Burnout Digital: quais são os sintomas e como RH deve atuar?

Marcelo Furtado
Experiência do Colaborador
  6 min. de leitura

A rotina das pessoas é, cada vez mais, marcada pelo excesso de tempo em frente às telas e pelo uso dos aparelhos eletrônicos. E esse fato também afeta o mercado de trabalho, que hoje precisa lidar com o burnout digital dos colaboradores.

Segundo dados divulgados pelo portal Você RH, brasileiros passam cerca de nove horas e meia conectados à internet em um dia regular. Para você ter ideia, a média global é de quase sete horas diárias.

Além disso, 77% dos profissionais afirmam que a maior quantidade de tempo de tela ocorre durante o trabalho. 63% deles associam isso a fatores como estresse e ansiedade. Ou seja, trata-se de um problema sério e atual, que precisa ser trabalhado pelo RH das organizações para que não gere consequências mais drásticas à saúde, segurança e à própria motivação dos trabalhadores.

Mas afinal, o que é burnout digital? Como identificá-lo? Quais as melhores práticas para combatê-lo? Descubra a seguir! 👇 

O que é a síndrome de burnout?

Antes de falar sobre o burnout digital, é importante esclarecer o que é a síndrome de burnout propriamente dita. Ela se refere ao estado de exaustão e esgotamento extremos, tanto físico, quanto mental. 

Em geral, essa condição afeta profissionais submetidos à sobrecarga de trabalho, que têm responsabilidades com alta exigência emocional ou que atuam sob fortes emoções.

De acordo com a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), o Burnout atinge aproximadamente 30% dos trabalhadores brasileiros. Inclusive, trata-se de uma causa de afastamento bastante relevante e recorrente nas empresas.

Não por acaso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já reconhece essa síndrome como uma condição relacionada ao trabalho.

Guia Reunião 1:1 para RH Gestores e Pessoas Colaboradoras

O que é o burnout digital?

Por sua vez, o burnout digital diz respeito ao esgotamento físico e mental causado pelo uso excessivo de dispositivos digitais, como computadores, smartphones e tablets, por exemplo.

Esse problema costuma atingir quem faz um uso muito intenso da tecnologia e que têm dificuldades para se desconectar das atividades em frente às telas. 📱

Sua ocorrência pode resultar de:

  • Muitas horas de trabalho online; 
  • Constante exposição a informações na internet; 
  • Uso excessivo das redes sociais; 
  • Pressão para responder rapidamente a mensagens eletrônicas.  

O burnout digital impacta negativamente a saúde, bem-estar e a produtividade das pessoas, dentro ou fora do ambiente de trabalho.

E quais são os principais sintomas dessa síndrome? 

Os sintomas da síndrome de burnout são diversos. 

Eles incluem apatia, falta de concentração, ansiedade, irritabilidade, mudanças de humor, desânimo, redução na produtividade, baixa autoestima e até perda de interesse em atividades que costumavam ser prazerosas.

Tenha em mente que o burnout digital é um subtipo da doença, que possui manifestações bastante parecidas. Além dos já citados, seus sinais ainda incluem:

  • Déficit de atenção;
  • Falta de energia;
  • Sensação de sobrecarga;
  • Depressão e ansiedade;
  • Problemas de sono;
  • Possível isolamento social;
  • Senso de desvalorização;
  • Irritabilidade;
  • Sintomas físicos, como dores de cabeça e problemas na visão.

Caso os seus colaboradores apresentem ou relatem esses sintomas, é sinal de que o RH precisa agir imediatamente para combater o burnout digital e minimizar as suas consequências negativas.

Veja no item seguinte as melhores práticas para fazer isso.

Como incentivar momentos de desconexão na rotina das empresas? 

Se o burnout digital é provocado pelo excesso de tempo online e em frente às telas, o caminho para preveni-lo e combatê-lo é justamente incentivar momentos de desconexão na rotina da sua empresa. 

Para isso, o RH pode adotar algumas práticas específicas, como:

Estabelecer limites de período de trabalho

Para começar, é fundamental definir os limites de horário de trabalho, com horas específicas para início e término das atividades. No contexto do home office, isso é ainda mais importante, pois a linha entre a vida profissional e pessoal se torna mais tênue. 

Além disso, instituir políticas para desencorajar a comunicação após o expediente, a menos em casos de urgência, ajuda a preservar o tempo pessoal dos colaboradores, contribuindo para a prevenção do burnout digital.

Encorajar pausas dentro da rotina 

Pausas regulares são essenciais para manter o bem-estar dos colaboradores. Por isso, defina breves intervalos ao longo do dia. Eles são essenciais para que os profissionais possam se desconectar, descansar os olhos e relaxar a mente. 

Mais que estipular essas brechas e incentivá-las a partir do RH, também é importante que os líderes e gestores deem o exemplo. Eles devem mostrar que valorizam e praticam essas pausas, criando assim uma cultura que promove o equilíbrio e a saúde mental.

Comunicação Assíncrona

A comunicação assíncrona é crucial na prevenção do burnout digital. Ao adotar ferramentas que permitem a troca de informações sem a necessidade de resposta imediata, como e-mails ou plataformas colaborativas, a equipe ganha flexibilidade para gerenciar seu tempo

Isso reduz a pressão de estar sempre online e disponível, promovendo uma abordagem mais equilibrada para lidar com as demandas de trabalho. 

Definir expectativas claras sobre o tempo de resposta e urgência também ajuda a aliviar a preocupação de estar conectado o tempo todo.

Monitorar motivação e ânimo dos colaboradores

As pesquisas de clima organizacional são valiosas para avaliar a saúde emocional dos colaboradores. Elas podem incluir perguntas específicas sobre a carga de trabalho digital, o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, além da satisfação geral no ambiente de trabalho. 

Ter canais abertos de comunicação para que os colaboradores expressem suas necessidades e preocupações também é importante. Use essas informações para ajustar políticas, dar suporte e criar iniciativas que contribuam para um ambiente mais saudável e equilibrado.

Conclusão

Entender e abordar o burnout digital é indispensável para cultivar ambientes de trabalho saudáveis e produtivos. 

Ao conhecer os impactos do excesso de exposição digital e implementar práticas que promovam o equilíbrio na rotina dos colaboradores, o RH se torna um agente decisivo na preservação da saúde mental de toda a equipe.

Com um ambiente de trabalho mais humano e resiliente, você não só valoriza o bem-estar das pessoas, como também conquista engajamento e maximiza a performance.

Quer ainda mais insights para fomentar o equilíbrio do seu time? Agora que você já conhece os principais detalhes sobre o burnout digital, mantenha-se bem informado com os conteúdos especiais da Convenia sobre bem-estar e gestão de pessoas.

Curso gratuito Employer Branding: pilares e gestão da marca empregadora

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!