BPO da folha de pagamento: entenda o que é e como funciona

Tempo de leitura: 6 minutos

Você já ouviu falar em BPO da folha de pagamento? Essa é uma tendência com o objetivo de otimizar o tempo do setor de RH, além de auxiliar uma empresa e seus colaboradores em suas questões financeiras.

Sabemos que as folhas de pagamento envolvem tarefas complexas, que demandam muita atenção e, ao mesmo tempo, acabam afetando os custos da organização. Por isso, ter o apoio de profissionais qualificados para essas atividades pode fazer muita diferença, não é mesmo? Quer saber mais sobre o que é o BPO? Então continue a leitura deste post e saiba mais sobre esse assunto!

O que é o BPO da folha de pagamento?

Em resumo, o BPO da fopag é a terceirização dos processos das folhas de pagamento de uma empresa. A sigla se refere ao termo em inglês “Business Process Outsourcing”, que se refere justamente a essa busca por serviços externos para atuar nos processos de um negócio.

A equipe prestadora dos serviços de BPO pode ser contratada a partir de uma empresa especializada no assunto. Os profissionais vão poder atuar em todos ou em alguns processos das suas folhas de pagamento, de acordo com o que foi estabelecido no contrato. Normalmente, eles são capacitados para executar diferentes tarefas nesse quesito, como:

  • processamento e administração da folha de pagamento;
  • análises de processos;
  • cálculo de salário;
  • cálculo de investimentos;
  • retenção de Imposto de Renda;
  • depósitos;
  • entrega de contracheques;
  • pagamentos às devidas agências governamentais.

Eles também cuidam de operações ligadas a férias, admissões, demissões, benefícios e encargos, além de ficarem atentos ao cumprimento das leis referentes às folhas de pagamento e algumas outras questões financeiras. Dessa forma, sua empresa conta com o apoio de conhecimentos específicos que pretendem ajudar na sua otimização de forma geral.

Quais são os benefícios do BPO da folha de pagamento?

Com as informações acima, já deve ter dado para perceber que o BPO da folha de pagamento inclui diversas funções essenciais para o seu negócio. Agora que já ficou claro do que se trata esse serviço, vamos comentar alguns de seus benefícios de forma mais aprofundada. Confira!

Redução de custos

Ao optar pelo BPO das suas folhas de pagamento, a empresa economiza tanto na impressão e no armazenamento de papéis quanto na redução de multas, já que os profissionais ficam atentos aos prazos e especificidades das leis. Além disso, o pessoal do RH passa a economizar tempo para se dedicar a outras tarefas, otimizando o ritmo da empresa de modo geral.

Mão de obra qualificada

As equipes de BPO contam com profissionais especializados em diversas áreas que trabalham juntos para cuidar das folhas de pagamento da sua empresa. Além disso, eles costumam estar sempre se atualizando e realizando capacitações para oferecer um serviço de qualidade. Assim, você conta com uma equipe multidisciplinar e que está por dentro das transformações e necessidades atuais.

Aumento da eficiência no setor de RH

Como comentado anteriormente, com o BPO da folha de pagamento o setor de RH ganha mais tempo para focar em outras tarefas. As atividades das folhas de pagamento não são exatamente simples: elas envolvem muita atenção e cuidado. Por isso, quando se conta com uma equipe especializada, há mais segurança para focar em outros procedimentos e, ao mesmo tempo, evita-se dores de cabeça com a complexidade desses afazeres.

Segurança da informação

As equipes de BPO da folha de pagamento costumam realizar diversas processos, como o pagamento de salário, por exemplo, de forma totalmente eletrônica por meio de um sistema de proteção qualificado. Os dados e o controle passam a ficar acessíveis em tempo real apenas para pessoas autorizadas. A remuneração de seus colaboradores e demais informações financeiras têm, portanto, muito a ganhar com a segurança.

O que observar antes de contratar o BPO da folha de pagamento?

Você vai encontrar muitas empresas no mercado voltadas para o BPO de folhas de pagamento. É fundamental, porém, tomar certos cuidados para fazer uma boa contratação. Como se trata de um assunto sério, com impactos diretos na sua empresa, é preciso ficar atento para escolher a melhor opção. Separamos algumas dicas breves para ajudar!

Verifique os serviços oferecidos

Informe-se sobre todos os serviços que a empresa oferece, conferindo se eles são mesmo diferenciados e se vão acrescentar algo positivo à sua organização. Algumas empresas fornecem, por exemplo, apoio a soluções estratégicas do RH e soluções integradas, que podem ser personalizadas e ajustadas à cultura de cada empreendimento.

Informe-se sobre a equipe

Antes de contratar, confira quais profissionais formam a equipe e identifique se eles são realmente especializados. O mais indicado é encontrar uma equipe multidisciplinar, com contadores, especialistas em RH e advogados trabalhistas, entre outros profissionais.

Confira se há um bom modelo de comunicação com os clientes

É essencial que a empresa de BPO se comunique bem e de forma transparente com o seu negócio, emitindo relatórios constantemente e mantendo-o por dentro de tudo o que está sendo feito. É importante ter abertura para tirar dúvidas, solicitar mudanças e acompanhar os processos de perto. Também é fundamental descobrir se a empresa cumpre bem os prazos e fornece os comprovantes adequadamente.

Busque referências

Antes de contratar, faça uma boa pesquisa sobre a empresa. Informe-se sobre avaliações no mercado e feedbacks de outros clientes, por exemplo. Se possível, é interessante conversar com quem já contratou ou ainda utiliza o serviço em seu negócio a fim de tirar dúvidas e conhecer mais sobre o trabalho.

Verifique as soluções tecnológicas que a empresa utiliza

Hoje em dia, a tecnologia pode trazer muitas facilidades para os processos de folha de pagamento. É preciso, porém, escolher as ferramentas certas. Verifique se a empresa oferece os recursos adequados às suas necessidades e de seus colaboradores para tornar tudo mais acessível e viável para todos.

Fazendo uma boa escolha na contratação, o BPO da folha de pagamento traz grandes contribuições para sua empresa. Fique atento e comece a ir atrás da otimização de seus processos!

Esperamos ter ajudado a entender como funciona esse processo de terceirização. E caso precise contratar um serviço de BPO da folha de pagamento, conte com o Convenia, nós fazemos todo o processamento online e com uma equipe 100% dedicada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *