Afinal, por que é tão difícil contratar profissionais de TI?

Tempo de leitura: 6 minutos

Nos últimos anos, os avanços tecnológicos trouxeram mudanças nas empresas, principalmente no campo de gerenciamento de dados. A tendência é que esse aspecto passe a ser feito de forma totalmente digital. Com isso, a demanda por profissionais de TI — Tecnologia da Informação — vem crescendo cada vez mais.

No entanto, a contratação desses colaboradores não é algo tão simples. Hoje, a tecnologia faz parte da gestão estratégica das empresas, por isso, alguns cuidados são necessários durante o recrutamento.

Neste artigo, você vai conhecer os principais desafios na seleção de profissionais de TI. Também daremos dicas de como retê-los na empresa, por isso, continue lendo para aprender conosco!

Os maiores desafios no recrutamento e seleção dos profissionais de TI

A cada ano, a tecnologia traz novas possibilidades para o gerenciamento de processos e a execução de outras tarefas dentro de um negócio. No entanto, a formação de novos profissionais de TI ainda não acompanha a demanda do mercado.

Além disso, a Tecnologia da Informação é mutável. O surgimento de novas linguagens de programação e estratégias de organização de dados é constante, por isso, as expectativas dos recrutadores acerca de novos funcionários tendem a mudar com o tempo.

Vejamos, então, os grandes gargalos durante o recrutamento e seleção de profissionais de TI.

Dificuldade em contratar profissionais especializados

A área de TI é relativamente nova no mercado, logo, dificuldades em encontrar especialistas em procedimentos específicos são comuns. À medida que a tecnologia evolui e as demandas dos clientes crescem, novas habilidades são esperadas dos técnicos.

A segurança da informação é um exemplo de nova demanda para os profissionais de TI, a qual se tornou relevante com os episódios de vazamento de dados em companhias importantes no mercado. Com a necessidade de agilizar os processos, veio também a necessidade de desenvolvedores capazes de criar ferramentas para automatização de testes.

Falta de profissionais com visão estratégica do negócio

As empresas vêm buscando profissionais que, além de terem o conhecimento técnico, saibam o impacto de suas ações para o negócio, ou seja, tenham visão estratégica. A busca por profissionais cada vez mais capacitados é importante, mas nem sempre é possível encontrar alguém que cumpra todos os requisitos de uma vaga de trabalho.

Problemas na descrição da vaga

Muitas vezes, as expectativas da empresa quanto ao novo profissional não são bem definidas no anúncio da vaga. Isso é bastante comum na seleção de profissionais de TI. Por ser uma área bastante específica, dúvidas no setor de RH podem surgir ao descrever o que se espera do candidato.

Por essa razão, é importante definir o perfil da vaga com o apoio do gestor técnico, que dará maiores informações acerca das expectativas da empresa quanto ao novo colaborador.

Incentivos insuficientes

A ausência de um plano de carreira bem estruturado e os baixos incentivos também são fatores que dificultam a contratação de profissionais de TI. Como a disponibilidade de pessoas dessa área ainda é escassa no mercado, é natural que os candidatos tenham maiores exigências quanto às posições de trabalho.

As estratégias para retenção dos talentos de TI

Além da contratação, outra dificuldade é manter os talentos na empresa. É de se esperar que as necessidades humanas mudem com os anos, inclusive aquelas relacionadas ao trabalho. Logo, as organizações devem estar preparadas para manter os profissionais satisfeitos e comprometidos com os objetivos do negócio.

Confira algumas dicas para reter os talentos de TI.

Crie planos de carreira e benefícios atraentes

A maioria dos profissionais tem o desejo de crescer na empresa em que trabalha. A aspiração por cargos de nível mais elevado é bastante comum e pode ser utilizada pela companhia como estratégia de retenção de talentos. Por isso, é importante criar um plano de carreira bem estruturado. Isso significa definir bem os papéis que serão desempenhados em cada nível e o que é necessário para chegar até lá.

Entre os benefícios procurados por profissionais de TI, tem-se: horários flexíveis, possibilidade de home office e dress code informal. Eles também buscam trabalhar em ambientes inovadores e preferem empresas cujo propósito seja algo em que acreditem. Assim, oferecer alguns desses incentivos é relevante.

Faça um programa de recrutamento em universidades

O recrutamento de estagiários traz à empresa a possibilidade de atrair talentos e aperfeiçoá-los conforme as necessidades da organização. Além disso, é uma ótima forma de trazer visibilidade ao negócio.

Participar de feiras relacionadas ao mercado de trabalho e em eventos acadêmicos são boas formas de atrair os estudantes. Que tal já começar a investir nas universidades?

Invista na qualificação dos profissionais

Cada empresa tem suas necessidades. Por isso, você não deve esperar que encontrar alguém que cumpra pré-requisitos muito específicos seja tarefa fácil. Selecione aqueles que mais se encaixam aos valores da organização e então invista em sua qualificação.

Por isso, no momento da contratação, avalie se o profissional tem a capacidade de desenvolver novas habilidades. Com bons treinamentos, o colaborador poderá trazer ótimos resultados.

Contrate pessoas dispostas a aprender com os usuários do sistema

O desenvolvimento de um sistema é um trabalho constante. Por isso, a experiência do usuário é fundamental para que a equipe de TI possa identificar oportunidades de melhoria e colocá-las em prática rapidamente.

Dessa forma, é importante contratar profissionais dispostos a receber feedbacks de usuários e a ter uma relação amigável com eles.

Avalie as soft skills do candidato

Com um mundo em rápida transformação, não é possível saber quais atribuições serão esperadas dos profissionais de TI daqui alguns anos. Se algo no negócio mudar, as expectativas quanto à equipe de desenvolvimento também mudará.

Por isso, dê preferência aos profissionais flexíveis, com boa capacidade de adaptação e facilidade em buscar conhecimentos. Eles serão capazes de abraçar as mudanças e trarão bom retorno ao negócio.

Como vimos, a contratação de profissionais de TI pode trazer dificuldades ao recrutador. Algumas delas se referem ao perfil dos candidatos e outras, à forma como é feita a seleção. Logo, é importante que o responsável pelo RH da empresa esteja atento às necessidades dos especialistas. Com nossas recomendações, as chances de acertar no processo de contratação aumentam, bem como a probabilidade de reter os talentos na empresa.

Este texto foi útil para você? Compartilhe nas suas redes sociais, pode ajudar outras processos de Recrutamento e Seleção 🙂

 

ebook_burocracia_admissao_funcionarios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *