Conheça a diferença entre cultura e clima organizacional

Karine Gaia
Cultura Organizacional
  6 min. de leitura

Diferença entre cultura e clima organizacionalcultura organizacional é o conjunto de normas, valores e comportamentos que regem uma instituição, enquanto o clima organizacional é uma espécie de termômetro que medir o nível de satisfação de seus funcionários em todos os aspectos da organização.

Porém, é muito comum ver os profissionais confundindo os dois termos, já que eles são bastante parecidos, apesar de terem significados diferentes.

Para ajudá-lo a entender melhor o que é cada um deles e como você pode trabalhá-los em sua organização, criamos este artigo. Confira!

O que é cultura organizacional?

Cultura organizacional é o conjunto de normas, valores e comportamentos que regem uma instituição. Tudo isso deve fazer parte do planejamento estratégico da empresa e deve estar de acordo com o posicionamento que ela deseja adotar perante todos os seus públicos.

Porém, nem sempre é assim. E pode ser que a cultura organizacional de uma empresa seja o conjunto de hábitos que vêm sendo repetidos pelos seus colaboradores ao longo dos anos. O fato é que ela se trata sempre de um padrão, no qual quem foge dele, não se enquadra na cultura da organização.

Podemos dizer também que a cultura organizacional é a identidade da empresa. Por exemplo, se tratarmos a empresa como uma pessoa, a cultura organizacional será o perfil dessa pessoa, a forma como ela age, seu tom de voz, sua linguagem, suas preferências, a maneira com que lida com seus problemas, como trata seus amigos e colegas, etc.

Essa identidade deve ser transmitida a cada colaborador que chegue à empresa, para que ele se adéque e siga os padrões estabelecidos, garantindo que todos sigam a mesma linha de atuação.

Apesar de ser algo intrínseco à companhia, a cultura organizacional pode ser mudada gradualmente ao longo do tempo, de acordo com as mudanças e necessidades do mercado e até mesmo dos objetivos planejados por seus gestores.

Também é importante ser dito que, além de ter uma cultura bem definida, a organização deve comunicá-la aos seus membros de maneira eficiente, pois somente assim eles poderão estar de acordo com as diretrizes e transparecer a conduta e a imagem desejada pela empresa.

O que é clima organizacional?

Clima organizacional é uma espécie de termômetro em uma companhia. Por meio dele é possível medir o nível de satisfação de seus funcionários em todos os aspectos da organização, como na relação com a liderança, plano de carreira, limpeza do ambiente, relacionamento com os colegas e muito mais.

Ou seja, o clima organizacional nada mais é do que a percepção que as pessoas que trabalham na empresa têm dela. E isso pode estar em constante mudança, dependendo de inúmeros aspectos como a demissão de um líder, contratações mal feitas, troca de processos e ferramentas, dentre outros.

Sendo assim, o clima organizacional é algo que deve ser avaliado periodicamente, por meio de pesquisas que coletem as impressões dos funcionários. Isso serve para que os gestores possam ver qual é o nível de satisfação atual de seus colaboradores e entender quais são os pontos que merecem mais atenção, facilitando o planejamento de ações de melhoria.

Por esse motivo, é preciso ficar atento à realização dessas pesquisas, haja vista que, se elas não forem utilizadas de maneira estratégica, perdem totalmente seu valor.

New call-to-action

Qual é a principal diferença entre os dois termos?

Além das diferenças descritas acima, na definição de cada um dos conceitos a grande diferença entre cultura e clima organizacional é quanto à sua adaptabilidade.

Ou seja, como já dito anteriormente, a cultura organizacional dificilmente é mudada, pois ela vem de cima, sendo o direcionamento que o colaborador deve seguir. E isso é muito difícil de se mudar, pois os hábitos e as formas de trabalhar são adquiridos rapidamente e vão passando de funcionário para funcionário, solidificando a cultura da empresa.

Já  o clima organizacional sofre diversas alterações em pouquíssimo tempo, pois está exposto a todos os fatores externos à liderança da companhia e sendo afetado facilmente diante de qualquer mudança externa ou interna.

Como um pode influenciar o outro?

Tanto a cultura quanto o clima organizacional influenciam no desempenho e na produtividade dos colaboradores. Afinal, quando um funcionário se identifica com o propósito, os valores e a maneira de conduzir os negócios da empresa em que trabalha, seu trabalho rende muito mais.

Da mesma maneira, quando ele está feliz com o clima organizacional de sua companhia e se dá bem com sua equipe, tem muito mais motivação para alcançar as metas e objetivos propostos.

O clima organizacional pode influenciar na cultura organizacional, já que ao longo do tempo, caso ele não seja cuidado, pode fazer com que os trabalhadores se habituem a uma nova maneira de trabalhar e enxergar as situações, mudando pouco a pouco a cultura organizacional da empresa.

Por exemplo, uma empresa que começa com uma cultura organizacional jovem, alegre e orientada aos resultados, mas que não contrata pessoas com esse perfil, vai sofrendo alterações em seu clima organizacional e, se isso não for percebido, pode se enraizar na cultura da companhia.

Já o clima organizacional pode ser influenciado pela cultura organizacional, principalmente de maneira positiva, quando ela é bem desenhada e seguida fielmente por seus gestores, fazendo com que os colaboradores se identifiquem de verdade com a cultura da empresa e “vistam a sua camisa”!

Por que devemos nos preocupar com a cultura e o clima organizacional?

Ao trabalhar com esses aspectos de uma organização estamos lidando diretamente com o capital humano dela, que tem o poder de impactar todos os processos e produções da companhia.

Tanto a cultura quanto o clima organizacional afetam a produtividade e os índices de turnover, absenteísmo e retenção dos colaboradores, por isso devem ser cuidados de perto.

Entender quais são as diferenças entre os dois conceitos é o ponto de partida para identificar qual dos dois lados está merecendo mais atenção em sua organização e qual deve ser trabalhado primeiro, impulsionando o sucesso do outro.

New call-to-action

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!