O setor de recursos humanos e seu novo perfil

O setor de recursos humanos e seu novo perfil

O setor de recursos humanos e seu novo perfil

Conheca as grandes mudanças que ocorreram no setor e no perfil dos profissionais de recursos humanos

 

Enquanto, algum tempo atrás, receber um chamado do setor de recursos humanos era algo recebido com muito temor pela maioria dos profissionais do mercado; nos dias de hoje este segmento é, justamente, o grande responsável por boa parte da resolução de problemas diversos de uma empresa; sendo considerado um verdadeiro “porto seguro” para muitos empregados.

Com a ajuda de cada vez mais recursos tecnológicos – que permitem tanto uma coleta de informações mais precisa como a possibilidade de elaborar planos e estratégias mais certeiras e direcionadas à melhorias – o setor de recursos humanos caminha a passos largos para dias de mais sucesso e eficiência, acompanhando as inovações do mercado e atuando no recrutamo e na gestação de pessoas de maneira cada vez mais bem-sucedida.

Com isso em mente, não é difícil comparar e enxergar como o perfil (do setor e do profissional) de recursos humanos mudou ao longo dos anos – já que, hoje, o segmento anteriormente conhecido como o famoso DP (referente à sigla de Departamento Pessoal) é responsável por aspectos que vão muito além do controle de pagamento de salários e determinação de férias.

Aspectos essenciais para o sucesso das companhias de hoje (incluindo o recrutamento de profissionais, retenção de talentos, gestão de pessoas, avaliação de desempenho e elaboração de estratégias de motivação, reconhecimento, benefícios corporativos, entre outras melhorias) têm os trabalhadores do setor de RH como principais realizadores; que guiam e dão apoio aos líderes e gestores da empresa nos mais diferentes sentidos.

Em um mercado onde a velocidade das mudanças e inovações é cada vez mais acelerado, torna-se cada vez mais valorizado o trabalho destes profissionais – que devem estar constantemente se adaptando aos novos cenários e aspectos apresentados pelos diferentes setores de atuação empresarial.

Imagem: reprodução

 

New call-to-action

Marcelo Furtado

Marcelo Furtado é administrador de empresas com pós-graduação em engenharia financeira pela Poli-USP. Iniciou sua carreira na Pepsico e posteriormente trabalhou 8 anos com gestão de ativos em hedge funds. É cofundador da Convenia, primeiro software na nuvem de gestão de departamento pessoal voltado para pequenas e médias empresas no Brasil. Marcelo também atua como professor de Marketing Digital na ESPM-SP e mentor na ACE e Google Campus.

Contribua com este post