Recrutamento misto: como ganhar agilidade na busca do talento certo

Convidados da Convenia
Recrutamento e Seleção
  6 min. de leitura

Em um mercado cada vez mais competitivo, encontrar talentos qualificados com agilidade e efetividade se tornou uma tarefa desafiadora. Com isso, buscar novas formas estratégicas de contratação têm se tornado fundamental. Uma modalidade de contratação que tem ganhado destaque é o Recrutamento misto. Mas, como se beneficiar desta modalidade? Confira abaixo!

O que é Recrutamento Misto? 

O recrutamento misto, como o próprio nome já sugere, caracteriza-se pela mescla de outras duas modalidades: o recrutamento interno e o externo.

  • Recrutamento Interno: prioriza o preenchimento de determinada vaga por meio dos colaboradores que já fazem parte do quadro da empresa;
  • Recrutamento Externo: busca os profissionais que estão disponíveis no mercado. 

Não é novidade que os profissionais esperam encontrar em seu local de trabalho a tranquilidade e valorização necessária para atingir os seus objetivos pessoais e profissionais. Por isso, o recrutamento misto pode ser extremamente benéfico por fornecer a estes profissionais novas oportunidades de crescimento e evolução na carreira.

Ao mesmo tempo em que a empresa busca novos profissionais no mercado, disponibilizar oportunidades para os talentos que já possuem internamente ajuda não apenas na valorização do profissional, mas também em construir uma empresa onde há maior engajamento, valorização e retenção dos profissionais, o que é o alvo de qualquer organização.

Como saber quando realizar o Recrutamento Misto?

Entende-se que selecionar e recrutar o talento certo é um objetivo fundamental para qualquer negócio que almeje ser bem sucedido. 

Portanto, a busca pela qualidade e efetividade nos processos seletivos não é mais uma estratégia de diferenciação no mercado, mas sim uma necessidade. 

Com isso, a escolha do tipo ideal de recrutamento deve considerar alguns fatores, como:

  • mapeamento dos talentos internos;
  • nível de urgência para contratação e fechamento da vaga;
  • complexidade do perfil necessário.

Entendendo estes fatores, a empresa conseguirá dimensionar se já possui na empresa os talentos necessários para poder conduzir um recrutamento interno ou, se mesmo tendo alguns profissionais com as habilidades e competências exigidas, talvez seja necessário complementar com um processo de recrutamento externo.

Como resultado, a empresa conseguirá estabelecer a melhor estratégia, avaliando se o recrutamento interno será suficiente, se precisará recorrer ao recrutamento externo ou se conduzirá os dois em paralelo para ganhar ainda mais agilidade e efetividade.

Como o RH pode conduzir este processo sem impactar as outras atividades?

O processo de recrutamento e seleção exige uma grande dedicação da área de RH, pois como citamos, trata-se de algo que quanto mais assertivo for, melhor será para o futuro e resultados da empresa a longo prazo.

Assim, as Consultorias de Recrutamento e Seleção podem fornecer um apoio fundamental. Principalmente para que o processo ganhe em agilidade e o RH da empresa possa se concentrar na seleção e mapeamento dos talentos internos, caso opte pelo recrutamento misto.

Benefícios de contar com uma consultoria especialista em Recrutamento & Seleção:

1. Imersão na cultura organizacional:

No processo de recrutamento e seleção, a consultoria de RH atuará como uma extensão da empresa. Assim, precisam estar alinhadas em relação a cultura organizacional, onde haverá uma imersão por parte da consultoria que, entendendo a visão e os valores da empresa, conseguirá atrair os talentos mais adequados, aumentando o nível de assertividade.

2. Agilidade e Efetividade: 

Know-how e capacidade de atendimento são fundamentais para que o apoio da consultoria de recrutamento se justifique em um processo de recrutamento misto.

Lembre-se que, se a sua empresa definiu por esta estratégia é por que identificou a necessidade de recorrer a fontes alternativas de atração de talentos, além da seleção interna.

Por isso, uma consultoria de RH experiente, com capacidade de atendimento, banco de candidatos abrangente e uma metodologia bem definida, pode ser o apoio necessário para que a sua empresa possa conduzir um processo de recrutamento com sucesso.

3. Otimização de tempo do RH interno

Processos de recrutamento e seleção demandam tempo e atenção dedicada, o que acaba não sendo uma tarefa simples. Manter a capacidade de atrair, reter e satisfazer os colaboradores requer muito esforço e um acompanhamento de perto por parte da área de RH, tornando a presença de uma consultoria ainda mais necessária.

Assim, com o apoio de uma consultoria no recrutamento externo, a área de RH interna conseguirá otimizar seu tempo e focar no processo de seleção entre os colaboradores que já possuem. Além de também dar atenção às outras demandas da área.

Lembre-se: o sucesso do recrutamento misto depende de identificar com clareza a sua necessidade

Por experiência, muitas vezes o segredo de um processo de recrutamento eficiente está na forma como as demandas e necessidade de contratação são dimensionadas.

“Um processo de recrutamento realmente efetivo depende de um conjunto de fatores, mas, principalmente, que todas as partes envolvidas estejam em perfeita harmonia e visualizando um objetivo único: encontrar o talento mais adequado para a oportunidade. Com isso dimensionado, definir pelo recrutamento interno ou externo será uma decisão mais simples para sua empresa tomar e com grandes chances de atingir o sucesso ao final do processo”. Afirma Natalia Oliveira, Coordenadora de Desenvolvimento Organizacional na Luandre RH.

Por isso, uma última e fundamental dica seria: invista boa parte do tempo mapeando seus talentos e identificando a melhor estratégia de recrutamento para sua empresa, dimensionando necessidade + urgência + efetividade.

Isso trará clareza para definição se o recrutamento misto é a melhor alternativa para sua empresa.

Sobre a Luandre

A Luandre Soluções em Recursos Humanos tem mais de 50 anos de atuação. Oferece soluções técnicas e inovadoras na área de RH. Em 2020, a empresa chegou à marca de 4 mil clientes atendidos. 60 mil profissionais administrados ao longo do ano e banco com mais de 3,8 milhões de CV cadastrados.

A Luandre atende 200 das 500 melhores empresas do Brasil com todo seu know-how em Recrutamento e Seleção, Administração de Pessoal (Temporários e CLT), Avaliação Profissional, Outsourcing e Programas Especiais (Saúde, Varejo e Logística). Atualmente, possui 14 unidades em quatro estados: São Paulo (São Paulo, Zona Sul, Santo André, Alphaville, Guarulhos, Campinas e Jundiaí), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Paraná (Curitiba), Porto Alegre (Rio Grande Do Sul), Pernambuco (Recife), Salvador (Bahia), Fortaleza (CE) e Belo Horizonte (Minas Gerais).

Realiza também atendimento à distância, conduzindo milhares de processos de recrutamento e seleção em todo o país.

New call-to-action

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!