Como entrevistar um candidato: Dicas e perguntas

Como entrevistar um candidato: Dicas e perguntas

Um dos processos mais importantes nas rotinas do RH é o de recrutamento e seleção. Afinal, é a partir dele que o time de colaboradores é formado. São eles que irão ser a peça fundamental para atingir os objetivos organizacionais. Por isso, cada etapa precisa ser realizada com cautela e eficiência. Neste artigo, abordaremos sobre como entrevistar um candidato.

A entrevista é uma das ferramentas que auxilia os gestores a extrair informações importantes e cruciais para analisar se o candidato em questão realmente está preparado para trabalhar na empresa. Portanto, ela é estratégica e precisa ser realizada de maneira correta para obter as respostas que realmente interessam ao RH.

Por isso, preparamos um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre entrevistas para não errar mais e realizá-la com sucesso. Continue acompanhando a leitura!

Como realizar uma boa entrevista de emprego?

Veja abaixo o passo a passo para realizar uma boa entrevista de emprego:

1. Analise o currículo do candidato antes da entrevista

Antes de qualquer entrevista, é fundamental que o currículo do candidato seja analisado. Assim, é possível saber quais são as experiências do profissional, qual a formação, habilidades e outras informações essenciais para conduzir a entrevista de forma mais estratégica e produtiva. O entrevistador precisa estar preparado com o máximo de informação possível sobre o candidato. Também é importante ter o currículo acessível durante a entrevista, tendo assim uma base para consultar possíveis informações dadas.

2. Prepare e siga o roteiro de perguntas

Outro passo crucial para entrevistar um candidato é elaborar e preparar o roteiro de perguntas. Com as informações do currículo e de qualquer outra etapa anterior, torna-se mais fácil escolher quais perguntas serão adequadas para o candidato a ser entrevistado. O ideal é que sejam feitas perguntas que façam o profissional demonstrar se realmente possui as competências ideais para a vaga e as que ele diz ter no currículo.

O roteiro pode ser elaborado por meio de uma tabela relatando a competência a ser avaliada, nota de relevância da competência para o trabalho na empresa e a pergunta que será utilizada para avaliá-la no candidato.

3. Apresente a empresa

Separe um momento da entrevista para apresentar a empresa. Afinal, se o profissional deseja trabalhar lá, ele precisa conhecer um pouco da história da organização, seus principais valores, exigências e quais são as expectativas para a pessoa que irá ocupar a vaga em aberto. Lembre-se sempre de ser educado e ter energia ao falar desse ponto.

4. Fale sobre a vaga

Fale mais especificamente sobre as informações do cargo a ser ocupado: quais serão as responsabilidades, tarefas, atribuições, valores e benefícios. Também é essencial que seja falado sobre as possibilidades de crescimento dentro da empresa, qual será o horário de trabalho, salário, dentre outras informações importantes.

É importante não mentir ou aumentar expectativas que não podem ser atingidas, pois isso pode fazer com que o profissional se frustre futuramente e não permaneça no cargo por muito tempo, o que pode aumentar a taxa de turnover. Portanto, seja sempre sincero.

5. Aplique testes de seleção

Alguns testes de seleção podem ser aplicados durante uma entrevista. Eles tornam o processo mais dinâmico e eficiente. Afinal, eles funcionam como mais uma ferramenta estratégica que auxiliam na escolha do candidato ideal. Alguns exemplos são: testes comportamentais, testes de habilidades técnicas, testes de lógica, etc.

6. Dê ao candidato um prazo para o retorno do processo

Por fim, também é preciso agradecer ao profissional e encerrar explicando sobre as fases seguintes e os respectivos prazos. É fundamental que a empresa dê um feedback para todos os candidatos (seja positivo ou negativo). Esse cuidado gera uma experiência positiva e contribui para a boa imagem da organização.

Como entrevistar um candidato online?

Diante da pandemia causada pelo Covid-19, muitas empresas precisaram se adaptar ao home office. Isso teve grandes impactos no processo de recrutamento e seleção, principalmente na fase das entrevistas. Por isso, listamos alguns passos para realizar uma entrevista online de sucesso:

Informe ao candidato que a entrevista será online

Antes de tudo, o candidato a ser entrevistado deve ser notificado que sua entrevista será realizada de forma online. Isso deve ser deixado claro para que não haja dúvidas. Portanto, informe-o sobre qual plataforma será utilizada e qual será o dia e horário.

Escolha uma boa ferramenta de videoconferência

Como abordamos agora, é preciso informar sobre a plataforma que será utilizada na entrevista. Para isso, escolha uma boa ferramenta de videoconferência e realize testes antes para saber se está tudo funcionando corretamente. Também é fundamental escolher um local sem ruídos, com boa iluminação e que você esteja sozinho. Dessa forma, a comunicação pode ser mais clara com o candidato. 

Garanta uma boa conexão de internet

Um dos desafios das videoconferências é a conexão com a internet. Muitas vezes ela pode te deixar na mão e acabar atrapalhando toda a entrevista. O ideal é que a empresa conte com um provedor de internet eficiente e que haja um “plano b” caso algo dê errado. Além disso, fechar todas as outras abas do navegador ou possíveis programas abertos é essencial para garantir uma experiência melhor.

Siga o passo a passo anterior

Por fim, é preciso seguir o passo a passo que foi abordado aqui sobre como realizar uma boa entrevista, como se fosse uma entrevista presencial. (análise do currículo, preparação do roteiro de entrevista, apresentação da empresa, descrição da vaga, possíveis testes de seleção e informações sobre prazos e feedbacks). 

Por ser realizada de forma online, alguns fatores precisam de maior atenção:

  • Fale em um som audível e de forma clara para que a entrevista não se prolongue e se torne cansativa por conta de repetições;
  • Fique atento para avaliar se o profissional não “colou” algo da internet;
  • É importante dar um pequeno tutorial sobre como funciona a plataforma utilizada. Isso irá evitar confusões na hora da entrevista;
  • Pense em utilizar um software de recrutamento e seleção para centralizar as informações e facilitar a análise em comparação com outros candidatos.

Como entender se o candidato tem fit cultural?

Ao iniciar um processo de recrutamento e seleção, o RH deve ter em mente a importância de contratar profissionais que se adequem e tenham maior compatibilidade com a cultura da empresa. Isso é fundamental para que exista um alinhamento entre os objetivos do profissional com os da organização. Os benefícios são muitos, pois evita contratações equivocadas, diminui a taxa de turnover, colabora para a retenção de talentos, dentre muitos outros.

Na própria entrevista é possível analisar esse fator, não só pela observação do entrevistador no decorrer do diálogo, mas também através do teste Fit Cultural.  Durante a entrevista, procure fazer perguntas situacionais, que são aquelas que permitem a extração de valores, padrões de pensamento e comportamento. 

As respostas irão mostrar opiniões do candidato sobre situações que o RH considera importante para trabalhar no dia a dia da empresa. Lembre-se de não fazer perguntas muito óbvias! Elas precisam ter uma verdadeira relação com as vivências do cargo a ser ocupado. Alguns exemplos são:

  • Que música descreve melhor a sua ética como uma pessoa no trabalho?
  • Como você projetaria um plano de evacuação para a sua cidade?
  • Imagine que se encontra numa situação em que não conseguia atingir os seus objetivos. O que você faria?
  • Como se conserta um erro que se comete num projeto?
  • Como você navegaria numa situação em que tivesse vários projetos com prazos ou objetivos conflitantes?
  • O que você faria se tivesse um desacordo ou conflito com um colega de trabalho e qual seria o seu papel na resolução do mesmo?
  • Como você lidaria com [situação que acontece regularmente no local de trabalho]?
  • Como você se ajustaria às grandes mudanças em seu local de trabalho?
  • Descreva uma situação em que você se orgulharia do seu trabalho.
  • Como você motivaria alguém ou outros ao seu redor?

Já o teste Fit Cultural pode ser aplicado por meio de um questionário em que o candidato deve responder e até mesmo através de dinâmicas. Escolha o melhor método de aplicação e avalie se o profissional realmente possui o perfil ideal para entrar para o time de colaboradores.

Modelo de perguntas para entrevista de emprego

Veja agora alguns exemplos de perguntas para realizar nas entrevistas:

  • Como você conheceu a empresa e o que você conhece sobre ela?
  • O que levou você a escolher essa profissão?
  • Quais foram as suas experiências profissionais até o momento e como você as avalia?
  • Você se considera um profissional de sucesso?
  • Quais são as suas limitações profissionais que você considera que precisam ser melhoradas?
  • O que fez para melhorar os seus conhecimentos técnicos no último ano?
  • O que os seus colegas costumam dizer sobre você?
  • Como você lida com o trabalho em equipe?
  • O que mais te incomoda no ambiente de trabalho?
  • Qual foi o maior desafio na sua carreira profissional e como você o resolveu?
  • Qual a sua capacidade para trabalhar sob pressão?
  • Quais são as suas metas profissionais em longo prazo?
  • Qual foi a sua maior realização no seu último emprego?
  • Você deu recentemente alguma sugestão no seu último emprego? Conte sobre ela.
  • Qual foi a sua meta não alcançada no seu último emprego?
  • O que aprendeu com seus erros anteriores na carreira profissional?
  • O que te motiva a trabalhar conosco?
  • O que seria para você um “emprego dos sonhos”? Descreva.

É importante abrir espaço para que o profissional fale de algo que não foi abordado durante a entrevista e um momento para que ele possa tirar as suas dúvidas.

Agora você já sabe todos os passos de como entrevistar um candidato, seja presencialmente ou online. Para continuar a aprender sobre como funciona um processo de contratação bem estruturado, você pode baixar o nosso ebook gratuito e ver um guia completo sobre admissão: desde o recrutamento e seleção até o onboarding de funcionários. Não deixe de conferir!

New call-to-action

Equipe Convenia

Nós somos uma HR tech, com soluções voltadas para otimização de tempo e custos de pequenas e médias empresas. Nascemos há alguns anos, com o objetivo de trazer alta tecnologia para o setor de RH, de forma acessível e prática. Desde então temos trabalhado fortemente para que nossos produtos evoluam junto com os nossos clientes, pois entendemos que diminuindo o tempo gasto com rotinas operacionais, as empresas tem mais tempo para as pessoas. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de gestão de departamento pessoal, contratação e gestão de benefícios, onde você pode gerir todo seu time em um sistema em nuvem.