A desvalorização profissional está entre as principais causas do absenteísmo e turnover nas organizações. Não por acaso, mais da metade dos profissionais que saem do trabalho de forma voluntária afirmam que seus gestores poderiam ter feito algo para prevenir esse acontecimento.
O dado é de uma pesquisa divulgada pelo G1, que também aponta que o custo de substituição de um colaborador pode ser até duas vezes maior que o seu salário atual.
Mas, afinal, por que as empresas perdem seus melhores profissionais devido à desvalorização e quais as principais causas deste problema? Descubra a respostas para essas perguntas e entenda o papel do RH diante do tema neste artigo! 😀
O que caracteriza a desvalorização profissional?
A desvalorização profissional é caracterizada pela frustração e angústia que um colaborador sente quando não é devidamente reconhecido e recompensado no trabalho.
Quando ela ocorre, a pessoa não reconhece a importância da sua função dentro da empresa ou se sente mal recompensada – seja por conta de salários, oportunidades de crescimento ou benefícios ruins. Como consequência, o colaborador deixa de cumprir suas responsabilidades adequadamente e perde produtividade.
Além disso, esse é um fator que aumenta as chances de turnover e absenteísmo. Afinal, quem se sente desvalorizado por uma organização para de tratá-la como uma prioridade.
Qual a importância da valorização profissional nas empresas?
A valorização do trabalho impacta diretamente a motivação dos profissionais. Quem sente que o seu papel em lugar tem importância se dedica mais às suas funções, enxerga sua relação com a empresa de forma positiva e tende a permanecer por mais tempo.
Portanto, fazer com que os colaboradores se sintam valorizados é imprescindível para minimizar as taxas de rotatividade, diminuir ausências e reter mais talentos.
Da mesma forma, valorizar as pessoas evita que elas trabalhem simplesmente pelo salário. Por mais que a remuneração seja importante, as equipes se dedicam mais quando enxergam propósito nas suas funções e têm fit cultural com o negócio.
Ou seja, muito além do clima organizacional, combater a desvalorização profissional também é uma forma de manter a produtividade e aprimorar a qualidade das entregas.
Qual a diferença entre reconhecimento e valorização?
Muitos profissionais de RH ainda não têm clareza sobre o que é reconhecimento e valorização. Isso porque ambos costumam ser tratados como sinônimos, mas são coisas diferentes.
Em geral, reconhecimento equivale a toda recompensa dada a um profissional que atinge suas metas. Já a valorização está mais ligada ao indivíduo, não necessariamente ao que ele entrega. Ou seja, o primeiro caso se resume em dar algo em troca. Enquanto isso, o segundo consiste em entender que as pessoas não são apenas seus resultados finais.
Por exemplo, um colaborador que atingiu certa meta deve ser reconhecido por isso. Contudo, um colega que não teve os mesmos números, mas que se dedicou muito para alcançá-los, também deve ser valorizado, mantendo sua motivação e incentivando seu desenvolvimento.
Principais causas da desvalorização
Por mais que seja uma responsabilidade dos gestores, do RH, e da empresa como um todo promover a valorização da equipe, existem algumas atitudes observadas em alguns profissionais que acabam os impedindo de ser valorizados.
Saber identificar essas condutas é essencial, pois permite preveni-las junto aos colaboradores e manejá-las da melhor forma. Isso garante que as estratégias para motivar e engajar o time não sejam prejudicadas por ações individuais.
As principais são:
- Pensar que cumprir horários e tarefas basta: a falta de iniciativa, comprometimento e proatividade, leva, muitas vezes, à desvalorização profissional;
- Indicar muitos problemas sem propor soluções: limitar-se a apontar desafios sem contribuir com ideias construtivas gera uma percepção de falta de proatividade;
- Deixar de se desenvolver e atualizar: não investir no próprio desenvolvimento pode levar à obsolescência e transmitir falta de compromisso.
O papel da liderança na valorização profissional
Os motivos mencionados acima só fazem sentido para explicar a desvalorização profissional se a empresa fizer a sua parte. Ou seja: proporcionar um ambiente positivo, ter metas claras e possuir as condições necessárias para os profissionais entregarem o melhor de si.
Isso significa que, ao lado do RH, as lideranças são as maiores responsáveis pela promoção da valorização dos colaboradores:
Estilo de liderança X skills
Habilidades de liderança podem ser treinadas, mas tudo começa por um estilo de liderança positivo. Líderes que promovem um ambiente de confiança, respeito e comunicação aberta contribuem significativamente para a valorização profissional.
Estímulo à autonomia
Ao dar autonomia, os líderes demonstram confiança e promovem senso de responsabilidade. Profissionais capacitados para tomar decisões e contribuir ativamente tendem a se engajar mais, além de se sentirem importantes e valorizados.
Desenvolvimento contínuo
Líderes comprometidos com o desenvolvimento contínuo de suas equipes criam um ambiente propício para o crescimento profissional. Talentos que são apoiados em sua jornada têm mais chances de se valorizarem e contribuírem de maneira mais significativa para a empresa.
Como a desvalorização impacta negativamente as empresas?
Não ser valorizado no trabalho faz com que as pessoas não tenham uma boa integração na empresa. Como consequência, toda a organização pode ser prejudicada. Entre os principais impactos negativos da desvalorização profissional, destacam-se:
Absenteísmo
Profissionais desvalorizados podem sentir falta de motivação para comparecer ao trabalho regularmente, aumentando as taxas de absenteísmo. Isso não apenas prejudica a produtividade, mas também sobrecarrega os colegas e afeta a qualidade operacional.
Imagem da empresa
A desvalorização dos colaboradores pode afetar a imagem da empresa perante o mercado e os clientes. Um ambiente de trabalho negativo acaba sendo percebido externamente, prejudicando a reputação do negócio e afastando potenciais talentos e clientes.
Erros e retrabalhos
Profissionais desmotivados e desvalorizados são mais propensos a erros e retrabalhos. A falta de comprometimento pode impactar diretamente na qualidade dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa, resultando em custos adicionais e insatisfação do cliente.
Motivação e engajamento da equipe
Basta saber o que é falta de reconhecimento profissional e desvalorização para saber que ambos impactam diretamente a motivação e o engajamento das pessoas. Eles reduzem a produtividade e a eficiência geral da equipe.
Como o RH ajuda a construir uma cultura de valorização profissional?
Agora que você sabe como a desvalorização profissional afeta negativamente a empresa, descubra como o setor de Recursos Humanos é fundamental para que a equipe se sinta valorizada:
- Feedbacks positivos: feedbacks positivos, reconhecendo e destacando conquistas individuais e coletivas, fortalecem a confiança e a motivação;
- Premiações e bônus: ao coordenar programas de premiações e bônus, o RH incentiva o reconhecimento e ainda estimula a busca por excelência;
- Reconhecimento público: reforça a cultura de valorização, seja por meio de eventos internos, redes sociais corporativas ou outros canais;
- Autonomia e flexibilidade: com abordagens que se adequam às necessidades individuais da equipe, o RH fortalece o senso de responsabilidade e confiança;
- Plano de carreira: o compromisso com o crescimento profissional incentiva as pessoas a permanecerem e ainda motiva o desenvolvimento contínuo;
- Oferta de benefícios: ao proporcionar benefícios atrativos, o RH demonstra não só valorização, mas também preocupação com o bem-estar geral dos colaboradores.
Conclusão
Ciente sobre qual a importância da valorização do trabalho, é hora de colocar as dicas aqui presentes em prática. Temos certeza de que esses conhecimentos serão muito valiosos para o crescimento conjunto da sua empresa e dos colaboradores.
Sabia que o clima organizacional é o principal indicador para encontrar sinais de desvalorização profissional? Para te ajudar a medir, a Convenia preparou um questionário com 20 perguntas prontas. Confira!
👉 Acompanhe também:
- Guia 1:1 para RH, Liderança e Colaboradores
- Como criar uma pesquisa de satisfação de colaboradores (eNPS)?