho.

Quais são os benefícios desse modelo de avaliação? 

Depois de entender como funciona a avaliação por pares, vamos nos aprofundar nos seus benefícios. Os principais ganhos desse método de avaliação de desempenho incluem: 

Olhar aproximado para a performance do colaborador

Como dito anteriormente, o  modelo proporciona uma avaliação próxima, realista e contextualizada sobre o desempenho de cada colaborador. Afinal de contas, ele considera a percepção de pessoas que convivem com o membro da equipe e que, portanto, conhecem sua forma de trabalhar. 

Identificar gaps que possam prejudicar a rotina

Por ajudar a identificar lacunas ou áreas de melhoria que podem afetar a rotina do colaborador, esse modelo de avaliação de performance favorece intervenções proativas para otimizar a performance individual e coletiva.

Identificação e revisão de processos da empresa

A perspectiva interna da avaliação por pares também contribui para a identificação de processos que podem ser aprimorados ou revisados, promovendo mais eficiência nas operações da empresa.

Team building e espírito de equipe

Como os colaboradores são envolvidos no processo de avaliação, o modelo contribuiu para o team building, reforçando o espírito de equipe. Isso promove um senso colaborativo, contribuindo para que o ambiente de trabalho seja mais coeso e motivador.

Como implementar um processo de avaliação por pares?

Além de entender como funciona esse modelo de avaliação de desempenho e suas vantagens, é crucial seguir boas práticas para garantir o sucesso da implementação. São elas: 

Garanta que o feedback seja anônimo

Estabeleça confiança ao garantir que as avaliações sejam anônimas. Essa medida incentiva os colegas a serem honestos em suas percepções sobre o colaborador avaliado, promovendo uma troca franca de informações.

Deixe claro as expectativas

Antes de iniciar as avaliações, as expectativas devem ser transparentes. A equipe precisa entender os objetivos do processo, que incluem o aprimoramento mútuo e o desenvolvimento profissional, que são benéficos para todos os envolvidos.

Crie espaço para feedbacks

Além de seguir um roteiro, ofereça espaço para que os colaboradores expressem livremente suas opiniões e pensamentos. Isso enriquece as avaliações, proporcionando clareza e abrangência às percepções dos pares sobre o desempenho do colega.

Revise os documentos antes de entregá-los

Antes de apresentar os resultados ao profissional avaliado, revise cuidadosamente os documentos. Certifique-se de que as avaliações estejam coerentes, respeitosas e alinhadas aos objetivos do processo, evitando possíveis conflitos e mal-entendidos.

Reúna-se individualmente 

Após o colaborador ler as avaliações, promova reuniões individuais para interpretar e discutir os resultados. Esse momento vai tirar dúvidas e criar oportunidades para estabelecer metas de desenvolvimento com base no feedback recebido.

Prós e contras da avaliação por pares 

Para que a avaliação por pares seja bem-sucedida, é importante ter em mente os desafios que devem ser superados durante sua implementação.

Veja os pontos negativos para você contornar no RH e compare-os com os prós dessa estratégia: 

  • Pontos negativos:
    • Avaliações enviesadas de acordo com o relacionamento entre os colegas;
    • Possibilidade das avaliações beneficiarem a popularidade, não a competência;
    • Medo de retaliações, caso a confidencialidade não seja garantida;
    • Receio na equipe de que suas análises sejam manchadas por desafetos;
    • Senso de vigilância constante, caso o propósito das avaliações não seja claro;
  • Pontos positivos:
    • Mais clareza sobre o desempenho e comportamentos do colaborador;
    • Análise mais realista e contextualizada do profissional; 
    • Desenvolvimento claro, assertivo e bem embasado da equipe;
    • Oportunidade de reconhecer bons talentos até então pouco notados;
    • Entendimento franco dos colaboradores sobre seus pontos fortes e fracos.

Como você pôde ver, a avaliação por pares é valiosa para promover transparência nas análises de desempenho, fortalecer o senso de pertencimento da equipe e estimular o desenvolvimento mútuo dos colaboradores.

A prática, que é centrada na troca construtiva entre colegas, ajuda o RH a estimular uma cultura organizacional mais colaborativa e alinhada à busca constante pela excelência individual e coletiva.

👉 Acompanhe também:

Centralizar os processos no mesmo lugar

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!