Acesso em vez da posse: conheça a economia da recorrência

Convidados da Convenia
Gestão estratégica de RH
  7 min. de leitura

A economia da recorrência é baseada em um modelo de consumo que prioriza o uso e a experiência em detrimento à posse. Para os consumidores, isso representa mais praticidade, flexibilidade e acesso a produtos e serviços sempre atualizados.

Já os empreendedores que estão à frente de negócios recorrentes também têm vantagens, passando a ter uma previsibilidade maior nas receitas.

Neste post, vamos esclarecer o que quer dizer economia da recorrência e explicar melhor os benefícios obtidos por quem segue o modelo.

Boa leitura!

O que é economia da recorrência?

A economia da recorrência é um segmento composto por empresas que trabalham com recebimento periódico, como planos de assinaturas, aluguéis e seguros. Em vez de realizarem compras avulsas, os clientes  pagam de forma recorrente (por mês, trimestre, ano etc.), estabelecendo um relacionamento contínuo entre as duas partes.

Os negócios recorrentes não são exatamente uma novidade. Alguns exemplos de empresas que atuam com esse modelo são escolas, cursos de idiomas, academias, clubes e empresas que prestam serviços fixos de limpeza ou segurança.

Mais recentemente, outras áreas passaram a explorar o modelo. Hoje há, por exemplo, planos de assinatura de carros, em que o cliente paga um valor mensal para usar o veículo de uma locadora.

Nos últimos anos, as companhias que elevaram a economia da recorrência a um novo patamar são as empresas de tecnologia que trabalham no modelo de software como serviço (SaaS, na sigla em inglês para Software as a Service).

Resumindo, os pontos principais da economia da recorrência são:

  • negócios da economia da recorrência vendem planos de assinatura que dão direito ao uso e acesso a produtos e serviços;
  • a grande vantagem do modelo é a maior previsibilidade nas receitas;
  • as plataformas de SaaS estão entre os negócios recorrentes mais usados atualmente.

O que é SaaS?

Software como serviço, ou SaaS, é um modelo de negócio em que a empresa desenvolvedora disponibiliza o acesso à sua plataforma (software) na nuvem, mediante o pagamento de uma assinatura.

Antes do SaaS se tornar o método mais comum de comercialização, os softwares eram vendidos por licença, em que o cliente pagava apenas uma vez. O problema é que o tempo passava e o usuário ficava com um programa desatualizado, sem contar que só conseguia acessá-lo apenas nos computadores em que o sistema foi atualizado.

Com as plataformas hospedadas na nuvem, o acesso pode ser feito em qualquer lugar com internet. Outra vantagem é que o software como serviço permite o acesso concomitante de mais de um usuário.

Já que mencionamos o ambiente de trabalho, essa é uma das áreas que os desenvolvedores de SaaS mais exploram. Hoje, você encontra diversos softwares na nuvem para gestão de projetos, gerenciamento de tarefas, gestão financeira, gestão de RH e por aí vai. Mas os exemplos mais conhecidos estão no entretenimento. Se em uma época você tinha que alugar ou comprar o DVD de cada filme que queria assistir, hoje basta assinar um serviço de streaming. A mesma coisa com a música, com o SaaS substituindo os CDs.

Principais características da economia da recorrência

Existem algumas características que boa parte das companhias da economia da recorrência (especialmente as empresas de SaaS) compartilham em seu modelo de negócio.

  • Mais de um plano: o modelo mais comum tem um plano mais econômico, apenas com funcionalidades básicas; um mais caro e completo; e um intermediário. Mas não é uma regra, as empresas adaptam seu pricing de acordo com  as necessidades do negócio.
  • Desconto com pagamento anual: a maioria dos usuários escolhe o pagamento mensal, mas geralmente existe a possibilidade de pagar antecipadamente por 12 meses, obtendo um desconto.
  • Formas de pagamento: o método preferencial é o cartão de crédito, mas a empresa pode oferecer a possibilidade de pagar via boleto ou, em alguns casos, por Pix.
  • Renovações automáticas: seja no modelo de pagamento mensal ou anual, os planos são renovados automaticamente a cada novo período, a não ser que o cliente opte por cancelar sua assinatura.
  • Simplicidade para assinar e cancelar: o usuário deve ter facilidade para aderir e cancelar a assinatura, de preferência podendo fazê-lo por conta própria, via site ou aplicativo.
  • Atualização constante e suporte eficiente: um dos principais objetivos dos negócios recorrentes é manter os clientes. Por isso, fazem o possível para que eles tenham uma boa experiência com o serviço.

Vantagens da economia da recorrência

Se você tem dúvidas sobre empreender na economia da recorrência, a primeira dica é observar o mercado e o comportamento do seu público-alvo.

Em alguns segmentos, como o dos softwares, a transição para os modelos de assinatura já foi feita e é irreversível.

Um bom exemplo é a Adobe, empresa que desenvolve softwares de multimídia e criatividade que mudou de modelo ao notar as oportunidades que estavam perdendo. Veja a separação das receitas que a companhia obteve no terceiro trimestre de 2011 e compare com os números do mesmo período de 2021:

PeríodoOrigem da receitaValor
2011 (3º trimestre)Venda de produtosUS$ 814,5 milhões
2011 (3º trimestre)AssinaturasUS$ 112 milhões
2011 (3º trimestre)Serviços e suporteUS$ 86,7 milhões
2021 (3º trimestre)AssinaturasUS$ 3,6 bilhões
2021 (3º trimestre)Venda de produtosUS$ 119 milhões
2021 (3º trimestre)Serviços e outrosUS$ 159 milhões

Veja que, hoje, a diferença é enorme, e os números indicam que a transição para o modelo SaaS tem sido positiva para a Adobe. De 2011 para cá, o preço de suas ações subiu mais de 2.000%.

Além de ser praticamente uma exigência do mercado em algumas áreas, o modelo de negócio por assinatura traz outras vantagens, que detalhamos abaixo.

Mais previsibilidade nas receitas

As empresas da economia da recorrência controlam seu fluxo de caixa com uma margem de erro pequena.

Basta calcular a partir da receita dos assinantes atuais, descontando a taxa de cancelamento (churn) e somando a taxa de crescimento (growth rate), que considera a aquisição de novos clientes e upgrades nas assinaturas.

Facilidade para planejar e definir o orçamento

Com a vantagem que explicamos acima, planejar as próximas ações e investimentos fica muito mais simples, porque há um grau alto de confiabilidade nas previsões de receita.

Menos dependência de novas vendas

Empresas que trabalham com vendas avulsas precisam estar constantemente buscando novos clientes para fechar o mês no azul. Os negócios recorrentes não deixam de buscar novos clientes, mas o grosso de sua receita vem daqueles que já foram conquistados.

Além de proporcionar mais segurança financeira para a companhia, isso diminui o custo de aquisição de clientes (CAC).

Melhoria contínua

Para manter a taxa de cancelamento baixa, é essencial manter o foco no cliente e trabalhar para que ele esteja sempre satisfeito. Como os relacionamentos são mais longos nos contratos recorrentes, as empresas têm à disposição uma ótima base de informações para atualizar e melhorar seus serviços.

Gerindo o negócio recorrente com eficiência

Para aproveitar todos os benefícios que a economia da recorrência oferece, você precisa automatizar as tarefas repetitivas da gestão da sua empresa.

A cobrança dos assinantes — faturando no cartão de crédito ou emitindo boletos — é a principal. Essa tarefa não deve ser feita manualmente, sob o risco de serem cometidos erros, além do  tempo que isso leva.

O que a empresa precisa é de uma plataforma de gestão como a Superlógica, com o recurso de régua de pagamentos, que permite configurar o envio automático de mensagens de cobrança aos clientes.

Outro recurso é a Conta Digital totalmente integrada ao sistema, o que  possibilita a conciliação bancária 100% automática.

Então, aproveite as vantagens do negócio recorrente com uma plataforma feita especialmente para esse modelo!

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