Ergonomia no trabalho: que vantagens ela traz para a sua empresa?

Ergonomia no trabalho: que vantagens ela traz para a sua empresa?

Entenda melhor o conceito de ergonomia e saiba que tipo de vantagem ela pode trazer para a sua empresa

Consistindo em uma disciplina voltada para uma organização das atividades (sejam elas físicas, cognitivas ou organizacionais) dos seres humanos, a ergonomia ganha cada vez mais atenção por parte dos profissionais que buscam produtividade e sucesso em empresas, até pelo fato de vir e mostrando uma técnica de grande eficiência quando aplicada.

Vinda das palavras gregas ergon e nomos (que significam, respectivamente, trabalho e normas), a ergonomia tem se apresentado no mercado como uma opção de retorno garantido para melhorar o funcionamento e a fluidez de empresas nos mais variados aspectos. De acordo com pesquisadores do tema, alguns dos pontos que podem melhorar muito dentro de uma organização com o uso da técnica são:

  • Redução de até 3% na falta de funcionários no trabalho
    Vale ressaltar que a falta de um trabalhador no grupo pode tanto afetar a sua produtividade como a dos colegas.
  • Queda de até 25% no desperdício de matéria-prima
    Além de melhorar a responsabilidade ambiental da empresa, também pode evitar uma série de prejuízos.
  • Mais rapidez na entrega de tarefas ou pedidos de clientes
    Até 95% da demanda é atendida entro do prazo, melhorando a imagem da emprega junto ao consumidor e, consequentemente, aumentando as chances de fidelização.
  • Melhoras na qualidade de vida de funcionários
    Também podem ser notadas quedas no volume de acidentes ou incidentes de trabalho nas companhias que fazem o uso da ergonomia.
  • Diminuição da necessidade de retrabalho
    A queda na taxa de tarefas e trabalhos que precisam ser refeitos pelos funcionários pode ser de até 50%
  • Aumento de produtividade na empresa
    Contando com um ambiente mais organizado e ‘ergonomicamente adequado’, os profissionais conseguem se dedicar mais às tarefas que precisam executar, e isso pode diminuir drasticamente a ocorrência de uma série de falhas.

Imagem: reprodução

New call-to-action

 

 

Marcelo Furtado

Marcelo Furtado é administrador de empresas com pós-graduação em engenharia financeira pela Poli-USP. Iniciou sua carreira na Pepsico e posteriormente trabalhou 8 anos com gestão de ativos em hedge funds. É cofundador da Convenia, primeiro software na nuvem de gestão de departamento pessoal voltado para pequenas e médias empresas no Brasil. Marcelo também atua como professor de Marketing Digital na ESPM-SP e mentor na ACE e Google Campus.