Departamento pessoal em foco

Tempo de leitura: 5 minutos

O departamento pessoal de uma empresa segue entre os mais necessários para que haja equilíbrio em uma corporação, cuidando de fatores que vão além do simples cálculo de impostos. A tecnologia e as inovações dos últimos anos presenteou os profissionais da área com meios cada vez mais práticos e certeiros de prever tributos e rescisões, entre outras funções.

O setor é comumente confundido com o recursos humanos, que é a área responsável pela gestão de pessoas, treinamento e desenvolvimento dos colaboradores. Mas essas áreas atuam de maneira bastante diferente e já mostramos as diferenças entre eles. O trabalho de um é o que dá base para o outro, possibilitando a elaboração de esquemas cada vez melhores para a gestão e a administração de pessoal.

Neste artigo, o objetivo é mostrar uma visão geral da área de departamento pessoal. Vamos falar da sua importância, principais funções e desafios que os profissionais enfrentam atualmente. Confira!

Como o departamento pessoal funciona na prática?

O departamento pessoal tem como principal objetivo gerenciar as questões legais e burocráticas relacionadas aos funcionários da empresa. Cada organização, dependendo do seu número de colaboradores, define o tamanho e como será a divisão da área de departamento pessoal. Em geral, as principais funções são:

Admissão de pessoal

Quando um funcionário é contratado, ele deve entregar e assinar uma série de documentos para o departamento pessoal fazer o cadastro e concluir a admissão. Ele também assina um contrato de trabalho, caso seja admitido no regime CLT.

Compensação de pessoal

A partir da contratação de um funcionário, existe uma série de obrigações que a empresa deve cumprir e que são de responsabilidade do departamento pessoal. Entre elas, estão fluxo de frequência, controle de ponto eletrônico, benefícios, folha de pagamento, férias e pagamento de tributos, impostos e contribuições.

Desligamento de pessoal

Quando um funcionário é desligado, o departamento pessoal é responsável por uma série de procedimentos. A área deve fazer a rescisão do contrato de trabalho, a homologação e colocar todos os processos de acordo com o sindicato e a Justiça do Trabalho.

Qual é a importância do departamento pessoal na empresa?

Analisando as principais funções do setor percebemos a importância dessa área na empresa. O departamento pessoal assegura que a organização esteja de acordo com as leis trabalhistas e previdenciárias. Com isso, evita processos e não coloca o seu negócio em risco.

A área também representa a empresa junto aos órgãos oficiais, como os sindicatos e a Justiça do Trabalho. O departamento pessoal fica responsável por garantir que todos os tributos sociais e questões trabalhistas estejam em ordem.

Quais são os principais desafios da área?

Assim como diversas outras áreas de atuação, os profissionais do departamento pessoal também necessitam de atualizações constantes. Isso garante que o trabalho possa ser exercido da melhor maneira, sem deixar de lado os detalhes que são tão importantes nesse segmento específico.

Trabalhando com cálculos minuciosos, a atuação do departamento pessoal influencia tanto nos valores financeiros da empresa como nos que são direcionados para funcionários. Esse ponto evidencia ainda mais a importância da atualização contínua dos profissionais desse setor.

Cursos sobre tributos e cálculo de impostos, referentes aos lucros da empresa e às bonificações de funcionários são alguns dos mais indicados para os profissionais que atuam nesse segmento. É importante que a atualização esteja sempre de acordo com as mudanças constantes que ocorrem nas tributações. Assim, as funções serão executadas de maneira correta, como a análise salarial, o cálculo de férias, as rescisões de contrato, entre outros.

Outro desafio é gerir todo o grande volume de documentos e informações da área de forma correta. O setor é responsável pela documentação dos funcionários, controle de ponto, folha de pagamento, férias, emissão de guias, declarações, certidões, entre outros. Tudo deve estar em ordem e de acordo com a lei para evitar processos e multas, em caso de uma fiscalização.

Como otimizar os processos do departamento pessoal?

Para os arquivos, crie um método de organização para mantê-los em ordem. A tecnologia tem ajudado muito o setor, com o surgimento de ferramentas de gestão, como softwares de gestão, para facilitar o trabalho e minimizar erros nos cálculos da folha de pagamento, férias, rescisões, entre outros processos.

O departamento pessoal está presente na maioria das empresas. Ele é responsável pela parte burocrática dos funcionários, desde a sua contratação até o desligamento. O setor também deve garantir que a organização esteja em dia com todas as suas obrigações trabalhistas e previdenciárias. Ter uma equipe capacitada é essencial para que seja realizado um trabalho de qualidade. Por isso, invista em treinamentos e na otimização dos processos para minimizar os erros.

Além do departamento pessoal, todos os setores são responsáveis pelo sucesso da organização. Muitos empresários estão investindo da gestão colaborativa para reter talentos e aumentar a produtividade das áreas. Confira como implementá-la na sua empresa!

Auto-avaliação Departamento Pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *