Contabilidade integrada: o que é e por que implementar na empresa?

Tempo de leitura: 5 minutos

Você já ouviu falar de contabilidade integrada? Se a resposta é não, já está mais do que na hora de conhecer esse conceito, que pretende mudar a forma como as organizações lidam com a gestão desse setor tão importante.

A ideia é, como diz o nome, integrar a gestão de todas as áreas contábeis da empresa, geralmente por meio de modernas tecnologias, softwares e sistemas. Neste artigo explicaremos a contabilidade integrada, mostraremos os benefícios de utilizá-la e de que maneira implementá-la na sua empresa. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe!

O que é contabilidade integrada e como ela funciona?

De forma básica, podemos dizer que a contabilidade integrada é a integração do setor contábil da empresa com aqueles que são diretamente relacionados a ele, especialmente o de recursos humanos. Questões de custos, fiscais e estratégicas são todas vinculadas, permitindo uma gestão mais holística do negócio.

Na prática, como isso funciona? Com tanta tecnologia disponível, cabe a ela o papel de realizar essa integração, por meio de modernas ferramentas. Hoje existem os sistemas de gestão integrada contábil, que geralmente são os responsáveis por realizar tal tarefa.

Mesmo que não exista um profissional de contabilidade trabalhando dentro da sua empresa, já que muitas organizações terceirizam essa função, é importante aplicar esse conceito. A falta de integração entre o contador e os dados dos clientes traz muitos problemas, que podem inclusive resultar em erros graves.

Quais os principais benefícios da contabilidade integrada?

Agora que você já entendeu o que é a contabilidade integrada, chegou o momento de compreender melhor os benefícios da adoção dessa metodologia. Eles são inúmeros, mas nos deteremos a explicar os que consideramos mais importantes. Confira!

Torna a gestão mais prática e ágil

Muitas vezes a comunicação entre setores é difícil e acaba se tornando um fator complicador dentro das organizações. Quando o contador precisa de uma informação sobre um colaborador e precisa recorrer ao RH, ela nem sempre vem na hora. Às vezes demora muito tempo, inclusive.

Como seria se o contador pudesse acessar essa informação no sistema para resolver a questão? A economia de tempo seria muito grande, resultando inclusive em uma maior produtividade de todos os profissionais envolvidos no processo.

Essa é apenas uma das atividades que a contabilidade integrada faz por você. Ela compartilha informações entre todos os interessados, diminuindo o tempo necessário para a realização das tarefas do dia a dia e também as chances de erro nos processos.

Análise de dados em tempo real

Essa é uma das vantagens da contabilidade integrada que também tem grande impacto na produtividade da sua empresa. Quando utilizamos planilhas de Excel, por exemplo, os dados brutos ali colocados não são nada além de números, que ainda precisam passar por tratamento e análise. Muito tempo é perdido elaborando fórmulas ou fazendo cálculos.

Os softwares de gestão de RH realizam todas essas tarefas automaticamente. Você nunca mais precisará perder tempo calculando o valor do vale-refeição ou alimentação dos seus colaboradores, por exemplo. O sistema faz isso sozinho, com base nos dados sobre os dias trabalhados por cada pessoa.

Mais segurança para as informações

O que aconteceria se o computador do seu contador estragasse hoje? Se você só precisa se preocupar com os custos de uma máquina nova, está no caminho certo. Se a preocupação é com todos os dados que estavam armazenados ali, o problema é muito maior do que você pensa.

É por razões como essas que a contabilidade integrada oferece muito mais segurança para a sua empresa. Os dados são armazenados na nuvem, podendo ser acessados de qualquer lugar pelas pessoas com permissão para utilizar o sistema.

Além disso, eles são todos criptografados, a fim de diminuir as chances de um hacker acessá-los, garantindo a confidencialidade e a segurança das informações contra a espionagem corporativa, por exemplo.

Como implementar essa metodologia na sua empresa?

Dito tudo isso, parece muito complexo implementar a contabilidade integrada na sua empresa, não é? Porém, é mais simples do que você pode pensar. Adotando duas medidas você chega lá. Aprenda a seguir!

Invista nas ferramentas necessárias

Para ter uma contabilidade integrada na sua empresa, você precisa obrigatoriamente de um software de gestão de recursos humanos. Afinal, ele é a base para que todos os dados sejam cruzados, armazenados e disponibilizados aos interessados.

Os softwares mais modernos, como o Convenia, fazem tudo em um lugar só, diminuindo muito o tempo gasto para a realização das tarefas. Ele organiza todas as rotinas de admissão e demissão de colaboradores de forma integrada aos operadores de benefícios, faz gestão da folha de pagamento, do ponto e das férias e ainda fornece relatórios com os principais dados sobre cada pessoa da equipe.

Além de tudo, ele é bastante intuitivo, garantindo que os seus colaboradores consigam operá-lo facilmente, sem a necessidade de grandes treinamentos.

Ofereça treinamento para a sua equipe

Se não é necessário treinar as pessoas para operar o software, os treinamentos citados aqui têm qual função? Orientar os colaboradores sobre a cultura tecnológica da empresa, a transformação digital e até mesmo o conceito de contabilidade integrada.

Às vezes os colaboradores estão tão imersos em rotinas e procedimentos que têm dificuldade para modificar um padrão de comportamento e aceitar as mudanças. Portanto, os treinamentos devem focar nessas questões, destacando também que a tecnologia é uma aliada e que ninguém perderá o emprego para o software. O objetivo é apenas que agora eles possam estar mais focados em tarefas estratégicas, como a atração e a retenção de pessoas.

Hoje em dia não faz mais sentido continuar seguindo rotinas e métodos ultrapassados. Para que sua empresa seja mais produtiva, inovadora e traga mais resultados, é necessário fazer diferente, investindo em todos os setores, inclusive os de contabilidade e de recursos humanos.

Se você gostou de conhecer todos os benefícios da contabilidade integrada e quer aplicar o conceito na sua empresa, entre em contato conosco. Temos soluções que vão ajudá-lo nessa missão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *