Entenda a importância das dinâmicas de grupo online no R&S

Entenda a importância das dinâmicas de grupo online no R&S

Para alguns, fica difícil imaginar uma dinâmica de grupo por meio de ferramentas virtuais. No entanto, essa é uma realidade cada vez mais comum e tende a se fortalecer nos próximos anos. 

A principal razão da tendência da dinâmica de grupo online se deve à transformação digital, ao crescimento do trabalho remoto e, em especial, à necessidade do distanciamento social vindo com a pandemia da Covid-19.

Neste artigo, explicaremos melhor sobre o conceito de dinâmicas de grupo online. Para isso, falaremos sobre a sua importância, como funcionam e o que fazer para implantá-las na organização. Acompanhe os próximos tópicos!

O que são dinâmicas de grupo online?

A dinâmica de grupo online tem a mesma definição da presencial: atividade voltada para a interação, trabalho em equipe, identificação de habilidades e competências. Esse tipo de atividade pode ser realizada em processos seletivos internos ou externos, bem como no treinamento e desenvolvimento dos colaboradores.

Uma particularidade da dinâmica em grupo online é a utilização de ferramentas digitais. Dessa forma, a empresa reduz custos, otimiza as demandas do setor de recrutamento e seleção (R&S), melhora a experiência do colaborador e do candidato a uma vaga.  

Qual é a importância da dinâmica de grupo online?

Um dos principais fatores que revelam o valor das dinâmicas em grupo online é, sem dúvida, a facilidade e rapidez que proporciona aos processos de seleção e desenvolvimento de profissionais. 

No caso do processo seletivo, esse tipo de dinâmica encurta distâncias entre recrutadores e candidatos, eliminando atrasos ou faltas vindas por causa da locomoção do candidato à empresa.

Esse mesmo efeito positivo é sentido no programa interno de treinamento e desenvolvimento. Uma vez que, com a forte tendência de trabalho em home office, as empresas têm dificuldades em reunir equipes presencialmente – algo que custaria tempo e dinheiro da organização e dos colaboradores.

Podemos dizer também que as dinâmicas online expandem os limites geográficos para a atração e captação de talentos. Afinal, mesmo que um candidato esteja em outro país ou estado, pode participar do processo seletivo. Desse modo, a empresa ainda tem a possibilidade de contratar profissionais com experiência empresarial e formação acadêmica internacional.

Outro benefício de implantar esse tipo de dinâmica é preparar a organização para o futuro. De acordo com a pesquisa “Impactos do Covid-19 no trabalho em grandes empresas”, apresentada em um artigo da revista Exame, 95% dos profissionais de RH entrevistados acreditam que, em breve, o processo seletivo será 100% digital.

Sendo assim, as empresas que entendem essa tendência e se preparam para ela, criam uma cultura interna da inovação. Sem dúvidas, essa cultura aliada a processos inovadores como a dinâmica online, fará a organização “abraçar o futuro digital”.

Como funcionam as dinâmicas de grupo online?

Vale ressaltar, como dito, que a estrutura das dinâmicas de grupo online é similar a das presenciais, somente o formato é diferente. Porém, o sucesso desse tipo de processo seletivo depende de uma série de ações importantes, como:

  • Treinamento dos recrutadores no modelo da dinâmica online;
  • Informar aos candidatos sobre o formato digital da dinâmica;
  • Definição de indicadores de qualidade das atividades;
  • Obtenção de feedbacks de candidatos e recrutadores.

7 dicas para realizar dinâmicas incríveis

As dinâmicas de grupo online atingem bons resultados se embasadas em estratégias bem definidas. A seguir, elencaremos as principais, confira!

1. Escolha uma ferramenta adequada

A empresa precisa avaliar com atenção a plataforma que será utilizada nas dinâmicas online. O ideal é que seja implantada uma tecnologia que se adeque às necessidades do negócio. Hoje em dia, as mais usadas são:

  • Zoom;
  • Hangouts;
  • Skype;
  • Google Meets;
  • Microsoft Teams.

2. Faça um planejamento prévio de testes

Os testes são essenciais na fase de implantação das dinâmicas de grupo online. Para isso, podem ser selecionados profissionais internos para atuarem nas simulações de atividades e testes virtuais. 

Em seguida, o RH recolhe os feedbacks dos participantes para possíveis melhorias ou modificações no projeto.

3. Defina uma boa estrutura para a reunião

Um dos aspectos fundamentais para a eficiência da dinâmica online é a estrutura. Além das tecnologias, a empresa precisa de uma boa conexão de internet. 

Outro fator essencial é a definição de regras para os envolvidos no suporte da estrutura virtual, os candidatos e recrutadores.

4. Conte com equipamentos de qualidade

Quando falamos de equipamentos, nos referimos a câmeras, fones e tudo que proporcione uma boa experiência para os participantes do processo seletivo. É importante lembrar que uma aparência amadora pode prejudicar a reputação da empresa.

5. Opte por um lugar adequado ao digital

O ideal é que a empresa crie uma sala ou ambiente voltado exclusivamente para a dinâmica de grupo online. Para isso, é preciso ter cuidado com o isolamento acústico e outros fatores que podem prejudicar as atividades.

6. Grave a reunião para consulta futura

Quando os recrutadores gravam as dinâmicas de grupo, é possível armazenar os vídeos para futuras consultas. O objetivo é reavaliar com calma o perfil dos candidatos que se saíram bem nas atividades. 

Além disso, outros recrutadores que não participaram da primeira fase podem dar a sua opinião sobre a aprovação ou não dos participantes. Mas lembre-se de avisar e obter consentimento do candidato sobre a gravação.

7. Solicite uma conversa pós-dinâmica

Por fim, para conhecer melhor um candidato que chamou a atenção pelo desempenho na dinâmica online, os recrutadores podem convidá-lo para uma conversa particular. 

Nesse caso, pode ser utilizada a mesma plataforma. Porém, os recursos devem ser adaptados para uma entrevista.

Como a pandemia afetou o processo de recrutamento e seleção?

Um artigo recente publicado no site da Accenture revelou alguns impactos que a pandemia da COVID-19 causou nas empresas. Muitos desses impactos foram sentidos diretamente pela área de recrutamento e seleção do RH, por exemplo:

  • Operações remotas causadas pelo distanciamento social;
  • Necessidade de redução de custos em virtude da instabilidade econômica;
  • Remodelamento de demandas;
  • Inserção de tecnologias eficientes.

Em resumo, podemos dizer que a pandemia modificou a forma como o processo de recrutamento e seleção será realizado nos próximos anos. Contudo, essas transformações trouxeram vantagens consideráveis, como:

  • Otimização de processos;
  • Práticas inovadoras;
  • Redução de gastos internos;
  • Inserção de práticas eficientes sem a necessidade de um alto investimento.

Com certeza, o futuro do mundo corporativo ainda está sendo desenhado nos moldes da pandemia da Covid-19. Contudo, as empresas que já utilizam as dinâmicas em grupo online estão no caminho certo em direção a uma posteridade cada vez mais digital.

Quer saber quais dinâmicas online você pode usar no R&S? Então, aproveite e baixe o nosso e-book “Dinâmicas para entrevistas online: 7 sugestões para o RH.”

New call-to-action

Marcelo Furtado

Co-fundador e CEO do Convenia.

Contribua com este post