Como engajar sua empresa para utilizar OKR em 6 etapas

Convidados da Convenia
Treinamento e Desenvolvimento
  7 min. de leitura

O engajamento dos funcionários na implantação de um framework como o OKR, que visa impactar a organização como um todo, é parte primordial para o seu sucesso.

Apesar disso, mudar a forma como uma organização trabalha e atua é sempre um desafio. De processos simples e cotidianos a coisas que tangem o core do negócio, o medo da mudança é sempre um sentimento capaz de impedir decisões importantes.

Nossa aversão à perda é tão grande que costumamos relacionar a mudança não com algo melhor, mais útil ou eficiente, mas com algo que será danoso e prejudicial para o negócio ou para as pessoas.

Quando falamos em mudar algo estrutural de uma empresa, como a forma que serão definidos os objetivos e metas de todos, isso fica ainda mais em evidência. 

Mesmo metodologias simples como o OKR, que possuem poucos aspectos técnicos e cerimônias bem definidas, enfrentam grandes desafios quando são implantadas nas empresas.

Por que adotar a metodologia OKR?

O OKR é capazes de transformar sua organização. Você já deve saber que o RH está cada vez mais movido a dados, não é? O People Analytics é uma tendência que veio para ficar.

Com a metodologia OKR, é possível ter uma visão mais sistêmica e estratégica da empresa, compreendendo melhor como cada colaborador e equipe contribui para o objetivo geral de toda a empresa.

Os check-ins semanais geram dados que servem como insumo para as lideranças e para os profissionais de RH, podendo ser utilizados para reconhecer os resultados atingidos e até mesmo para embasar as avaliações de desempenho.

Além disso, a motivação e o engajamento dos times são impulsionados. Principalmente com a entrada dos Millennials no mercado de trabalho, é cada vez mais necessário criar ambientes de trabalho dinâmicos e propensos à inovação. Essa geração é caracterizada, entre outras coisas, pela necessidade constante de se sentir desafiada e reconhecida quando atinge bons resultados, e por isso o OKR é indispensável.

Passo a passo para implantar o OKR

A metodologia tem inúmeros benefícios, como a simplicidade, o propósito compartilhado por toda empresa, envolvimento de todos os colaboradores e a transparência.

Apesar disso, é possível que você encontre dificuldades para implementá-la, principalmente no que tange ao engajamento das equipes e entendimento de como criar as metas.

É preciso que haja uma compreensão por parte de todos sobre a metodologia, seus procedimentos e rituais. Somente assim será possível tirar o melhor proveito dessa técnica.

Esses seis passos são simples, mas não fáceis.

Eles poderão te guiar para uma implantação muito mais eficiente, utilizando técnicas de gestão de projetos, gestão de mudanças e psicologia social.

1) Curva de adoção

O primeiro ponto é compreender que a inovação tem uma curva de adoção.

Não devemos implantar algo novo na empresa inteira do dia para noite. Devemos fazer um diagnóstico de quais áreas ou equipes podemos ou precisamos mudar primeiro.

Normalmente, devemos começar pelas áreas mais adeptas à mudança e inovação, como tecnologia, marketing e muitas vezes o próprio RH.

Ações práticas:

  • identificar quais são os líderes e áreas que podem ser early adopters;
  • conversar com esses líderes a respeito do projeto para identificar se possuem fit cultural para a mudança.

2) Urgência

O segundo passo é deixar claro para estes grupos que existe um problema ou uma deficiência e que é importante que ela seja tratada.

Se a dor não é clara ou grande o suficiente, as pessoas não verão a mudança como algo necessário.

As principais vantagens do OKR estão ligadas aos seus ciclos curtos, aprendizagem mais rápida, oportunidades de crescimento, direção clara e progresso transparente.

Isso deve ajudar a resolver vários problemas, certo? 🙂

Ações práticas:

  • levantar os principais gargalos e desafios das equipes selecionadas;
  • deixar claro os problemas e o impacto negativo disso para a organização.

3) Crie um grupo de mudança

Não podemos criar os OKRs em um vácuo. É preciso que estejam alinhados ao propósito e estratégias da empresa, por isso a importância da participação de stakeholders da alta gestão no processo.

Porém, talvez um dos maiores erros cometidos por executivos nas últimas décadas, quando falamos de gestão de objetivos, é fazer ações top-down, ou seja, trazendo objetivos já definidos das diretorias para as equipes.

É importante também treinar e dar poder a um conjunto de pessoas que serão os porta-vozes da metodologia. Alguns chamam de OKR Champions, ou Líderes de OKRs.

Essas pessoas devem ser treinadas na metodologia e, se possível, em técnicas de mediação para auxiliar as demais equipes da empresa em sua implantação.

Ações práticas:

  • formar um grupo de pessoas que acredite nessa visão e que queira fazer parte dessa mudança;
  • treinar líderes de OKR na metodologia e no processo de mediação.

4) Gerar e mostrar pequenas vitórias

Para andar através da curva de adoção e ir alcançando grupos maiores e menos inovadores, é necessário mostrar resultados.

Seguindo o “princípio do progresso”, as pequenas vitórias ajudam a influenciar de maneira positiva, deixam as pessoas mais felizes e aumentam o senso de eficiência ao ver que as coisas estão dando certo.


Para isso é importante estarmos atentos aos detalhes, compreendendo, reconhecendo e comunicando as pequenas vitórias do dia a dia.

Ações práticas:

  • crie uma rotina quinzenal para reconhecer as evoluções do projeto;
  • parabenize publicamente os líderes ou equipes que estão se destacando.

5) Expandir

Cuidado para não decretar a vitória muito cedo. É preciso, antes, expandir o novo processo para as demais partes da empresa.

Aos poucos, encontre novas equipes ou áreas em que seja possível implementar os mesmos passos anteriores.

A cada pequena vitória, faça uma reunião de lições aprendidas, definindo o que deu certo e o que deu errado para entender onde pode-se melhorar.

Ações práticas:

  • após encontrar os early adopters, identifique que são os próximos grupos que se encaixam no projeto;
  • repita os passos 2 e 3 com essas novas equipes;


6) Institucionalizar

Como disse Beto Sicupira (3G): “tudo que fizeres de importante e construíres na vida precisa ser institucionalizado. Senão é como se tu não tivesse feito nada.”

Para isso, faça com que essa nova rotina seja parte da cultura da empresa, fazendo um esforço contínuo para mostrar os resultados, treinar novos colaboradores e reconhecer todos que fizeram e fazem parte da mudança.

  • inclua treinamentos nos processos de onboarding dos novos colaboradores;
  • crie uma base de conhecimento sobre a metodologia com artigos, vídeos e exemplos de OKRs para ajudar todos os colaboradores.

Ações práticas:

Sobre a Feedz

A Feedz é uma plataforma completa para engajamento e desempenho de colaboradores, onde você encontra tudo para gestão de pessoas em um só lugar: avaliação de desempenho, OKR, pesquisa de clima, feedbacks contínuos, PDI, 1on1, eNPS, gamificação e muito mais. Com a Feedz, a empresa empodera RHs e gestores, constrói equipes de alta performance, cria ambientes de trabalho mais saudáveis e retém os melhores talentos.

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!