Como ser um líder de sucesso?

Como ser um líder de sucesso?

Como ser um líder de sucesso?

Como já abordado diversas vezes neste blog, um líder de sucesso precisa ter a capacidade de influenciar, capacitar e saber observar e promover o melhor de cada um dos seus subordinados.

Quais as competências para ser um líder bem-sucedido?

O líder de sucesso não pode centralizar tudo em suas mãos, mas sim, delegar de maneira sábia, tomando uma série de decisões importantes em seu dia a dia, sendo elas:

1. Incentive a expressão de pensamentos

Hoje estamos vivendo um tempo cujo o acesso à informação e a criatividade são cada vez mais comuns no nosso cotidiano, portanto, um líder de sucesso, deve saber que dar autonomia para os seus subordinados expressarem suas ideias, frustrações, melhoria é imprescindível para manter a produtividade em equipe. 

A melhor forma é procurar uma liderança descentralizada, uma liderança participativa, oferecendo a participação e a iniciativa deliberada da parte de cada um.

2. Tome decisões

Ser um líder de sucesso é também, saber tomar as decisões em horas difíceis, tornando do diálogo e resolução dos problemas, uma forma prática, evitando atritos de comunicação entre os colegas de equipe.

Todavia, entender os possíveis pontos de divergências futuras, antecipando os erros e acontecimentos, é primordial para uma liderança de sucesso.

3. Alerte sobre expectativas

Alinhar as expectativas com a realidade, visando entender a cultura interna da empresa é fundamental para um líder de sucesso.

Essa característica deve vir de forma natural, uma vez que isso ajuda a motivar o colaborador, entende seus possíveis pontos de melhoria e alcance dentro da empresa, do contrário, é muito fácil ter uma equipe desmotivada e sem interesse.

4. Proponha pensamentos inovadores

No tempo em que estamos vivendo, onde o novo é o normal e a mudança acontece de forma rápida, devemos, como um líder de sucesso, incentivar a criatividade individual de cada um, fazendo com que pensem fora da caixa. 

Uma prática que pode gerar valor e alcance inclusive aos demais colaboradores da equipe.

5. Seja exemplar

A melhor maneira de influenciar é dando exemplo, isso é um fato, portanto, sabemos que um líder de sucesso, precisa ser exemplo perante aos assuntos e demandas que desenvolve.

Facilitando de forma inconsciente a compreensão de todos, ao olhar para o verdadeiro exemplo do líder de sucesso.

6. Meça e recompense performances de destaque

Recompensar os funcionários é a forma mais prática e eficaz de promover e gerar empolgação individual, tornando sua equipe mais produtiva e engajada.

Uma dica, é realizar programas de pequenas e grandes conquistas, notificando seus subordinados pelas metas e produtividade.

7. Forneça feedbacks constantes

Ser um líder de sucesso é guiar seus colaboradores para o caminho certo, seja em desenvolvimento pessoal como profissional, portanto uma ótima maneira de fornecer este caminho é realizando feedbacks constantes.

Acredito que todo o feedback precisa vir seguido de formas mensuráveis de melhoria, tornando claro em uma próxima conversa os pontos positivos e negativos desenvolvidos.

8. Localize e aproveite talentos

Cada colaborador possui características singulares entre si, sendo muitas vezes, talentos que podem ser observados para ponto de diferencial. 

Saber usar desses diferenciais, talentos para um desenvolvimento pessoal de cada um, cria uma equipe mais preparada para estar unida e realizando suas funções. 

Essa competência é especialmente importante para a organização, já que resulta em uma equipe mais capacitada e aberta para alcançar metas e objetivos desafiadores. Procure identificar os talentos e extrair o melhor dessas pessoas.

9. Pergunte e peça conselhos

É fato que o colaborador tem uma visão diferente, por ocupar muitas vezes, um lugar diferente de um líder, sendo assim, ouvir e ter essa comunicação aberta com sua equipe é essencial. 

Ser vulnerável para o time, faz com que o líder seja enxergado por sua equipe, com alguém que também tem seus anseios e talentos, tornando – cientificamente comprovado – uma união entre líder e liderado imensamente maior, promovendo a produtividade.

10. Tenha uma atitude positiva

O negativismo é um bilhete para a baixa produtividade e a falta de motivação. Portanto, é imprescindível que o líder tenha uma atitude positiva em relação aos problemas, podendo influenciar e motivar seus subordinados na busca por bons resultados e por soluções eficientes.

Isso afeta diretamente o clima organizacional, ou seja, se o próprio líder transmite negatividade, é certo que os colaboradores não terão confiança no trabalho. Então sempre busque o lado bom de cada experiência, e mesmo em adversidades, procure manter a motivação.

11. Ensine

Um líder de sucesso ensina a sua equipe constantemente, isso para descentralizar e delegar as funções, mas principalmente, pois um líder que não ensina está fadado ao insucesso.

Então compartilhe o conhecimento e dissemine práticas de sucesso. Você verá que essa atitude retorna para si mesmo e forma uma equipe mais consistente e alinhada com a sua forma de trabalhar.

12. Assuma responsabilidades

Quem ocupa um cargo de liderança deve, genuinamente, gostar de ter responsabilidades, já que esse aspecto é justamente um dos mais fundamentais no trabalho de quem comanda.

Sem o prazer em assumir responsabilidades, dificilmente um profissional será capaz de lidar com a grande demanda de decisões que um cargo de liderança oferece, prejudicando a companhia como um todo.

São várias atitudes importantíssimas de um líder de sucesso, não é mesmo? A compreensão e a aplicação dessas ideias deve fazer parte da rotina de qualquer gestor de excelência. Não perca tempo. Aplique imediatamente!

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Leonardo Mello

Estudante de Direito, do mundo do barismo ao mundo corporativo. Hoje, atuo em duas frentes, com desenvolvimento de documentos compliance, analises contratuais, aditivos e contratos de prestação de serviços. Além de desenvolver novos documentos e meios para empresa, atuo em busca de novas tendências na área da tecnologia e informação, tornando inesgotável a busca ao conhecimento e novas oportunidades com inovação. Atuo fortemente também, na área comercial, com serviços em prospecção de clientes (SDR) e pós vendas (Customer Success), tornando o processo de vendas dinâmico e eficaz para a empresa.

Este post tem 2 comentários

  1. Cláudia Köhler

    Aproveitando um provérbio africano que diz: “Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo.”…completo dizendo que um bom líder, terá uma boa equipe que o levará muito longe!!! Parabéns pelo artigo.

    1. Aysha Cavalcante

      Olá, Cláudia.
      Muito obrigada pelo seu comentário.
      Ficamos felizes em saber que gostou do nosso artigo.
      Grande abraço!

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