Como conquistar o selo de Great Place to Work? Insights para gestores de RH

Marcelo Furtado
Gestão estratégica de RH
  12 min. de leitura

O selo Great Place to Work (GPTW) é mais do que um simples reconhecimento. Trata-se de um símbolo de excelência na gestão de pessoas, que pode fazer muita diferença para o posicionamento de uma empresa. Afinal, atrair e reter os melhores profissionais contribui para impulsionar o crescimento e a inovação de qualquer negócio.

Nesse sentido, o selo de GPTW tornou-se um marco cobiçado de qualidade em cultura organizacional e satisfação dos colaboradores. Entretanto, conquistá-lo não é apenas uma questão de sorte ou de recursos financeiros. 

Sua obtenção é o resultado de um compromisso contínuo com políticas, práticas e valores que promovem um ambiente de trabalho positivo, inclusivo e gratificante.

Quer saber como conseguir o selo Great Place to Work? Neste artigo, você vai conferir todos os detalhes sobre sua importância, principais características e benefícios, além das melhores práticas para obtê-lo. Boa leitura! 😉

Principais características de um Great Place to Work

Se você ainda não sabe o que significa Great Place to Work, o termo pode ser traduzido como “excelente local para trabalhar”. 

A GPTW é uma consultoria de alcance mundial que atua na análise e no reconhecimento das melhores práticas de gestão de RH. Sua missão é apoiar empresas que têm as pessoas como o centro de suas estratégias de negócios.

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Algumas das principais características que destacam esses ambientes de trabalho excepcionais incluem:

Cultura organizacional forte 

Em um Great Place to Work, a cultura organizacional não é apenas uma descrição genérica. Ela é tangível e permeia todas as facetas da empresa. Essa cultura é baseada em valores claros, que envolvem transparência, respeito mútuo e confiança.

Liderança inspiradora

Muito mais que delegar tarefas, os líderes inspiram, motivam e capacitam suas equipes. Eles são acessíveis, abertos ao feedback e demonstram um compromisso genuíno com o crescimento e o desenvolvimento da equipe.

Comunicação efetiva

A comunicação transparente e aberta também é uma característica marcante de um GPTW. As informações fluem livremente entre todos os níveis hierárquicos. Assim, os colaboradores se sentem informados, valorizados e engajados com os objetivos da empresa.

Ambiente de trabalho inclusivo 

Um Great Place to Work valoriza a diversidade e a inclusão, criando um ambiente onde todas as vozes são ouvidas e as contribuições são valorizadas. Não há espaço para discriminação ou exclusão, mas sim respeito mútuo e oportunidades iguais para todos.

Benefícios e políticas de bem-estar 

Um GPTW investe em políticas de bem-estar abrangentes, que visam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional dos colaboradores. Isso pode incluir flexibilidade de horários, programas de incentivo à saúde, apoio psicológico, entre outros.

Oportunidades de desenvolvimento profissional

Cientes da importância de investir no crescimento dos colaboradores, empresas GPTW oferecem oportunidades de aprendizado contínuo, programas de mentoria, planos de carreira e feedback construtivo para ajudar os talentos a atingirem seu pleno potencial.

Diagnóstico da cultura organizacional

Para conseguir o selo Great Place to Work, sua empresa precisa se inscrever no site da consultoria e seguir algumas etapas até a certificação. 

Tudo começa pela pesquisa interna, chamada Trust Index. Ela é aplicada para o maior número possível de colaboradores na organização, que só é reconhecida como um ótimo ambiente de trabalho se atingir a nota de 70 ou mais.

Se o negócio alcançar a pontuação mínima, ele já receberá o selo e poderá usá-lo pelos próximos 12 meses. Já se a pontuação for inferior, há a possibilidade de corrigir processos e tentar uma nova qualificação depois de 4 meses.

Mesmo nos negócios bem pontuados, os resultados da pesquisa devem embasar ações estratégicas para aprimorar ainda mais a gestão de pessoas. Além disso, o Trust Index oferece um claro diagnóstico sobre a cultura organizacional, avaliando as seguintes dimensões:

  1. Respeito: trata-se da mensuração do nível em que os colaboradores se sentem respeitados e valorizados pela organização e seus colegas;
  2. Credibilidade: trata-se da visão da equipe em relação à confiança que sentem sobre seus líderes, além da sua credibilidade, integridade e competência;
  3. Orgulho: corresponde à medida do nível de engajamento e de orgulho que os profissionais têm de atuar na empresa;
  4. Imparcialidade: avalia se os colaboradores, gestores e lideranças reconhecem e tratam todos na empresa de maneira imparcial e igualitária;
  5. Camaradagem: identifica quais são os níveis de proximidade e de companheirismo entre os profissionais dentro da organização.

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10 benefícios de uma empresa com esse selo

Conquistar o selo GPTW proporciona muito mais do que o reconhecimento de excelência na gestão de pessoas. Trata-se também de um investimento estratégico, que oferece ganhos para diversos aspectos da empresa. Veja os principais benefícios de ser um Great Place to Work, tanto para os colaboradores, quanto para as organizações:

Para os colaboradores

  • Maior satisfação e engajamento: sentir-se valorizado, respeitado e parte de um time coeso contribui para a felicidade e o entusiasmo no trabalho;
  • Melhor saúde mental e física: um ambiente positivo e acolhedor reduz o estresse e promove o bem-estar geral;
  • Maior produtividade e criatividade: pessoas felizes e motivadas são mais propensas a se dedicarem ao máximo e a buscarem soluções inovadoras;
  • Melhor desenvolvimento profissional: oportunidades de crescimento e aprendizado contínuo contribuem para a evolução da carreira;
  • Maior retenção de talentos: talentos felizes e satisfeitos tendem a permanecer na empresa por mais tempo e ficam menos sujeitos a questões como o quiet quitting.

Para a empresa

  • Melhoria da imagem e reputação: ser reconhecido como um Great Place to Work aumenta a visibilidade da empresa e atrai os melhores talentos;
  • Vantagem competitiva no mercado: o GPTW destaca o negócio em um mercado cada vez mais competitivo por oferecer um ambiente de trabalho diferenciado;
  • Aumento da produtividade e da lucratividade: colaboradores engajados e motivados geram melhores resultados;
  • Redução dos custos com recrutamento e seleção: a retenção de talentos diminui a necessidade de constante busca por novos colaboradores;
  • Maior inovação e criatividade: um ambiente positivo e colaborativo estimula o surgimento de novas ideias.

Estratégias para construir um GPTW

Construir um Great Place to Work não é somente um objetivo a ser alcançado pontualmente, apenas para se obter uma certificação. O ideal é que esse seja um processo contínuo de melhoria da cultura organizacional e do ambiente de trabalho. 

Existem diversas estratégias e boas práticas para construir um ótimo ambiente de trabalho, aumentar as chances de obter o selo GPTW e maximizar o retorno sobre o investimento nesse reconhecimento.

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Mapeie a experiência dos seus colaboradores

Antes de implementar qualquer mudança, é essencial entender a experiência dos colaboradores dentro da empresa. 

Pesquisas de clima organizacional, entrevistas individuais e análises de feedback, por exemplo, podem te ajudar a obter insights valiosos sobre o que a equipe valoriza, quais seus desafios e o que pode ser feito para melhorar seu bem-estar e engajamento.

Fortaleça sua marca empregadora

Por mais que o GPTW seja muito valioso para alavancar sua marca empregadora, ela deve ser construída e fortalecida antes da certificação. 

Procure avaliar a proposta de valor da sua empresa como empregadora, seus diferenciais, processos de seleção, onboarding, desenvolvimento e feedbacks dos colaboradores, usando esses conhecimentos para aprimorar os processos em cada frente analisada.

Invista em uma cultura organizacional forte

Uma cultura organizacional sólida é o alicerce de um GPTW. Por isso, defina claramente os valores da empresa e as expectativas de comportamento, 

Faça a cultura estar presente em todos os aspectos organizacionais, desde as políticas de RH, até as interações diárias entre os colaboradores. Além disso, promova a diversidade, a inclusão e o respeito mútuo para que todos se sintam respeitados e valorizados.

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Crie políticas de desenvolvimento

Oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional é essencial para potencializar as capacidades e o próprio engajamento dos colaboradores. 

Além de promover um time capacitado e apto a desenvolver um trabalho de excelência em suas jornadas, investir em treinamento e aprimoramento fortalece o vínculo de confiança dos talentos junto à empresa e incentiva seu crescimento. 

Promova uma cultura de feedbacks e a comunicação interna

A comunicação aberta, transparente e bidirecional é fundamental para construir um ambiente de confiança e colaboração. 

Estabeleça canais de comunicação eficazes, que incentivem os colaboradores a compartilhar ideias, feedbacks e preocupações. Também promova uma cultura de feedback construtivo, onde o diálogo seja utilizado em prol do crescimento individual e organizacional.

Informações importantes sobre o selo GPTW

Para conseguir o selo Great Place to Work, você precisa inscrever a sua empresa no site da consultoria GPTW e começar a jornada de certificação. Após contratá-la, a organização tem até 6 meses para ser certificada. Confira algumas etapas e regras importantes do processo: 

Escolha do plano

Antes de tudo, você precisa inscrever sua empresa em um dos planos disponíveis, já que a certificação GPTW é paga. 

Entre as opções disponíveis, há um plano mensal para organizações que têm de 10 a 29 colaboradores, além dos planos Basic, Pro e Performance para os negócios que têm mais de 30 profissionais em seu quadro interno.

Preparação para a pesquisa

O profissional responsável pela inscrição no Great Place to Work precisa realizar algumas tarefas antes da aplicação da pesquisa propriamente dita. Isso envolve: 

  • Responder às perguntas indicadas no cadastro inicial;
  • Baixar a planilha de colaboradores;
  • Fazer seu preenchimento;
  • Realizar o upload do documento no sistema.
  • Definir a data de início da pesquisa, que fica disponível durante 15 dias corridos. 

O ideal é realizar uma campanha interna para divulgar a realização da pesquisa e mobilizar os colaboradores, esclarecendo a importância da sua aplicação em prol de um melhor ambiente de trabalho, mas também deixando claro que sua realização não é obrigatória. 

Pontos de atenção durante a pesquisa

Como citamos, a realização da pesquisa pelos colaboradores é facultativa. Ou seja, a equipe deve ser conscientizada sobre os benefícios de respondê-la e apenas o fazer caso se sintam confortáveis para isso. 

Durante a aplicação da pesquisa, você pode monitorar o número de respondentes em tempo real por meio da plataforma do GPTW. Entretanto, esse acompanhamento não deve ser utilizado para cobrar a participação da equipe. Ou seja, é proibido: 

  • Oferecer recompensas pela participação;
  • Monitorar as respostas preenchidas pelos membros do time;
  • Cobrar qualquer tipo de prova de que a pesquisa foi respondida;
  • Controlar quantos profissionais responderam o questionário. 

Renovação

Se a empresa atingir a pontuação mínima no questionário, que é 70, o selo GPTW é emitido em um dia após a finalização do processo

A partir disso, a certificação tem validade de um ano. Depois desse prazo, a organização não pode mais utilizar o selo. Ou seja, é necessário se certificar novamente, aplicando uma nova pesquisa. 

Questionário interno

Além da pesquisa de clima respondida pelos colaboradores, os responsáveis pelo processo também devem preencher um Questionário de Certificação em nome da empresa.

O documento tem 90 perguntas e aborda questões como índice de turnover voluntário da organização, média de concorrência por vaga, entre outras informações. A emissão do selo GPTW só ocorre após a conclusão dessa etapa. 

Obtenção da certificação 

Após a aprovação na pesquisa dos colaboradores e no questionário interno, é hora de divulgar a conquista para o mercado. Para isso, é possível visualizar e baixar o selo GPTW em diferentes formatos e dimensões na plataforma da instituição. 

Agora que você conhece todos os detalhes sobre o Great Place to Work, lembre-se que essa certificação é só uma das muitas ações que o RH deve realizar em prol do bem-estar dos colaboradores. 

Plataforma de RH

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