7 perguntas de Entrevista de Emprego que o RH deve fazer em 2024

Marcelo Furtado
Recrutamento e Seleção
  5 min. de leitura

Quem conduz um processo de recrutamento e seleção deve, antecipadamente, definir as perguntas que serão utilizadas na entrevista de emprego, a fim de se preparar para avaliar as qualidades e a adequação de um candidato a uma vaga ou função específica.

Para isso, é essencial entender as competências desejados pela organização e definir as informações necessárias a serem obtidas durante o processo.

Para te auxiliar nessa etapa, apresentamos a seguir exemplos de perguntas de entrevista de emprego valiosas para a avaliação das competências de um profissional. Além disso, também discutiremos as questões que não devem fazer parte do seu roteiro de entrevista e outros pontos cruciais a serem considerados na análise dos talentos do mercado.

Perguntas de entrevista de emprego que o RH deve fazer

Na atualidade, as perguntas de entrevista de emprego podem ser extremamente bizarras e parecer não ter relação alguma com o propósito desse tipo de reunião – no entanto, quem tem mais experiência no mercado já sabe que, para decidir se um profissional é realmente certo e apto para uma vaga, é preciso elaborar questões objetivas e estratégicas.

Podendo revelar muito sobre as qualificações e o nível de preparo de uma pessoa para uma função, as perguntas de entrevista de emprego devem ser bem pensadas e desenvolvidas de acordo com a vaga a ser preenchida.

Dito isso, fique ligado na lista a seguir e entenda o que é, de fato, importante saber durante o questionário de seleção:

  • Quais qualificações e experiências anteriores tornam este candidato o mais adequado para o emprego?
  • Qual seria o maior desafio que o profissional enfrentaria em sua nova posição e como ele planejaria solucioná-lo?
  • O que atrai o candidato a trabalhar na empresa e ocupar o cargo específico?
  • Qual é a visão de sucesso do candidato em relação à empresa e ao cargo?
  • Quais são os principais obstáculos ou limitações que o candidato percebe em relação à vaga?
  • Qual é o interesse do candidato em desenvolver uma carreira e se aprimorar na profissão?
  • Como o profissional se sente em relação à equipe com a qual irá trabalhar?

O que não perguntar em uma entrevista de emprego

É importante evitar perguntas discriminatórias que prejudiquem a experiência do candidato e estejam em desacordo com a legislação trabalhista. Não se deve questionar sobre a vida pessoal, visão política, religião, assuntos familiares, intenção de ter filhos, estado civil, orientação sexual, saúde, raça, uso de álcool ou tabaco, entre outros tópicos sensíveis.

No entanto, em casos específicos, como vagas afirmativas para pessoas com deficiência ou voltadas à diversidade, é fundamental explicar que as perguntas têm como objetivo a inclusão e não a discriminação.

Definindo o seu questionário interno para entrevistas de emprego

Além de saber o que perguntar e o que evitar, é fundamental adotar algumas práticas para criar um questionário interno eficaz:

Introduza o contexto da empresa

Antes de fazer as perguntas, apresente a empresa de forma clara e concisa, explicando o ambiente de trabalho e os desafios únicos da organização. Isso ajudará os candidatos a relacionar suas habilidades às necessidades da empresa.

Adapte-se às respostas

Mostre flexibilidade para adaptar o questionário com base nas respostas dos candidatos. Aprofunde-se em habilidades específicas mencionadas, se relevantes para a vaga.

Busque aprofundamento

Prefira perguntas abertas que incentivem os candidatos a elaborar suas respostas. Explore experiências anteriores e expanda a discussão para obter informações mais completas.

Questões práticas

Além de competências e experiências, inclua perguntas práticas que reflitam situações reais do cargo. Isso pode incluir cenários desafiadores que o profissional poderia enfrentar.

Outros pontos a serem analisados na entrevista

Durante a entrevista, é importante avaliar:

  • Comunicação: Certifique-se de que o candidato se comunica de forma clara e adequada ao ambiente da empresa.
  • Comportamento: Observe sinais comportamentais que vão além das respostas, como o tratamento dos colegas e a manifestação de desconforto.
  • Desenvoltura: Avalie a maneira como o candidato se expressa, seu tom de voz e gestos, que indicam autoconfiança e capacidade de relacionamento.
  • Autoconhecimento: Analise como o candidato aborda suas experiências, destacando suas realizações e a maneira como lida com fracassos e desafios.

Essas dicas de perguntas e práticas de entrevista de emprego podem ser um ponto de partida valioso para aprimorar seus processos de recrutamento. Para mais informações, recomendamos o download do nosso eBook com 7 dinâmicas para aplicar online com os candidatos.

Nova call to action

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!