A gestão do conhecimento engloba todas as estratégias que visam criar, compartilhar, aplicar e gerenciar as informações de uma organização. Seu foco é garantir as melhores práticas de aplicação para os saberes da empresa, aproximando-a dos seus objetivos.
No contexto do RH, seu papel é promover a retenção e a transferência de conhecimentos críticos aos colaboradores, aprimorando a qualificação, expertise e produtividade.
Além disso, essa gestão otimiza o desenvolvimento das equipes, uma vez que informações e dados relevantes são centralizados e aproveitados ao máximo, inclusive para identificar oportunidades de melhorias.
Quer entender melhor o papel da gestão do conhecimento nas organizações e como utilizá-la em prol da estratégia do setor?
A seguir, conheça os principais pilares deste conceito e seus benefícios. Veja também as etapas para a implementação, confira alguns cases de sucesso sobre o tema e tire suas dúvidas. Acompanhe! 😀
Gestão do Conhecimento: o que é e quais são seus pilares?
Gestão do Conhecimento é o processo de identificar, capturar, organizar, armazenar e compartilhar o conhecimento dentro de uma organização.
Envolve a criação de estratégias e a implementação de práticas para garantir que as informações relevantes estejam disponíveis para as pessoas certas no momento certo, promovendo a aprendizagem contínua e a tomada de decisões informadas.
O conceito é multidisciplinar e engloba diferentes métodos, processos e tecnologias, que visam aprimorar desde a aplicação dos saberes na empresa.
Com foco em favorecer os resultados do negócio, a GC busca operacionalizar todo o conhecimento existente nele. Para isso, ela é baseada em quatro pilares principais, conheça cada um deles, abaixo:
Dados
No mercado, dados são registros de atividades, estruturas ou operações. São informações ainda “cruas”, por exemplo:
- Métricas que ainda não viraram relatórios;
- Planilha de contatos;
- Pauta bruta ao fim de uma reunião.
Esses são casos de dados que ainda precisam ser trabalhados para obter significado, contextualização e valor estratégico na empresa.
Informação
Assim que uma mensagem composta por dados passa a fazer sentido, ela se transforma em informação.
Basicamente, após um conjunto de dados ser analisado, interpretado e agrupado para gerar insights pertinentes ao negócio, ele ganha status de informação e está apto a gerar conhecimento.
Conhecimento
O conhecimento nasce da reunião de inúmeras informações, ampliando sua perspectiva e significação. Seu objetivo é proporcionar conteúdo relevante para as mais diversas esferas profissionais, sejam elas micro ou macro.
Um importante destaque é que o conhecimento se transforma sempre que novos dados e informações são obtidas. Por isso a necessidade de uma gestão para controlá-lo.
Gestão
A gestão do conhecimento é responsável por conectar todos os outros pilares. Ela envolve a criação de processos, estratégias e ferramentas para coletar, armazenar, compartilhar e aplicar os dados, informações e conhecimentos de forma eficaz em toda a organização. Seu papel é maximizar o uso do conhecimento para atingir os objetivos da empresa.
Benefícios da gestão do conhecimento
Por meio da captura, compartilhamento e gerenciamento do conhecimento, os processos ligados ao desenvolvimento de talentos são significativamente favorecidos.
Assim, a gestão cria um ambiente ideal para o aprendizado contínuo. Por consequência, há uma valorização e incentivo ao crescimento profissional, deixando os colaboradores mais produtivos e engajados.
Além disso, os processos internos ficam mais eficientes e a experiência do colaborador melhora. Inclusive, com a estruturação dos dados e informações que dão base aos conhecimentos, a tomada de decisões também se torna mais sólida e assertiva.
Todos esses fatores favorecem o sucesso da empresa toda. Afinal, suas operações passam a ser mais ágeis, eficientes e competitivas.
Esses benefícios estão diretamente relacionados ao RH Ágil, peça imprescindível para as organizações que desejam potencializar o valor estratégico do seu capital humano.
Estratégias de implementação da gestão do conhecimento na empresa
A gestão do conhecimento precisa ser inerente à cultura organizacional. Isso significa que sua implementação deve ser adaptada às demandas e ao perfil de competências de cada empresa.
Em todo caso, o processo é baseado em algumas etapas básicas que você confere abaixo:
Analise a situação atual da empresa
O primeiro passo é entender quais são as demandas da organização. Comece avaliando a situação atual da empresa para identificar lacunas e oportunidades de melhoria.
Para isso, é importante se reunir com os líderes, abordar quais são os principais gargalos atuais e definir pontos dos processos para aprimorar. Isso ajuda a entender onde estão os principais desafios.
Nessa etapa, o ideal é fazer uma revisão de todos os objetivos e da própria cultura da empresa. Assim, você identificará parâmetros que irão nortear as habilidades, competências e conhecimentos necessários para que o negócio atinja suas pretensões e cresça continuamente.
Faça o planejamento das ações
A partir da análise anterior, você e sua equipe ganham embasamento para definir os objetivos e estratégias a serem aplicados. Por sua vez, essa será a base para estipular as ações necessárias para a aplicação.
O foco é desenvolver um plano detalhado que inclua metas claras, recursos necessários e um cronograma.
Também procure descrever as atividades necessárias para colocar a gestão em prática, definir as etapas de implementação, sua ordem de prioridades e elencar os profissionais responsáveis.
Realize reuniões
Promova reuniões regulares com os colaboradores e os gestores para compartilhar informações, discutir ideias e alinhar estratégias. Esse tipo de ação fomenta a colaboração e a troca de conhecimento.
Manter uma boa comunicação interna e prezar pela qualidade no relacionamento entre os profissionais é essencial para que o conhecimento seja compartilhado com mais efetividade.
Os encontros periódicos entre a equipe incentivam isso e podem abordar questões como:
- Feedbacks sobre as condições atuais das operações;
- Clima organizacional e cultura da empresa;
- Processos de desenvolvimento profissional;
- Entre outros pontos relevantes para otimizar a obtenção e a circulação de conhecimento.
Crie canais de discussão
Além dos encontros periódicos entre as equipes, também é essencial aprimorar a comunicação por meio de canais mais abrangentes. Hoje em dia, inúmeras ferramentas podem ser utilizadas para incentivar o diálogo entre os talentos.
Elas vão desde os softwares de gestão, que aprimoram a distribuição das informações entre os setores da empresa, até os sistemas de comunicação corporativa e intranet.
Mesmo os grupos de discussão em aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, podem ser úteis. Em todo caso, o foco é disponibilizar meios eficientes para promover a colaboração e a disseminação de informações entre o time.
Pratique benchmarking
O benchmarking pode favorecer muito a sua empresa. Afinal, ao analisar o mercado e entender seus processos, você pode replicar ações bem-sucedidas e aperfeiçoá-las conforme as demandas da sua organização.
Portanto, estude as melhores práticas de outras companhias para identificar abordagens bem-sucedidas na gestão do conhecimento. A partir daí, adapte as ideias mais eficazes para a sua equipe.
Para isso, defina quais negócios serão avaliados e os parâmetros utilizados na comparação. Ainda é necessário definir os indicadores que validarão as estratégias analisadas no benchmarking. Em seguida, deve-se coletar os dados, verificar seus resultados e traçar um plano de ação com base neles.
Teste o que foi planejado
Feito o planejamento, é essencial testá-lo. Estipule um período para a realização dos testes e os profissionais responsáveis para determinar os resultados, aqui, vale apoiar-se no método científico.
Ou seja, defina uma hipótese para as melhorias, às experimente, veja seus resultados e faça uma conclusão. Esse processo gera insights e métricas pertinentes para que a implementação da gestão seja bem-sucedida e passível de aperfeiçoamento constante.
A ideia é realizar testes-piloto das estratégias de gestão do conhecimento em pequena escala. Isso permite avaliar sua eficácia e identificar as áreas que precisam de ajustes antes mesmo de investir em ações que englobam toda a empresa.
Implemente o que der certo na empresa
Para finalizar, basta implementar as ações que se demonstraram mais eficazes na fase de testes. Isso permite que o conhecimento se aplique de forma consistente e eficaz em toda a organização.
Nesse momento, é essencial informar e envolver toda a equipe, a fim de promover uma cultura de compartilhamento de conhecimento.
Nunca pare de gerar dados, informações e testes. Acompanhe as lacunas de perda de conhecimento e atualize seu planejamento constantemente, para que a educação corporativa sempre atenda às demandas atuais da organização.
Cases de sucesso
Após entender melhor o que é gestão do conhecimento e quais as etapas básicas para implementá-la, vale a pena conhecer alguns cases de sucesso que reforçam sua importância para o crescimento das organizações.
Desse modo, nada melhor do que explorar exemplos de grandes empresas que apostaram no conhecimento organizacional para conquistar um espaço de grande relevância no mercado global.
Amazon
A gestão do conhecimento é uma prioridade na Amazon desde a sua fundação nos anos 90. Nela, todos os gestores têm acesso às informações completas de cada unidade da companhia.
Isso contribuiu muito para que a empresa se tornasse uma gigante do varejo mundial. O motivo é que as mesmas estratégias de sucesso que a tornaram referência na venda de livros online foram replicadas para impulsionar a comercialização de inúmeras outras categorias.
Petrobras
No Brasil, uma das companhias que melhor aplicam a gestão do conhecimento é a estatal Petrobras. Suas principais ações envolvem o desenvolvimento de comunidades práticas e de técnicas de lições aprendidas em prol da sua inteligência competitiva.
O primeiro conceito se refere à colaboração e troca de conhecimentos para promover o aprendizado coletivo dentro da empresa. Já o segundo consiste na análise de experiências passadas, identificando erros e acertos para embasar melhorias contínuas.
Nações Unidas
Já a Organização das Nações Unidas aplica a gestão do conhecimento para coletar, analisar e disseminar habilidades e competências com o intuito de beneficiar outras iniciativas de cunho público e humanitário.
Com base nas suas próprias experiências, a ONU promove redes de relacionamentos, ações de aprendizagem organizacional e gestão de talentos para solucionar desafios de outras organizações e engajar seus respectivos públicos.
Banco Mundial
Ainda no contexto das organizações sem fins lucrativos, o Banco Mundial descentralizou suas operações. Isso porque, antes, seus processos de decisão eram lentos e caros, pois sempre tinham que passar por Washington.
Ao estruturar seus conhecimentos e os disponibilizar para outras agências, os processos externos ganharam mais empoderamento decisório. Além disso, como mais pessoas foram envolvidas, novas competências surgiram e passaram a somar às existentes.
General Electric
Fechando a lista, a General Electric se tornou um grande case de gestão do conhecimento com a implementação do Corporate Executive Council. Trata-se de um grande encontro com todos os executivos das inúmeras unidades desse conglomerado multinacional.
A reunião é realizada periodicamente e dura dois dias. Nela, participantes de todas as partes do mundo trocam conhecimentos e debatem sobre temas importantes para os negócios, contribuindo para a otimização dos seus processos de gestão.
Os breves cases apresentados demonstram bem como o conhecimento pode ser a chave para o crescimento e sucesso da sua empresa.
Ao aproveitar o vasto potencial de aprendizado interno, você fortalece o capital humano, otimiza processos, melhora a tomada de decisões e, consequentemente, impulsiona sua competitividade no mercado.
Combinar as hard e soft skills (power skills) dos talentos é vital na aplicação da gestão do conhecimento. Afinal, essa integração permite potencializar os pontos fortes da equipe e aproveitar ao máximo suas competências.
Dúvidas frequentes
O que é educação corporativa?
A educação corporativa consiste na união entre a gestão do conhecimento e de pessoas. Ela vai além das rotinas de treinamento, pois não foca apenas nas horas de qualificação e nas certificações dos colaboradores. Ao invés disso, ela é voltada ao desenvolvimento de pessoas orientado ao crescimento contínuo da empresa no longo prazo.
Onde aprender mais sobre gestão do conhecimento?
A Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC) é a principal referência no tema, promovendo eventos, cursos e artigos sobre o assunto. Também existem pós-graduações e diversas publicações na área, de nomes como Ronaldo Vieira e Maria Antonieta Rossato.