Recrutamento Digital: como atrair os melhores talentos?

Marcelo Furtado
Recrutamento e Seleção
  5 min. de leitura

No cenário atual, o recrutamento digital emerge como uma tendência promissora e essencial para a atração e contratação de talentos.

Acelerado pela pandemia da Covid-19, este modelo adotado por 86% das empresas demonstrou resultados tão positivos que 70% dos profissionais de RH agora veem o recrutamento digital como o padrão para o futuro, conforme aponta uma pesquisa da Vervoe.

Mas afinal, quais são essas vantagens? Como é feito o recrutamento online? Quais as melhores ferramentas? Aprenda tudo sobre o tema na sequência. 😀

O que é Recrutamento Digital?

O recrutamento digital é a estratégia de utilizar tecnologias web para atrair, selecionar, avaliar, e integrar novos talentos.

Este método se alinha às expectativas dos profissionais da nova geração, oferecendo um processo remoto, acessível, e prático, o que torna as vagas mais atrativas. Além disso, permite alcançar candidatos de qualquer lugar, aumentando a diversidade e a especialização das candidaturas recebidas.

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Benefícios do Recrutamento Online

A utilização do recrutamento digital oferece muitos benefícios. Conheça os principais:

  • Melhoria na experiência do candidato: Processos de seleção totalmente remotos e práticos atendem às expectativas dos talentos modernos.
  • Maior alcance: A era do trabalho remoto e flexível exige estratégias que ultrapassem as barreiras geográficas, possibilitando a atração de talentos de qualquer lugar.
  • Agilidade nas contratações: A automação de processos como pré-seleção e agendamento de entrevistas acelera significativamente o ciclo de contratação.
  • Otimização de custos: Ferramentas digitais reduzem o tempo e os recursos gastos em processos manuais, treinamentos, e integração de novos contratados.

Ferramentas e estratégias para o Recrutamento Digital

Se interessou pelos benefícios dessa modalidade? Descubra na sequência as melhores ferramentas para atrair novos talentos para a sua empresa.

Sites e páginas de carreira

Uma página de recrutamento cativante é fundamental. Ela deve refletir os valores e a cultura, além das oportunidades únicas que sua empresa oferece, conectando diretamente com os propósitos dos candidatos desejados.

Nesse sentido, você deve demonstrar que sua empresa é orientada pelos mesmos propósitos dos profissionais que deseja atrair, que oferece um ambiente diversificado, acolhedor e estimulante para as pessoas.

Campanhas publicitárias

A utilização de anúncios pagos no Google, LinkedIn, e outras redes sociais permite uma segmentação precisa, impactando diretamente o perfil desejado de profissionais.

De acordo com dados divulgados pelo Small Biz Genius, o reconhecimento de uma marca empregadora pode ser aumentado em até 80% por meio de anúncios pagos.

Presença nas redes sociais

Aproveitar as redes sociais para promover vagas e fortalecer a marca empregadora é essencial. Plataformas como LinkedIn, Instagram, Facebook, e TikTok, devem ser utilizadas de forma estratégica, adaptando o conteúdo ao público de cada rede.

79% dos candidatos usam as redes sociais para procurar emprego. Aproveite o alcance e popularidade dessas plataformas para divulgar suas vagas e fortalecer a imagem da sua marca.

Softwares de Recrutamento

Automatizar processos de seleção, publicação de vagas, e comunicação com candidatos por meio de softwares especializados otimiza as contratações e enriquece a experiência do candidato.

Bons softwares de recrutamento digital utilizam a automação para agilizar e otimizar uma série de tarefas burocráticas. Você pode, por exemplo:

  • Facilitar a seleção de currículos em buscas por palavras-chave;
  • Obter indicadores e relatórios em tempo real;
  • Publicar vagas na página de recrutamento da empresa; 
  • Enviar notificações aos talentos; 
  • Agendar entrevistas remotas, entre outras possibilidades.
Checklist - Onboarding de Funcionários

Práticas recomendadas para um Recrutamento Digital eficaz

  • Crie um planejamento detalhado, analisando as necessidades de cada posição e definindo claramente os objetivos e etapas do processo.
  • Selecione os canais mais relevantes para a divulgação das vagas, considerando o perfil ideal de candidatos e a presença digital da empresa.
  • Desenvolva uma estratégia de marketing de conteúdo para destacar a cultura, oportunidades de crescimento, e benefícios oferecidos pela empresa.
  • Fortaleça a marca empregadora, destacando valores, histórias de sucesso, e programas de diversidade e inclusão.
  • Elabore descrições de vagas claras e envolventes, ressaltando as oportunidades, requisitos, e a cultura da empresa.
  • Incentive a participação dos colaboradores na divulgação das vagas, criando um ambiente colaborativo e de reconhecimento.

Conclusão

Adotar uma abordagem estratégica de recrutamento digital não apenas otimiza os processos de contratação, mas também amplia o alcance para atrair candidatos qualificados, construindo uma marca empregadora forte e atraente.

Este é o caminho para as empresas que buscam se destacar em um mercado de trabalho cada vez mais conectado e competitivo.

Centralizar os processos no mesmo lugar

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