Recrutamento de novos talentos: descubra técnicas e ferramentas

Marcelo Furtado
Recrutamento e Seleção
  7 min. de leitura

Como o setor responsável pela gestão de pessoas, o RH tem uma forte influência no processo de aquisição de novos talentos. Afinal, a área tem o conhecimento e a capacidade de traçar o perfil da empresa e procurar profissionais compatíveis com ele.

Para ter esse entendimento, a área de recursos humanos analisa a cultura interna, as metas, estratégias e os objetivos do negócio. Podemos dizer que essa análise é como um mapa que aponta o caminho para a contratação do colaborador ideal.

Neste artigo, apresentaremos técnicas, práticas e benefícios de potencializar a atração e retenção de talentos. Acompanhe os próximos tópicos!

O que acha de otimizar agora mesmo a admissão e a retenção de novos talentos na sua empresa? Aprenda como fazer isso baixando o kit “Faça seu Recrutamento & Seleção decolar!

Técnicas e ferramentas eficazes para atração de novos talentos

A adoção de técnicas e ferramentas eficientes é indispensável para a atração de novos talentos. A seguir, apontamos algumas delas.

Testes de triagem online

Os testes online ajudam na triagem dos melhores profissionais. Eles são realizados por meio de ferramentas virtuais e podem ter o formato de questionário, jogos ou entrevista. 

O principal benefício dessa técnica é conhecer a personalidade e as habilidades dos candidatos.

Ferramentas baseadas em Inteligência Artificial

As aplicações embasadas na inteligência artificial são importantes para mensurar a compatibilidade do perfil do talento com as estratégias da empresa. Essas ferramentas geram relatórios que ajudam na tomada de decisão dos recrutadores.

Softwares de análise comportamental

Já o software de análise comportamental revela os traços de personalidade e as habilidades de competências de um profissional. Desse modo, os recrutadores mensuram o desempenho dele e percebem se agregará bons resultados para o negócio.

Dinâmicas de grupo

Envolver os candidatos talentosos em dinâmicas de grupo online é uma excelente maneira de entender como eles trabalham em equipe. Essas dinâmicas precisam simular desafios vivenciados no cotidiano da empresa.

Construção de carreira 

Algo que atrai a atenção dos talentos profissionais é a possibilidade de uma carreira sólida dentro da empresa. Durante o processo seletivo, os recrutadores podem apresentar o plano interno de carreira e os seus benefícios.

Visão de bonificações a longo prazo 

Outra maneira de encantar os profissionais de alto rendimento é ter uma política de meritocracia. Esse processo envolve premiar ou promover os colaboradores que se destacam em suas funções internas.

Cultura de feedbacks

Quando o RH e a empresa investem em um ambiente interno aberto ao diálogo é lançada a base para a criação de uma cultura de feedbacks. Nesse cenário, os colaboradores recebem conselhos e elogios sobre o desempenho e a trajetória de carreira.

Por outro lado, os profissionais têm a liberdade de expressarem sua opinião sobre a empresa, bem como sugerir melhorias para os processos internos. Essa comunicação bilateral promove o bem-estar, a confiança e o engajamento dos novos talentos em relação ao negócio.

4 Fatores que podem prejudicar a atração de novos talentos

Mesmo com boa intenção, o RH pode cair em armadilhas no processo de aquisição de novos talentos. A seguir, apontamos algumas delas.

1. Usar a remuneração para atrair

Os profissionais de alto desempenho são bastante disputados pelas empresas. Sendo assim, são acostumados a receber generosas ofertas salariais e focam mais na experiência de carreira que a empresa pode proporcionar.

2.Divulgar a vaga nos canais incorretos

Outro erro comum é divulgar as vagas do processo seletivo em todas as mídias sociais visando aumentar a visibilidade delas. O melhor a fazer é identificar os canais utilizados pelos talentos que a empresa busca e focar neles.

3.Não definir um perfil comportamental de candidato

Sem um perfil comportamental bem definido, o RH corre o risco de contratar talentos incompatíveis com a cultura organizacional e os objetivos da empresa. O resultado pode ser o aumento do turnover (taxa de rotatividade) de colaboradores.

4.Prolongar muito o processo de seleção

Quando o processo seletivo é demorado, a empresa pode passar a impressão de que não respeita ou não precisa tanto dos candidatos. Além disso, os talentos podem desistir do processo para ingressar em outras oportunidades mais atraentes.

Por que otimizar a retenção de talentos é tão importante?

As organizações modernas percebem que os profissionais talentosos são verdadeiras joias que devem ser preservadas no time interno. Afinal, esse tipo de colaborador é mais produtivo, criativo e engajado. Por isso, é essencial que as empresas invistam na otimização das práticas de retenção de talentos.

Dessa forma, o negócio consegue manter a competitividade no mercado ao passo que entrega serviços de alta qualidade. O resultado é a captação de novos clientes, investidores e parceiros comerciais.

Outra razão para otimizar a retenção de novos talentos é a consequente redução da rotatividade de profissionais. Assim, se evitam os custos com processos demissionais e admissionais, treinamento de novos colaboradores e perda da experiência acumulada dos que foram desligados.

Vantagens de atrair e reter novos talentos

Uma política eficiente e bem estruturada de atração e retenção de talentos oferece excelentes benefícios para a empresa. Dentre as vantagens podemos destacar:

  • Qualidade das demandas – os serviços internos ficam cada vez melhores quando os talentos permanecem na empresa e adquirem treinamento e experiência nas suas funções;
  • Clima interno – a experiência dos colaboradores (employee experience) é agradável, pois oferece benefícios e outras práticas que visam a qualidade de vida e o bem-estar do time interno;
  • Engajamento – o reconhecimento do valor dos talentos profissionais resulta na elevação do engajamento e da motivação deles em relação à carreira na empresa;
  • Marca empregadora – a reputação do negócio perante os profissionais externos melhora consideravelmente. Dessa forma, os processos seletivos ficam repletos de candidatos talentosos;
  • Estratégias e objetivos – um time formado por talentos ajuda a organização a inovar, desenvolver estratégias e construir objetivos inteligentes.

Fique de olho nas principais soft skills!

De acordo com a pesquisaGlobal Talent 2021”, produzida pela Oxford Economics, nos próximos anos as organizações mundiais irão focar em estratégias para a identificação, segmentação e contratação de talentos profissionais com determinadas habilidades e competências.

E quais serão as soft skills mais desejadas pelas empresas? Esse estudo revela que são:

  • Criatividade – capacidade de se reinventar e aprimorar processos;
  • Comunicação – facilidade de interagir com outros profissionais de forma clara e objetiva;
  • Trabalho em equipe – habilidade de executar atividades e tarefas em parceria com outros profissionais;
  • Espírito colaborativo – pensamento voltado para o desenvolvimento e execução de projetos por meio da união e do aproveitamento das competências de toda a equipe; 
  • Sensibilidade cultural – habilidade de aprender e compreender profissionais de formações e culturas diferentes.

Olhando para o futuro, podemos vislumbrar um cenário corporativo cada vez mais competitivo e desafiador para as empresas. Aquelas que investirem na atração e retenção de talentos, terão grandes possibilidades de sucesso e resiliência diante dos desafios que ainda virão.

O que achou do nosso artigo? Entendeu a importância de atrair e reter novos talentos? Então, aproveite a baixe o nosso eBook “Automação no RH: O Guia Completo!”

New call-to-action

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!

[GUIA + CHECKLIST GRATUITO]Passo a passo para atrair e reter estagiários

Lidar com a nova geração de talentos tem vários desafios, mas com a prática e seguindo as dicas do nosso Guia + Checklist, tudo se encaixa para dar certo. Confira! 😊